O webtoon “My Universe” é perfeito para você que teve uma adolescência rodeada de timidez e sonhos sobre vida além da terra. ~ Eu fui uma delas! Sonhando com outros seres. Juro! hehe
Webtoon é um termo usado para descrever webcomics ou manhwas sul-coreanos que são publicados online. O portal web Coreano Daum criou um serviço de webtoon, em 2003, assim como a Naver, em 2004. Estes serviços regularmente disponibilizam webtoons de maneira gratuita. Para ler o “My Universe” completo e em inglês é preciso baixar o aplicativo e usar o daily pass (1 daily pass por dia), mas no site em português você pode ler todo sem precisar de daily pass e ainda ganha uns comentários muito bons das pessoas que editam. ~ Mas, vamos à resenha!
Ano: 2021
Gênero: Romance | Drama | Ficção científica
Autor: Gongyi
Desenhista: Monkyoung Kim
Classificação Indicativa: +14
Sinopse: Hayeon é uma estudante universitária, cuja habilidade social é nula. Desde nova, ela fantasia sobre o espaço e tenta se comunicar com outros seres. Por dez anos ela nunca obteve uma resposta, até que conheceu o Ujun, que lhe faz um pedido peculiar: emprestar seu corpo para que ele experimente viver na Terra. A partir de então, a vida deles vira de ponta-cabeça. Eles embarcam em uma aventura que quebra as barreiras do Universo.
Os personagens
Hayeon Jang, a protagonista, é uma estudante universitária que tem muita dificuldade em socializar e fazer amizades. Ela é introvertida, observadora e empática. Desde pequena é fascinada pelo espaço e por vidas além da terrestre. Por isso, antes de dormir, manda recados para o espaço sideral. ~ Quem nunca foi dormir e fantasiou com aliens charmosos, né?
Ujun, o protagonista, é um alien curioso por conhecer as vidas humanas. Ele é carinhoso, reservado, sério, mas que, às vezes, apresenta comportamentos violentos e impulsivos. Inicialmente, ele se comunica com a Hayeon e pede o corpo dela emprestado, mas quando ela recusa, ele pega emprestado o corpo do Heyonsu Lee, o gatinho arrogante popular da universidade, que também curte o espaço sideral e tem dificuldades com intimidade.
Heyonsu é cercado por um grupo de amigos e um possível par romântico, o Minuk Kim, o Jeongun Park, a Juhui Choi e a Eunyeong. O Jeongun é o sem noção, que fala o que pensa sem ter muito filtro, meio exibido e extremamente atrapalhado, mas é mais sagaz do que aparenta. O Minuk Kim é o amigo gentil, delicado, respeitoso, fofo, observador, gatinho… ~ hahaha será que tenho “second lead syndrome”? ~ A Juhui Choi é a gata popular da faculdade, que parece ter uma relação com o Heyonsu. Agressiva e ciumenta, trata a protagonista super mal. E a Eunyeong, que é muito engraçadinha, extrovertida, amorosa e direta.
Temos ainda o Jisung, que assim como o Ujun, é um alien que pretende conhecer a Terra. Ele é direto, violento, controlador e ele é quem já chega causando o clima de tensão na história.
O que podemos esperar
Se você foi um(a) adolescente ou jovem adulto(a) tímido(a) e criava outros seres com quem você se conectaria, o webtoon “My Universe” foi feito sob medida. Em termos de estética, amei o trabalho da Kim Moonyoung, especialmente, no uso das cores e no retrato feito do espaço. ~ Estou aprendendo a desenhar e fazer um céu com estrelas. É bem complicado, a desenhista arrasou!!
O autor, no epílogo, diz que quase fez um “triller”, quase trouxe uma luta de aliens, mas desistiu e manteve o webtoon como foi apresentado. My Universe, a depender do que você deseja dele, pode ser entretenimento ou trazer muitas reflexões sobre: amor, amizade, amadurecimento, família e relacionamento.
A protagonista é uma garota que vive dentro dos próprios pensamentos e evita outras pessoas. Sempre sonhou em receber uma resposta de outra espécie viva, sem sucesso por 10 anos. De repente, sua vida vira de ponta-cabeça e ela conhece Ujun, um alien que possui o corpo do colega gatinho. Sentindo-se responsável pelo alien, ela pega a tarefa de ensiná-lo a como viver na Terra. ~ Já imaginou ser introvertido e ter que ensinar outra pessoa a socializar? Fiquei até arrepiada!!
A história deixa a gente em uma montanha-russa de emoções: tensão, risada, calorzinho no coração, confusão, vontade de falar “amigaaaa, acorda?” para a protagonista ou “amados?” para todos os personagens. Tinha até aqueles momentos em que você não sabe para quem torcer. ~ Quase mandei uma cartinha para o autor e sugeri um poliamor!! Ainda queremos, sim ou sim?
O enredo
Quanto ao enredo, no “My Universe“, o autor pega vários clichês, tais como, triângulo amoroso; disputa feminina e masculina e o contato de interespécies, e os transformam em situações engraçadas, tristes ou sensíveis.
Um dos primeiros pontos que se destacaram, para mim, é a habilidade de se comunicar. ~ O que é difícil para caramba, mesmo que a gente já saiba as regras do jogo. Imagina sendo um alien? Vish! ~ A protagonista precisa ensinar o Ujun a como se comunicar com os outros e como se portar, só que ela mesma enfrenta diversas dificuldades, por ser uma pessoa mais fechada.
Com o crescimento dos personagens, vamos acompanhando as mudanças de perspectiva dos protagonistas, assim como a forma como o Ujun vai se adequando às normas coreanas. Só que tudo isso a partir da perspectiva da protagonista, então acontece muita confusão. Às vezes, o Ujun preocupava, outras a deixava tensa e algumas outras, dava vontade de abraçá-lo. ~ Também com uma carinha fofa daquela! Até eu.
O segundo ponto que considerei extremamente relevante é o bullying, tanto de adultos, como de crianças. O autor mostra isso em diferentes momentos e com diferentes personagens, cada um reagindo de acordo com a bagagem que carrega. ~ Fiquei muito tocada nessa parte.
O terceiro é a obsessão de certas pessoas que desconsideram completamente o sentimento do outro, focando apenas nos seus próprios desejos. Tanto homens, quanto mulheres que tratam as outras pessoas como um objeto de desejo a ser conquistado. ~ Deus nos drible disso!
My Universe permite que discutamos sobre identidade. Por um lado, conhecemos muito pouco do Lee Heyonsun, antes de ele ser possuído pelo Ujun. Por outro, conhecemos e vemos o Ujun crescer como pessoa, expressando suas próprias ideias e desejos. Afinal, quem é aquele ser? Se o corpo é de um e a alma de outro… fica difícil separar.
Conclusão
Foi uma leitura muito rápida e, na medida em que a história vai chegando ao fim, mais tensa e empenhada eu ficava. Criei mil alternativas de finais e fiquei ansiosa pela solução do autor. Pesquisando a opinião de outros, vi que muitos acharam o final súbito, mas acredito que My Universe terminou bem encaixado com o começo.
A chegada do Ujun alterou, não somente a vida dele, mas também a da protagonista e das pessoas que os cercam. A protagonista aprende a se relacionar com os outros, a se comunicar, ser genuína com ela mesma… Ela se abre sobre os próprios medos e encara seus sentimentos. ~ O que vamos concordar, não é fácil!
My Universe pode ser lido como uma história de aliens ou como um romance que vai te entreter, mas também pode ser lido como uma história de autodescoberta, amadurecimento, comunicação e amizade.
E o final, apesar das críticas da internet, eu achei justo e poético, combinando com toda a história. ~ Ainda mais nos últimos dois quadrinhos do epílogo. ~ Porém, eu não curto muito ‘disputa entre mulheres’ e esta, senti que faltou uma solução real, sabe? Diferente da masculina, que fica bem resolvida. A feminina deixou a desejar.
E, também acho que algumas partes poderiam ter sido melhores resolvidas, mas não chegaram a ser um incômodo. É um webtoon que recomendo, no entanto.
Então, se você se interessou, comenta aqui abaixo ou clique em um dos portais para ler My Universe. Espero que tenham gostado da resenha e voltem sempre!
EU AMO DORAMAS | Seu Portal BR de Cultura Asiática
Participe da discussão
De novo, sou suspeita, né… Revisando, já tive vontade de ler. Terminando, eu sinto que teria um monte de coisa pra comentar. hahaha
E sobre as disputas, sinceramente, eu ando cansada de triângulos e quadrados amorosos… na vida real isso nem acontece. Tudo bem que aliens também não, mas hahahaha…
Obrigada, Racks. Fiquei muito empolgada com a leitura e em resenhar o “My universe”. Fiquei muito feliz com seu comentário, obrigada pelo carinho. Pois é, alguns clichês cansam né? Mas, eu gosto quando os autores brincam e distorcem eles. O que aconteceu em algumas situações hahahaha, em outras não… Enfim… Beijinhos
To vendo q vossa pessoa está realmente gostando dos webtoon… Q bom! Vou continuar lendo
AHAHAHA a-do-ran-do, mil ideias na cabeça. Já tinha listas extensas de livros para ler, series e filmes para ver. Agora, meu app da webtoon está lotada de “subscribed”.
Opa, continua sim ♡
Obrigada pelo comentário
Que resenha completinha, muito bom sério, me deixou com vontade de ler Kkkkkkkkkkk Valeu
Oi Renan, obrigada pelo comentário. Se você ler, depois me conta o que achou.
Fiquei muito feliz pelo carinho! Me animou muito.
Beijos