Já adianto que Forgotten (Rastros de um Sequestro) ~ também conhecido por ‘Night of Memory’ ~ é o filme com mais Plot Twist que eu já assisti na vida! E justamente por isso ele é excelente. Poucos são os filmes que conseguem manter o interesse pela trama aceso, após o primeiro ou o segundo plot, mas Forgotten (Rastros de um Sequestro) conseguiu isso com muita maestria. Quando você pensa que é uma coisa, é outra, e isso se estende até o final… Uma tremenda loucura!
Antes mesmo de me adentrar na crítica, já digo que se não assistir, vai se arrepender. Apesar de pouco antigo (o filme é de 2017) a filmografia é maravilhosa e te prende do início ao fim. O suspense é eletrizante e a história muito bem encaixada! Vale muito a pena dar uma chance! No entanto, o chato de fazer uma crítica de um kmovie como esse, é que a gente pode pecar no spoiler e tirar o fator surpresa de quem ainda não assistiu. Mas, como de praxe, vou colocar todos os spoilers em caixinhas e, aí, a decisão de lê-los é de vocês.
Gênero: Thriller, Mistério, Psicológico, Drama
Ano de Exibição: 2017
Duração: 109 minutos (1h49)
Classificação Indicativa: +15
Dublagem Disponível
O que esperar?
Bem, se o filme fosse apenas o que a sinopse da Netflix diz, então seria só mais um suspense. O ponto, aqui, é que Forgotten (Rastros de um Sequestro) é muito mais do que isso. Este é um daqueles filmes completos, que mexe não só com os valores em situação de desespero, como flerta com questões da mente humana. No ‘My Drama List’, site com todas as informações técnicas dos doramas e filmes asiáticos, a sinopse fala um pouco mais do que esperar da trama.
Jin Seok se muda para uma nova casa com seu irmão mais velho Yoo Seok, a mãe e o pai. Ele sofre de hipersensibilidade, mas com medicamentos consegue viver normalmente. Em uma noite chuvosa, Jin Seok vê seu irmão mais velho sendo jogado em uma van por um grupo de homens. Após 19 dias de silêncio, Yoo Seok volta para casa, mas não se lembra de nada de seu desaparecimento. Jin Seok, porém, percebe mudanças na personalidade e no comportamento de seu irmão mais velho e começa a suspeitar que a pessoa que voltou não é Yoo Seok.
E é aí que o caldo entorna. Percebem o quão rico é esse roteiro? Quantas camadas nos esperam? Então, já por isso, podemos afirmar que o roteiro é de excelência e que o diretor Jang Hang Joon estava inspirado quando o fez. A direção, aliás, é perfeita para os meus olhos ~ que não são lá, muito profissionais, confesso, mas ~ me agradou positivamente, pelo jogo de câmeras nem sempre tão estáticas, mas com frames bem escolhidos. Quanto à fotografia, os cenários não são tão diversificados, mas trazem o ar de suspense e thriller que o kmovie pede.
Já pela atuação, mais uma vez, zero crítica. Afinal, um kmovie que une o Kang Ha Neul (de Vida Incompleta, Round 6 – parte 2, The Heirs, entre outros), o Kim Mu Yeol (de Illang: A Brigada Lobo e A Bailarina), o Moon Sung Geun (de Chil Su e Man Su e Till the End of Tempo) e a Na Young Hee (de Pousando no Amor, Rainha das Lágrimas, A Lenda do Mar Azul, Good Doctor e outros), definitivamente, não poderia ser ruim. Simplesmente não existe um mundo em que essas quatro estrelas de Hallyu coexistam, fazendo uma péssima atuação.
Minhas Impressões
A história carrega um peso melancólico, sobretudo quando nos traz reflexões sobre os valores que sustentaremos, quando as circunstâncias da vida nos forçarem atitudes e escolhas que, normalmente, não faríamos. Finalizei Forgotten (Rastros de um Sequestro) com esse pensamento e sempre fico admirada com essa capacidade deles me botarem em estado constante de reflexão, mesmo que inconsciente. Por exemplo, em ‘Um Ato de Coragem‘, apesar de compreensíveis as atitudes do pai (Denzel Washington) para salvar a filha, a conta final é que ele chegou no seu limite e aquele seria um filme comercial e crítico. Não o finalizei avaliando os meus valores ou me questionando ‘e se fosse comigo?’. De alguma forma, as obras sul-coreanas, especificamente, são capazes disso. E eu acho incrível!
Outra coisa que me chamou atenção, foi a capacidade do diretor Jang Hang Joon trabalhar os plot twists com tamanha maestria, sem parecerem clichês ou mexerem na trama, de forma primitiva. Achei que cada um foi acontecendo de maneira linear e conectando pontas soltas com o início do filme (que, a propósito, você não tinha ideia de que eram soltas, até ver a conexão entre elas). Isso sem falar deles não existirem apenas para mudar o final e dar aquela rala ideia de que o espectador foi enganado. Eles têm um porquê e um como, enfim, uma história por trás. Assim, da metade em diante, você descobre, que realmente foi enganado(a) desde o início, e dali para frente vêm tantos mais, que perdem-se as contas e te explode a epifania, quando tudo é esclarecido.
Críticas
Aqui, cabe dizer que este kmovie me surpreendeu em diversas esferas e, algumas, só com spoiler para botar em palavras.
Então, quem leu o spoiler, leu… quem não leu, depois de assistir ao filme, corre aqui para ver se concorda comigo! E, antes que eu me esqueça, definitivamente as crianças sul-coreanas precisam ser estudadas, porque a atuação delas, às vezes, beira ser melhor que a de muitos brasileiros adultos. ~ Falei e saí correndo!
Conclusão & Onde Assistir
Por fim, este kmovie te desperta as melhores interjeições, conforme vai desvendando a história, você só quer saber quem é quem, e por quê. E, se tem uma coisa que eu amo é que um filme me deixe confusa, positivamente, pela trama, não pela má direção. Felizmente, Forgotten (Rastros de um Sequestro) reuniu tudo o que de melhor eu gosto em um kmovie. E se você não der uma chance a ele, vai com certeza de arrepender, apesar de nem saber o que está perdendo!
Já assistiu e concorda comigo? Conte-me, abaixo, nos comentários e diga-me o que achou. Mas, se não assistiu e ficou, minimamente interessado(a) no drama, por conta da minha resenha, não deixe de me informar, também. Gosto de trocar figurinhas! No entanto, se de alguma forma te desanimei e por minha culpa não for assistir, não me crucifique. São só opiniões diferentes! Bora me sugerir algo melhor?
De qualquer maneira, posso contar com você de novo, por aqui, na próxima resenha? Então, até lá e se liga no Trailer e Onde Assistir, logo abaixo!
-
- Plataforma de Streaming
EU AMO DORAMAS | Seu Portal BR de Opiniões sobre Produtos e Cultura Asiática
Assine nossa Newsletter na sua Rede Social favorita!
Participe da discussão