O ano de 2022 mal começou e já veio com uma novidade pra lá de badalada pra todo(a) bom dorameiro(a): Ganhamos mais uma plataforma de Streaming!
É isso mesmo que você acabou de ler! A HBO Max vai investir nos doramas e trazê-los para o seu catálogo. O primeiro a ser lançado será ~ o meu queridinho ~ “The Heirs”. Para quem ainda não assistiu, trata-se de um dorama de 2013, contracenado pelo Lee Min Ho, Park Shin Hye e Kim Woo Bin. ~ Até fizemos uma resenha sobre ele, aqui.
Confira a notícia, diretamente da conta oficial da HBO Max Brasil, no Twitter:
Este é um marco interessante para os(as) dorameiros(as) porque, por muito tempo, tivemos opções muito restritas de streamings oficiais, como o Viki, Crunchyroll (mais focado em animes) e o descontinuado DramaFever. Com a ajuda das Fansubs (plataformas de legendas não oficiais, feitas de fãs para fãs), os doramas se popularizaram bastante e, com isso, despertou o interesse de Grandes Plataformas para esta parte da Cultura Asiática, até então desconhecida. Nesse interim, plataformas como a Netflix e Prime Video, mostraram que não ficariam para trás, acrescentando os doramas em seus catálogos, também. O Kocowa chegou ao Brasil, focado em produções asiáticas, oferecendo planos em reais. Já plataformas como a WeTV investiram em trazer as legendas em português. Agora é a vez da HBO Max.
E o que a HBO Max tem a ver com o DramaFever?
Eu explico. O DramaFever era uma plataforma de Streaming, criada em 2009 pela SoftBank (um conglomerado multinacional japonês que investe em empresas que operam nos setores de tecnologia, energia e financeiro) e que oferecia documentários, filmes e programas de TV com legendas de ótima qualidade, preocupadas com a Cultura Asiática (pois respeitavam os dialetos originais e termos não traduzidos em nossa língua), diferentemente da Netflix de ultimamente, por exemplo. A oferta de conteúdo do DramaFever era suportada por anúncios para usuários regulares e disponível em alta definição para assinantes premium.
Embora a existência das Fansubs (que não têm direitos sob a Imagem, mas lançam as legendas de maneira gratuita) seja uma forma não oficial ~ e ilegal, até ~ de oferecer o serviço, isso nunca fez com que os fãs deixassem de consumir o conteúdo de maneira paga, uma vez que o valor da assinatura do DramaFever era a mais em conta na época: cerca de 15 a 25 reais mensais. Em maio de 2015, o site tinha cerca de 8 milhões de usuários ativos por mês. O real problema eram os usuários que burlavam o sistema regular com o uso de VPNs e dividiam a conta do serviço premium com outros usuários, o que acabou sendo amplamente difundido dentro do núcleo dorameiro(a) e deixou um alerta nas mãos dos mantenedores. Com isso, uma série de erros se tornaram notáveis e frequentes, bem como a oferta de dramas em lançamento, em plataformas independentes, ao invés de focarem nos dramas que saíam do catálogo. Tudo isso corroborou para o encerramento do Serviço de Streaming, que estava disponível em uma variedade de dispositivos, incluindo iPad, iPhone, Android, Roku e, até, Playstation 4.
A biblioteca de programação internacional da empresa era uma das maiores coleções licenciadas dos EUA disponíveis online, em inglês, espanhol e português, e compreendia mais de 15.000 episódios de 70 parceiros de conteúdo, em 12 países. A empresa ramificou-se para a co-produção de dramas de televisão, co-produção do drama coreano de 2013, The Heirs e do drama de 2014, Naeil’s Cantabile. Em 23 de fevereiro de 2016, tornou-se uma subsidiária da Warner Bros. Mas, segundo o anúncio feito em seu site oficial, em 16 de Outubro de 2018, a plataforma DramaFever, especializada na oferta de produções como novelas e séries coreanas, japonesas e chinesas, foi descontinuada pela proprietária, Warner Bros. O DramaFever, supostamente, tinha mais de 400.000 assinantes pagantes no momento em que foi encerrado em outubro de 2018. ~ De 8 milhões à 400 mil. Entenderam o rombo dos que se acham espertos? Pois é…
A desculpa dada pela empresa foi “uma variedade de decisões de negócio” como razão para o fim do serviço, sem citar nada em específico. ~ Mas, dorameiro(a)-raiz sabe a verdade. E, agora, vocês também. ~ Contudo, a AT&T: a gigante americana de telecom que havia adquirido a Time Warner (e todas as suas marcas) pela “bagatela” de US$ 85 bilhões, planejava, nesta fusão com outras propriedades como a HBO e a Turner Media, um serviço de streaming próprio, empacotando produções de todas as produtoras das quais é dona. ~ Entendeu? Ainda não? Então, calma, pega mais essa!
Coincidência? Eu acho que não.
Coincidentemente ou não, a HBO Max é um serviço americano de assinatura baseado em “video on demand”, sob a propriedade da AT&T ‘s WarnerMedia, através de sua subsidiária WarnerMedia Direct. O serviço foi lançado nos Estados Unidos em 27 de maio de 2020, pouco mais de 1 ano e meio, após o encerramento do DramaFever, chegando ao Brasil, em 2021.
É uma teoria que a HBO Max seja o próprio Dramafever? É. Mas as coincidências acendem bastante a discussão. Estaria, de fato, o DramaFever voltando, com um repackage (nova roupagem)? Acreditem no que quiserem, eu prefiro acreditar que SIM, afinal, é muito curioso que o primeiro kdrama a ser lançado na HBO Max, seja logo o The Heirs, que como dito acima, foi uma co-produção da empresa. Não me surpreenderei se o próximo for Naeil’s Cantabile.
É claro que, se o DramaFever estiver voltando, será dentro da Plataforma da HBO Max. Não entendo como se fôssemos ter um aplicativo com o nome do DramaFever, mas o conteúdo do DramaFever, na plataforma da HBO Max. Torço para estar certa. Então, só vem, HBO Max! E seja muito bem-vinda no mundo dorameiro!
E você, o que acha a respeito disso? Diz pra mim, aqui nos comentários, abaixo! ^^
Participe da discussão
Cara, eu tô surto, confesso! Se for, realmente, podemos esperar um Streaming de Qualidade. Porque, na boa, DramaFever foi a melhor plataforma de doramas que eu já assinei na minha vida!!! E o melhor é que eu tenho a HBO Max, então, só seja!!!
Só seja!!!🥳🙏🏻
Urrulllll… tomara!!! 🙏🏻🎉 2022 já começou com boas notícias!!!
Cara, só de pensar que poderemos ter os mesmos doramas que o Dramafever na HBO Max, meu coração até dispara
É mais uma prova que os Dramas Asiáticos estão crescendo e muito no meio internacional. ❤️🎉
São obrigados a transmitir os dramas, pois a maioria não mais assiste filmes, a maioria das pessoas preferem assistir séries asiáticas. Assim mais opções para a gente, uuuhhhh
Gente, amava essa Plataforma. 👏👏👏👏👏😍😍😍 E eu acho que sim, o Dramafever tá voltando, com nome novo.👏👏
Olha, se dramafever voltar, irei a falência esse ano.
Será que vou gastar com mais um serviço de streaming? Se for a volta do dramafever através da hbomax, vou 🤣
Amiga, eu tô em surto, não vou mentir, não… Tô empolgada que eu possa ver The Heirs e ZSJL no mesmo streaming hahahaha
eu assinava o dramafever e fiquei mega chateada quando acabou. tomara que seja mesmo, dedos cruzados
Nossa, que teoria bacana! Hahaha
Eu assino o HBO Max e, sinceramente, é o melhor serviço de streaming que eu assino. Se vários doramas começarem a entrar no catálogo, de fato será incrível!
Soube que nos EUA, já tem 4 no catálogo, mas para acessar, só através de VPN. No Brasil, até o momento, só prometeram! 🙁