Olá, Asian Lovers, hoje falaremos da rainha, da musa, da deusa chinesa Jolin Tsai. Para muitos amantes de Cpop ela é a maior cantora do estilo. Vinda de Taiwan, Jolin demorou um pouco pra estabelecer o seu sucesso, não apenas na China, mas na Ásia, também.
Início da carreira
Sua carreira começou no colégio, quando desistiu de sua carreira de atleta como velocista, por ter machucado o seu tornozelo e decidiu, então, tentar a sorte como vocalista na banda de seus amigos, “Twister”, que terminou pouco tempo depois. No ensino médio, seu amor pela música apenas aumentou. E aí, começou a cantar em eventos do colégio, onde ficou bastante conhecida.
Jolin, antes de ser cantora, sonhava em ser professora de inglês e entrou na faculdade no curso de letras. Com o apoio de amigos, participou de um programa de TV, da MTV, cantando “The greatest love of all“ da Whitney Houston, dando a vitória a ela. Em 1999, assinou contrato com a Universal, o que a faria, em poucos anos, ser chamada de “A Rainha do Cpop”.
Desde o lançamento do seu primeiro álbum, Tsai impressionava a todos (incluindo os críticos) com conceitos diversificados, vocais poderosos e coreografias super trabalhadas. Os seus dois primeiros álbuns foram muito bem vendidos em Taiwan, vendendo mais de 400 mil cópias físicas. Porém, a maior mudança em sua carreira ocorreu em 2002, quando saiu da sua gravadora e foi pra Sony Music. Lá, ela gravou “Magic“, o seu primeiro álbum a vender mais de 1 milhão de cópias físicas e a ficar 3 meses no topo das paradas de Taiwan. Logo após, Jolin lança “Castle”, com músicas de Jay Chou, e “J Game” que alavancou de vez a sua carreira e fez com que, nos 3 anos subsequentes, ela conseguisse alguns prêmios, cujo sucesso se estende a outros países asiáticos, tais como China, Hong Kong, Malásia e Cingapura.
Prêmios
Nos anos seguintes, lançou o álbum “Dancing Diva”, que vendeu mais de 2,5 de cópias físicas, só em Taiwan, sendo ele, o álbum mais famoso de sua carreira. Por conta dele, Jolin, no mesmo ano de seu lançamento, venceu o prêmio de “Cantora mais popular”, no “Golden Melody Awards”, votada por seus fãs e um “Taiwan Golden Melody”, como “Melhor Cantora”, se tornando a cantora mais jovem a obter esse prêmio. No final de 2007, ela trocou novamente de empresa e foi pra “Capitol Records”.
Em 2007, já na Capitol, lançou o álbum “Agent J”. Sua versão deluxe inclui, além de 11 músicas inéditas, um filme de 70 minutos, dividido em 3 partes. Além disso, Jolin lançou um DVD, sendo este o mais vendido, em Taiwan. Em 2008, Jolin saiu da Capitol e assinou com a “Warner Music”, que é a sua empresa, atualmente.
Alguns anos depois, em 2015, Jolin se apresentou no Mama (Mnet Asian Music Awards) com a música “Play”, o número 1 nas paradas de Taiwan e ainda recebeu o prêmio de artista chinesa do ano.
Curiosidades
Jolin sempre foi um modelo para a sociedade LGBTQIA+. Por isso, ela apoia a causa, sendo uma das maiores defensoras da legalidade do casamento homoafetivo, em Taiwan. Além disso, ela apoia, também, às causas relacionadas ao feminismo e ao cyberbullying.
EU AMO DORAMAS | Seu Portal BR de Cultura Asiática
Participe da discussão
Arrasou na bio!! Amei conhecer a artista e já vou correndo ouvir as musicas dela! Muito bom conhecer mulheres arrasando na profissão e saber que ela luta poe causas tão importantes!
Valeu pela bioooo
Mandou bem na bio!!!!!
Obrigada querido