Nós cobrimos os quatro dias de Anime Friends 20 anos, acreditam? Primeira credencial no evento, na primeira tentativa de inscrição para cobri-lo. Dá um orgulho pensar nisso… Agora, se já estão preparados, sem mais delongas, bora falar dessa comemoração dos 20 anos de Anime Friends? A propósito, como 20 anos passaram rápido, não é? O que você fazia há 20 anos? Aliás, já tinha vindo ao mundo?
Estas perguntas são matadoras e revelam a idade de muitos. Mas, como eu não tenho problema com isso, vou contar a vocês uma coisinha: Em 2003, estava para fazer 16 anos e foi justamente nessa época que comecei a ler mangás, ver animes e escutar JRock e JPop. Então, essa edição de comemoração do evento marca também um pseudo-aniversário de 20 anos da existência da cultura asiática em minha vida. Se liga na responsa!
Ah, antes que eu esqueça, decidi fazer em forma de relato, para que possam se sentir lá no evento, como num Diário de Bordo do Anime Friends 20 anos, okay? E, antes que eu me esqueça, todas as fotos, aqui, estão nos stories. Colocamos o botão para acessar os Stories Destacados, lá embaixo do texto. Desculpem o tamanho do relato, mas é isso. Preparados? Então, lá vai.
Diário de Bordo: Anime Friends 20 anos
Anime Friends 20 anos ~ Dia 1 ~ 13.07.23 ~ Quinta-Feira
A quinta-feira foi marcada pela entrada grátis. Isso mesmo, a prefeitura de São Paulo, juntamente com os produtores, liberaram mais de 20 mil ingressos de graça aos otakus e nerds, através de inscrição. E, a título de curiosidade, o prefeito Ricardo Nunes, também presente no evento, liberou mais 5 mil ingressos aos alunos das escolas públicas, conhecidos como Centros de Educação Unificados (CEUs), abertos como polo recreativo no recesso escolar. Por este motivo, mesmo sendo um dia de semana e muitas pessoas trabalhem, o pavilhão do Anhembi estava, simplesmente, lotado.
Tokusatsu
Neste dia, preferi ficar cobrindo as discussões que aconteciam no auditório ultra, porque muitas destas atrações tinham tudo a ver com o nosso Portal. Algumas delas falavam sobre animes, outras sobre Tokusatsu e até palestras sobre como a cultura samurai influencia toda a arte japonesa, desde filmes a animes. Ah, sim, Tokusatsu são live actions de mangás e animes de heróis, que utilizam muitos efeitos especiais, como Jaspion, Jiraya: O incrível ninja, Changeman, etc. Eles foram os pontapés iniciais para os doramas. Interessante, não acham?
Influência das Lendas nos Animes
A primeira palestra que assisti, foi sobre como as lendas japonesas são importantes para a criação de obras artísticas. E por palestras, entendam como uma conversa amigável no palco, descontraída, mas com uma temática. Ela foi apresentada pela Chibi Martins, com quem até tirei foto. Uma querida! Mas, para exemplificar essas influências, podemos citar a lenda da criação do horóscopo chinês, por exemplo, que aparece no mangá e anime “Fruits Basket”. Ou, ainda, lendas menos conhecidas que aparecem nos filmes da Ghibli, como em “A Viagem de Chihiro”.
Os 7 Samurais
Em seguida, dessa vez, o evento escolhido foi uma pequena palestra sobre os preceitos que os samurais seguiam e como podemos observar, facilmente, a essência deles nos animes e, inclusive, em filmes históricos no mundo todo. Por exemplo, no filme “Os 7 samurais”, o diretor Akira Kurosawa na década de 50 quis representar, a partir de cada personagem, as 7 virtudes a serem seguidas pelos samurais na era feudal. São elas: Justiça (GI), Coragem (YUU), Benevolência (JIN), Educação (REI), Sinceridade (MAKOTO), Honra (MEIYO) e Lealdade (CHUUGI). Além disso, aprendemos que “Os 7 samurais” influenciou, ainda, a criação de um dos maiores vilões do cinema: Darth Vader. Foi a partir de um dos antagonistas do filme, que o visual todo do vilão da franquia de Star Wars surgiu. Sabiam dessa?
O Poder Feminino e a TriForce dos Tokusatsu
Na sequência, assisti a uma pequena entrevista com as mulheres que fizeram história com os Tokusatsus. Foi perceptível que todas estavam muito felizes e emocionadas ao se encontrarem com fãs das produções das quais fizeram parte. O painel se chamava “O Poder Feminino dos Tokusatsu”. E vou contar um fato sobre mim, seguimores do Portal | EU AMO DORAMAS: quase chorei ao ver a atriz de Anri, de “Jaspion”. Além de ser o meu Tokusatu favorito, a Anri era minha bias. Da mesma forma, logo iniciou o Painel da Triforce dos Tokusatsu, com os protagonistas que marcaram época, nesse tipo de produção. A entrevista foi super divertida e os atores, por se conhecerem há anos, levaram todos os presentes ao risos, ao mostrarem tamanha intimidade. Foi realmente muito divertido!
Show do Flow
Finalmente, para finalizar este dia exaustivo, fui curtir o show do Flow. Exaustivo, não pelo evento em si, mas saí cedo do Rio de Janeiro para pegar o ônibus na rodoviária e estar as 9h/10h buscando a credencial no Anime Friends 20 anos. No entanto, por isso e desta vez, preferi não ficar na área reservada para a imprensa. Eu precisava de um momento como fã. Queria filmar e fotografar uma das minhas bandas de Jrock preferidas e me dar isso de presente. Para vocês terem ideia, eu já nem sentia mais os meus pés! Embora eu estivesse com dor na coluna, só querendo tomar um banho e de uma bela cama, os meninos entregaram tudo e mais um pouco, fazendo com que eu quisesse ficar um pouco mais. O saldo do primeiro dia de Anime Friends 20 anos foi positivo.
Anime Friends 20 anos ~ Dia 2 ~ 14.07.23 ~ Sexta-Feira
Diferente do dia anterior, a sexta-feira foi bem calma e tranquila. Me preparei para assistir a apresentação dos Taikos (tambores típicos japoneses de diversos tamanhos). E, gente, sou vidrada neles! Achei super válido apresentá-los, para quem não tem muito conhecimento sobre a cultura japonesa. O Anime Friends 20 anos já estava me impressionando! Embora eu soubesse que no dia seguinte teria outra atração de Taiko, preferi assistir na sexta, aproveitando que estava um pouco menos cheio e, com certeza, estaria menos cheio que no final de semana. E, calma! Sem maiores spoilers, ambos os dias foram diferentes nessa minha relação com os Taikos. Logo mais conto a respeito.
35 anos de Jaspion do Brasil e 25 anos de Sakura CardCaptorns
Ao finalizar esta apresentação, nem precisei nem me locomover, pois ali também aconteceria uma palestra sobre os 35 anos de Jaspion no Brasil. Eu não poderia perder, afinal sou muito fã da série! Eis que, então, pudemos ouvir histórias de como um ser iluminado, chamado Toshihiko Egashira, trouxe os primeiros Tokusatsus, para a TV brasileira. Jaspion foi um dos pioneiros. Depois de nos contar como ele conseguiu essa proeza, ele comentou sobre como essas obras deixaram de ser, apenas, de japoneses para japoneses e passou a ser para brasileiros, também. Claro que isso só aconteceu, devido ao tamanho do sucesso que os Tokusatsus tiveram por aqui, principalmente na década de 80. E até nos lembrou de como esse sucesso no Brasil, ainda hoje, faz com que certas relíquias tenham valor altíssimo nos leilões online.
Voltando ao Auditório Ultra, comemoramos, enfim, os 25 anos de um dos maiores shoujos que existiu: Sakura CardCaptors. ~ E, sim, esta sou eu como fã falando, também. ~ Então, nesta palestra, vimos como a nossa caçadora de cartas tem muita importância na mudança da mente das pessoas brasileiras, em relação a programas, antes voltados, apenas para meninas. Devo lembrar que, antes do bate-papo começar, em full HD, passou o primeiro episódio do anime. Foi, total e absurdamente, um momento nostalgia.
Burnout Syndromes e Yurika
Ao lado desse palco, havia uma área especial, dedicada a entrevistas com os artistas que iriam tocar. Então, corri para cobrir Burnout Syndromes, banda responsável por músicas icônicas, como por exemplo a abertura do anime “Haikyuu!” Burnout Syndromes presenteou seus fãs com muito carinho e responderam várias perguntas deles. Inclusive, um dos comentários de fãs que mais chamou atenção, foi com relação ao seu casamento, onde entrou e saiu com músicas da banda. E aí, claro, eles se sentiram honrados!
Para terminar o meu segundo dia no Anime Friends 20 anos, fui assistir à fofíssima violinista japonesa Yurika. A sua tracklist é sempre fabulosa! Todas as pessoas só faltavam cantar junto, já que os animes que possuem as aberturas tocadas por ela, são extremamente famosos, em todos os cantos do mundo.
Praça de Alimentação
Como humana que sou, assim que o show da Yurika terminou, fui à Praça de Alimentação fazer uma cobertura básica sobre as comidinhas oferecidas por ali. Tinha bastante opção de comida, desde hamburguer à comida japonesa. Como recebemos uma pergunta sobre se tinha comida vegana ou vegetariana, no Anime Friends 20 anos, pelo inbox do instagram, não podíamos deixar de ir atrás dessa informação. E preciso dizer, para quem é vegano, as opções deixaram a desejar, embora isso não se aplique a mim. Pelo que vi, eram pouquíssimas as opções que não levassem leite ou ovo. Das comidas vaganas que lembro, tinha pipoca, açaí e batata frita. Mas, para vegetarianos, a quantidade de opções já era maior. Quase que em todos os food truck, tinha alguma opção sem carne. Além disso, grandes franquias também estavam por lá. Bob´s, Giraffas, McDonald’s, Patroni, DogKebi, Chen’s, Izakaya, Oishii e até a Baccio di Latte (que para quem não conhece, o sorvete deles é maravilhoso)!
Mas, para além da Praça de Alimentação, o Anime Friends 20 anos ofereceu quiosques de venda, cujos produtos eram japoneses ou coreanos. Nesses quiosques, haviam pocky (versão japonesa do pepero), o pepero original, melona e até alguns rámens e biscoitos coreanos. Além, obviamente, dos doces típicos japoneses, como doce de feijão. E o Mupy.. ah, o mupy, em frente do Stand da Panini. Me esbaldei!
Break Necessário
Foi aquele break necessário para enviar as mídias para a Rackys, para que ela pudesse postar nos Stories do Insta. E, como a internet não estava ajudando muito, eu fui vendo a bateria desfalecer ali, na minha frente. Como sábado seria mais corrido, pensei que seria melhor eu descansar nos meus aposentos e me preparar para o fim de semana. Ainda assim, o saldo do segundo dia do Anime Friends 20 anos foi mais do que positivo!
Anime Friends 20 anos ~ Dia 3 ~ 15.07.23 ~ Sábado
O terceiro dia foi uma completa loucura! Literalmente, uma loucura! Eu já havia feito toda uma programação, eis que eu e a Rackys decidimos mudar tudo, depois que vimos as coletivas do dia. E tudo bem, porque foi fantástico!
Hayao Miyazaki
A única programação já planejada, contudo, e que consegui seguir, foi a palestra dinâmica sobre a importância de Hayao Miyazaki e do estúdio Ghibli, para a divulgação das animações japonesas. E para começar este painel, fizeram uma apresentação do primeiro episódio da primeira animação criada por este gênio. Future Boy Conan foi lançado antes da criação da Ghibli e sua apresentação no telão do palco foi uma surpresa. Nele, podemos ver várias características típicas da obra. Ademais, é importante dizer que foi nesse dia da palestra e da apresentação desse anime no evento, que simultaneamente no Japão foi lançado a sua última obra, antes dele se aposentar.
Na discussão, levantaram uma grande questão a todos nós: “Qual sua obra da Ghibli favorita, e o que leva a ela ser tão boa?” E, na minha mente, ecoava a pergunta. Respondo logo abaixo, mas e para vocês, qual foi?
Gente, durante este painel, eu tentei me dividir em duas. Isso porque, no palco ao lado, a entrevista da Scandal estava rolando e eu queria ver as meninas de perto. Então, acompanhei um pouco de cada, mas infelizmente, eu estava tão longe, que mal podia ouvi-las. Voltei para o painel do Hayao Miyazaki, que continuava interessante.
Entrevista com o Flow
Como tínhamos entrevistas coletivas na programação, corri para me alimentar. Basicamente, engoli a comida, mesmo tendo tempo de sobra para isso. Ocorre que o sábado do Anime Friends 20 anos, no pavilhão do Anhembi, estava um caos de tão lotado! Quando, finalmente, consegui arranjar um lugar para ficar e escolher um food truck para comer, já estava quase na hora da coletiva, na Sala de Imprensa. E assim que cheguei lá , consegui acompanhar a entrevista do Flow. Não conseguia nem me mexer! O meu lado fã falou mais alto, porque é a primeira vez que eu fazia uma cobertura de um evento enorme, como o Anime Friends, com bandas das quais sou muito fã. Então, eu não podia vacilar. Na entrevista deles, não consegui nem abrir a boca de tanto nervosismo! E, assim que acabou e começou a seguinte, é que a adrenalina foi passando. Querem saber o que rolou lá? Aguardem o nosso podcast!
Wendell Bezerra e Yurika
Tiveram várias coletivas e pude acompanhar todas. Na hora da entrevista do dublador Wendell Bezerra, foi super divertido! Ele é uma pessoa super simpática e responde, honestamente, a todas as perguntas. Não é a toa que ele é um dos dubladores mais amados do país. Ah, sim, ele dubla o Goku, de Dragon Ball e o Bob Esponja. Por sua vez, a Yurika também foi entrevistada. Nessa hora, consegui fazer uma pergunta para ela, sobre como é a escolha da tracklist e a resposta foi que parte é uma junção de músicas de anime que ela realmente gosta, com as que o público gosta. Ela é um fofa mesmo, não é?
Coletiva com Scandal
Decidimos encerrar a Coletiva com a banda Scandal. Consegui sanar minhas curiosidades, assim que minhas duas perguntas foram respondidas. A primeira foi como elas se sentiam ao saber que influenciam e inspiram meninas do mundo todo que querem ter banda. Elas responderam que se sentem muito felizes em poderem ser uma boa influência para tantas meninas. E a segunda pergunta foi sobre como se sentiram ao terem a primeira música para uma OST de anime. E elas disseram que ficaram surpresas, pois não esperavam. Entretanto que, hoje em dia, quando isso ocorre, elas ficam felizes, pois nem sempre o processo de criação da canções são fáceis. Por fim, complementaram que ainda correm para assistir e prestigiar o anime.
Missão cumprida, corri para registrar o show do Burnout Syndromes. Acompanhei as 3 (três) primeiras músicas bem de pertinho. O show contou com a presença de Keigo e Koshi, vocalistas do Flow e mais uma presença especial. Entretanto, assim como contei nos stories, já não dava mais para voltar para a Sala de Imprensa, porque esta era a última atração. E esta que vos fala, acabou esquecendo o cabo do carregador que usaria nos powerbanks. Mas, sua morte foi inevitável. A bateria zerou com todo o gosto e eu precisei retornar ao hostel. Entretanto, o saldo do terceiro dia de Anime Friends 20 anos, foi super positivo. Notem que a cada dia, só aumentava o saldo.
Anime Friends 20 anos ~ Dia 4 ~ 16.07.23 ~ Domingo
Domingo chegou e já era o último dia do Anime Friends 20 anos. Assim como no dia anterior, toda a programação já montada acabou mudando, por conta de mais algumas entrevistas coletivas, que a gente tinha conhecimento no dia. Mas, sem problemas! A super Thao conseguiu dar conta do recado. Cheguei no local, no mesmo horário que no dia anterior e já encontrei, na porta, um amigo de longa data e a sua família que não via, há alguns séculos. Porém, como as entrevistas coletivas já estavam pra começar, entrei, comi algo que me sustentasse durante o dia e corri para a coletiva. Mal consegui falar direito com eles, o que é uma pena! Mas deu para matar a saudade!
O Poder Feminino dos Tokusatsu
Minha maratona de entrevistas do dia começou com os dubladores de One Piece. Foi muito divertido saber que todos possuem algumas características em comum com os seus personagens e vê-los falando da importância desse anime na vida deles. Após o seu término, chegou a vez da coletiva com as representantes femininas do Tokusatsu. Desta vez, tive a oportunidade de perguntar a elas, como se sentiram ao saber que, durante a pandemia, uma rede de TV brasileira comprou os direitos e tornou a transmitir Changeman, Jiraya e Jaspion, nessa ordem, todo domingo de manhã. A resposta veio com uma reação de surpresa por parte de duas delas, uma do elenco de Jaspion, outra de Changeman. A surpresa singela delas foi a minha resposta. Elas não esperavam que isso tivesse acontecido, tantos anos depois, principalmente porque foi uma pandemia de longa duração. Logo após a resposta, elas nos devolveram a pergunta e quis saber se alguém tinha assistido as reprises. E, como não podia ser diferente, a resposta positiva foi unânime, deixando-as ainda mais felizes!
Guilherme Briggs
Ainda na Sala de Imprensa, esperei mais um pouco pela atração mais aguardada pelos fãs da Cultura Nerd. Um dos maiores dubladores do país: Guilherme Briggs. Nessa hora, todos da imprensa já se encontravam lá, com desejo de o questionarem sobre o seu trabalho. Tiveram muitas questões, mas porque a sorte estava, realmente, conosco, o Portal | EU AMO DORAMAS conseguiu que Briggs nos presenteasse com algumas curiosidades.
A nossa pergunta girava em torno de como era dublar um dorama e se era muito diferente de obras mais tradicionais, como americanas. Ele respondeu que tem diferença, sim, porque a forma e o ritmo da fala dos coreanos é muito diferente da dos americanos. Ponderou que como não está habituado a ouvir o idioma, é preciso ser mais cuidadoso na hora de dublar. Surpreendentemente, na sequência, disse amar doramas e que tem preferido eles às mais recentes séries da Marvel, no sentido de que os doramas estão ganhando mais notoriedade, por conta das histórias e inovações. Para finalizar, nos contou algum doramas que assistiu recentemente, que inclusive eram indicações de sua esposa: Rei de Porcelana, Round 6, Uma Advogada Extraordinária, Sr. Rainha (Mr. Queen). Para quem não sabe, o Briggs dublou um dos personagens de It’s Okay, to not be Okay, o CEO da Sangsangyisang Publishing Company, Lee Sang In (Kim Joo Heon).
Show do Scandal e Flow
Ao término da coletiva, me dirigi novamente para o Centro de Convenções, onde ocorreriam as últimas atrações do Anime Friends 20 anos. Era hora do show da Scandal. Assim que começou, era perceptível a ansiedade e a animação do público com a banda. Todos gritavam e cantavam as músicas a plenos pulmões. O lugar estava tão cheio que não dava para andar, ou colocar os pés no chão. Precisei sair, porque tem momentos que a idade grita. E, mesmo já cansada, sentei do lado de fora de onde acontecia o show e fiquei assistindo a ele, pelo telão. Ao mesmo tempo que assistia, a ficha começava a cair e me emocionei. Mas, logo em seguida, me recompus, como precisava e como deu. Assim que acabou o show, me preparei para rever um pouco o do Flow. Gravei alguns Stories para encerrar a Cobertura desse evento magnífico que foi o Anime Friends 20 anos. E, então, fui embora para rodoviária, com destino Rio de Janeiro.
Conclusão
E finalmente, a ficha caiu por completo. Quando me dei conta de tudo que estava acontecendo comigo, nesses 4 dias, comecei a lacrimejar. Foram muitos sonhos sendo realizados! Desde assistir a um show do Scandal e do Flow, à conhecer ídolos da minha infância, como a atriz Kiyomi Tsukada, a Anri, de Jaspion. Foram 4 dias cansativos, mas que valeram a pena. Apenas em 4 dias de Cobertura, a produção do Anime Friends 20 anos e o Portal | EU AMO DROAMAS, me proporcionaram a realização de alguns dos muitos sonhos. Não foi a toa que as lágrimas foram teimosas e quiseram rolar em meu rosto, em plena gravação de Stories! Cada minuto valeu a pena!
Posso garantir que, na próxima edição, no ano que vem, quero estar presente novamente, cobrindo os 21 anos de Anime Friends. E esperamos muito que a produção nos agracie com mais uma Credencial. Parabéns, Anime Frinds, pelos 20 aninhos de vida e obrigada! Somos muito gratas pela oportunidade que nos deu! Principalmente, a mim, que como imprensa, vi duas das minhas bandas preferidas de Jrock. Obrigada, também, à Rackys, que teve o insight de tentar a Inscrição da Credencial, mesmo achando impossível e duvidando do potencial do Portal | EU AMO DORAMAS, mas acreditando na minha capacidade para cobrir esse evento enorme que é o Anime Friends. Valeu mesmo!
POD • DoraKorn | O Podcast do Portal Eu Amo Doramas
Para quem curte podcast, o segundo episódio do PodDoraKorn fala sobre os Eventos no Brasil de Cultura Asiática, sobretudo sobre os eventos que cobrimos como Imprensa Credenciada. Interessou?
EU AMO DORAMAS | Seu Portal BR de Opiniões sobre Produtos e Cultura Asiática
Participe da discussão