Cobrimos o Anime Friends 2024! Olá, Asian Lovers! Conseguimos a credencial para cobrir os quatro dias de evento do Anime Friends 2024 em São Paulo. É isso mesmo! E vamos te contar tudinho o que presenciamos, no maior evento de Anime da América Latina.
Diário de Bordo: Anime Friends 2024
Anime Friends 2024 ~ Dia 1 ~ 18.07.24 ~ Quinta-Feira: Primeira Impressão do Evento
Chegamos em São Paulo e fomos direto ao evento. Assim que entramos, era possível ver, logo de cara, um lindo Stand feito pela Red Dragon. Nele, quem aceitava os desafios dos quatro elementos, poderia tentar ganhar um dragãozinho de pelúcia vermelho ~ justo, não? ~ naquelas famosas máquinas de garra.
Assim que andávamos, cada vez mais pelo evento, fomos descobrindo mais e mais Stands e lugares interessantes. Por exemplo, um espaço para os RPGistas, card gamers e aficcionados por jogos de tabuleiros também poderem se divertir.
Além disso, ainda existia o “Artist Alley”, muito interessante. Com artesãos cada vez mais habilidosos, era possível ver cada vez mais trabalhos caprichados. Se você gosta de apoiar trabalhos de artistas novos, aquele era o espaço certo. Aliás, bottoms, adesivos, fanarts e até mesmo camisetas com estampas lindas e diferentes podiam ser compradas ali.
Entretanto, não apenas de gastar dinheiro vive o nerd, correto? Então, assim, na abertura oficial do evento, aconteceu no Palco Cosplay uma apresentação de Taikos (aqueles instrumentos de percussão japoneses), que deixou a platéia bem animada para o que viria a acontecer nos próximos dias.
Logo após assistí-la, era a hora da parada técnica para a alimentação. Quando chegamos na praça de alimentação, várias opções de lanche eram visíveis! Desde sanduíches e hamburgers à refeições completas. Assim, era possível ver a preocupação com os vegetarianos, embora não seja muito possível dizer o mesmo para os veganos.
Finalizando o almoço, decidimos andar mais um pouco e vimos as novidades dos Stands das editoras Panini, New pop e JBC estavam presentes. Lançamentos de Animes e muita coisa a venda resumem bem o que vimos por lá. A New Pop, para começar, escolheu espalhar as novidades que acabaram de lançar esse ano, num grande espaço. Por exemplo, o manhwa BL de “Semantic Error” e de “The Untanmed”, o que nos fez parar durante um tempo e ler todas as sinopses disponíveis, claro! Panini, como sempre, investiu nas suas HQs e gibis e a JBC lotou o Stand com seus mangás clássicos.
No entanto, após a diversão de passear pelo pavilhão, teríamos que correr para as coletivas. Na quinta feira, dia 18, foi o momento de entrevistar os atores que deram vida à Jiraiya e Manabu, nos anos 80. O momento engraçado, contudo, foi quando perguntaram a eles se eles já ouviram a expressão “virado no Jiraya”, de resto a entrevista seguiu bem tranquila. Se não está familiarizado(a), Jiraiya, trata-se de uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Hero, totalizando 50 episódios, lançada no Brasil em meados dos anos 1988 e 1989.
Em resumo o primeiro dia, ficou marcado pela gratuidade da entrada e pelas primeiras impressões da Recepção do Anime Friends 2024 a todos nós, fãs e credenciados. Particularmente, um sucesso!
Anime Friends 2024 ~ Dia 2 ~ 19.07.24 ~ Sexta-Feira: Maratona
O nosso segundo dia começou com uma corrida (literalmente) pra não perder a exibição do anime: “Ririsa: uma garota em 2,5D”, no Auditório Ultra. ~ Que já adianto para vocês, que vamos fazer resenha crítica, para iniciar a sessão no nosso Portal. ~ Com uma pitada de Ecchi e uma possibilidade de se tornar um anime de soft harém, saímos interessados em saber mais sobre essa nova obra.
Novamente com o tempo apertado, saímos correndo para as entrevistas coletivas. A primeira que participamos, foi do grupo Kawai de Jpop Wasuta. Como as meninas são conhecidas pelo estilo fofo e por terem muitas músicas nas openings de anime, perguntamos “Se além dessas OSTs, elas teriam interesse em gravar músicas para doramas (jdramas)?” e elas nos responderam que “não teriam problemas em gravar se convidadas”. ~ Aguardamos ansiosas por isso!
A próxima coletiva que participaríamos, era com os atores de Flashman, um tokusatsu que fez muito sucesso no Brasil, na década de 80. Perguntamos para a atriz que fazia a Flashman Pink, “como era saber que todas as meninas da época queriam fazer parte da equipe e ser igual a ela?”. Sua resposta foi: “claro que fica feliz, contudo não sabe se merece todo esse carinho e amor dos fãs , já que após vivê-la na TV, ela tinha se afastado e ido trabalhar na área da saúde”. ~ Mas alguém avisa a ela que isso nunca impediu ninguém de ainda querer ser igual ela em Flashman?!
A terceira entrevista que participamos se deu com o grupo que dublou o tokusatsu Cybercoops. Como era de se esperar, perguntas muito interessante sobre processo de dublagem e uso de IA para isso, foram feitas. Sabemos que os profissionais da área estão preocupados com isso e muitos já até participaram de projetos de leis para regulamentar a profissão, de modo a garantir seus direitos e um limite para o uso de IA. Contudo, como o nosso site é diferente, quisemos saber de algo mais pessoal, “se eles teriam interesse em conhecer os artistas que já dublaram?”. E eles responderam que “claro, gostariam”. Para vocês terem a dimensão disso, Michael J. Fox, Tom Hanks, Elvira, Angélica Houston, Robert DeNiro e Hugh Laurie foram citados. ~ Cadê esse encontro, minha gente?! Queremos para ontem!
Chegado o fim dessa nova leva de conversa, fomos novamente andar pelo local para vermos mais coisas que deixamos escapar no dia anterior. ~ Porque, gente, o lugar é enorme, impossível ver tudo em um dia só! ~ Perto do Palco Cosplay, vimos Stands de fotografia de Cosplay. Já no outro lado do evento, tinham Maids Cafés, uma área dedicada só a Tokusatsus e até mesmo um pequeno museu em homenagem à Sakura CardCaptors. Quem fizesse o trajeto todo, ganhava no final um pôster da nossa amada menina. ^^ ~ Com o pôster em mãos foi difícil não sair ainda mais satisfeita desse segundo dia.
Anime Friends 2024 ~ Dia 3 ~ 20.07.24 ~ Sábado: Lotação Máxima
O terceiro dia começou assim que chegamos no Anhembi. Foi impossível não reparar no tamanho da fila da entrada. Como era um sábado ficou fácil entender o motivo.
Logo de cara ficava a Arena Kpop, o que ajudou bastante a captar a nossa atenção para o palco. E bem ali estava rolando um papo muito interessante sobre Kdramas. ~ Com licença, que esse é o nosso momento! Valeu, Anime Friends!
Carol Pardini e as convidadas estavam falando, especificamente, quais foram considerados pelas dorameiras mundiais, os melhores Kdramas do ano, no site do IMDB. “Uma Família Inusitada”, “Rainha das Lágrimas “e “Minha Adorável Corredora”, foram alguns deles.
Quando abriram a conversa ao público, decidimos perguntar “o que elas achavam sobre o sucesso dos BLs na Coréia e o motivo deles investirem cada vez mais nesse tipo de drama?”. Nos deram uma resposta complexa e, ao mesmo tempo, sensata. Fiquei satisfeita e esperei acabar o papo para encontrá-las no bastidores, tirar mais uma dúvida sobre a presença dos idols nos dramas e aproveitar para tirar uma fotinho com elas. ~ Bobas? Não somos não! Jamais!
Ah, sim, a resposta foi que, investir em BL é importante porque estão em processo de mudança, mas o principal motivo foi porque viram que estavam ficando para trás, economicamente. Fizeram um paralelo com Taiwan, a maior produtora de BL, para justificar a decisão da Coreia do Sul. Também perguntamos sobre “o que elas achavam sobre os idols na Indústria” e elas responderam que “é um trabalho deles, mas que também se tratava de uma questão econômica, porque eles viram que dá lucro”.
Mesmo que o papo estivesse bom, a programação não parava por aí! Depois de almoçar, mais artistas iriam conversar conosco, na Sala de Imprensa e novamente tivemos que correr. ~ Oh, Anime Friends, colocar assuntos como doramas no horário de almoço e no mesmo horário das coletivas? Sacanagem com a gente, hein! Me desdobrei, suei a camisa.
E por conta disso, quando chegamos, o ator Ryota Ozawa (conhecido pelo trabalho em Capitão Marvelous/Gokai Red em Kaizoku Sentai Gokaiger), já estava respondendo algumas perguntas. É impossível negar que queríamos perguntar os segredos de beleza dele, já que ele possui a nossa idade e continua belíssimo, porém como somos profissionais não o fizemos. Então, apenas acompanhamos a entrevista sem falar uma palavra sequer, só admirando mesmo, e tentando chegar na frente, sem sucesso. ~ Uma pequena pausa dramática.
Assim que o ator saiu de cena ~ gostaram do trocadilho? ~ quem apareceu para trocar umas idéias com a imprensa, foi o nosso amado Guilherme Briggs. ~ Para quem não lembra, ou não sabe, conseguimos fazer uma pergunta ano passado, onde ele admite que também é dorameiro. ~ Com a sala lotada, o dublador deu atenção para todos sempre de maneira muito simpática e educada.
Seguindo, tivemos os cantores Takayoshi Tanimoto, Ishihara Shinichi e Hideaki Takatori, de trilhas de Tokusatsu respondendo perguntas. Eles ainda iam se apresentar no palco do evento, o que deixou alguns dos presentes muito empolgados e ainda deram dicas do que poderia acontecer nas apresentações. Os fãs, presentes na Coletiva de Imprensa, ali presentes, estavam com os olhos brilhando para a apresentação dos três. Foi um momento icônico!
Para terminamos o dia, tivemos mais duas entrevistas muito interessantes. A entrevista relâmpago com o Rap Geek VMZ, que por alguns imprevistos só durou 10 minutos e a mais esperada do evento todo: A com o ator Vincent Martella, o Greg de “Todo Mundo Odeia o Chris”. Dessa vez, a sala estava tão lotada ~ e quando eu digo lotada, o chão estava impisável ~ e as perguntas eram tantas que não sabiam como iriam fazer para ter apenas a duração prevista. Perguntas sobre o trabalho de dublagem dele em Phineas & Ferb também apareceram e ele sempre respondia de forma muito atenciosa aos presentes.
Com tudo feito e sem internet, ~ e aqui, um adendo, por conta do alto fluxo de pessoas no evento neste dia ~ ficou impossível compartilhar as últimas novidades do dia, que já estava para lá de especial. Afinal, doraminha no Anime Friends é para comemorar em pé.
Anime Friends 2024 ~ Dia 4 ~ 21.07.24 ~ Domingo: Último Dia
Então, o último dia do evento havia chegado. ~ Mesmo que este dia tenha sido marcado com tudo dando tudo errado para a pessoa que escreve, ainda assim, foi divertido. ~ Foi o dia oficial da gastança dentro do evento! Lembrancinhas e comidinhas foram compradas e ainda tivemos tempo para assistir um pouco da programação, antes de almoçar e ir para as coletivas.
A programação começou na Arena Kpop, novamente. Duas conversas interessantes aconteceriam por lá. Primeiramente, um papo sobre o BL e a importância dele para o meio LGBTQIA+, comentando sempre também os favoritos e o porque dos brasileiros gostarem tanto de assistí-los. A conversa seguiu como na do dia anterior, abrindo para perguntas. Todavia, estas não foram necessárias já que durante a apresentação, a interação entre os apresentadores e o público foi espetacular, sempre dando, de forma divertida, maneiras dos espectadores de se expressarem. ~ Pontaço, viu, Anime Friends? Aprovado!
Continuando na Arena, começamos mais um papo sobre Dorama. ~ Oremos em pé! Glória, Glória! ~ Diferente do dia anterior, o papo dessa vez foi sobre um censo que fizeram no Brasil para saber o porquê dos brasileiros gostarem tanto de Kdramas e quais os favoritos. Obviamente, clássicos como “Pousando no Amor”, “Goblin” e “Vincenzo” constaram na lista, o que chocou um total de zero pessoas.
Após a pausa para o almoço, voltamos para a nossa maratona. Dessa vez, já na Sala de Imprensa, tinhamos só mais algumas entrevistas. Wendel Bezerra, dublador do Goku e Bob esponja, e Sidnei, por exemplo, responderam a todas as perguntas de forma divertida e sempre com um sorriso no rosto.
Esperando novamente por uma chance para perguntarmos algo ao Vincent Martella, acompanhamos a entrevista que aconteceria antes. O Produtor de Rap Geek Sidnei Scaccio respondeu algumas perguntas, inclusive a nossa, sobre “a influência dele na hora de criar seus beats”. Ele respondeu que “ele tem influência tanto asiática, quanto no hip hop e trap, e que a parte asiática é bem forte, já que ele geralmente usa alguns sons dos animes nos Beats”.
Era, finalmente, a hora de encerrarmos a cobertura do evento, após a segundo estrevista de Vincent. Dessa vez, conseguimos perguntar para ele sobre “a invasão dos doramas asiáticos nos EUA e se ele aceitaria participar de algum remake americano das obras”, coisa que ele não soube responder, já que “honestamente nunca havia assistido alguma coisa do gênero” e nos pediu dica. A dica do Portal foi Tomorrow. ~ E, como ainda não temos uma crítica dele, vale o alerta: Cuidado, o dorama pode possuir gatilhos para algumas pessoas.
Para finalizar, tiramos várias fotos do evento, e compartilhamos tudo nos Stories do Portal. Tanto que 1 destaque não foi suficiente, mas 2. Então, foi a hora de ir embora em direção à rodoviária. Aproveitamos para pegar o ônibus que o evento disponibilizou para o Tietê de graça. ~ O ônibus era ótimo, parecia de viagem: cadeira confotável, lugar para pôr água, um luxo!
E quando será o Anime Friends 2025?
Assim foram os quatro dias do Anime Friends 2024. Ano que vem tem mais e já sabemos que os dias previstos são do dia 3 à 6 de julho! E se vocês gostaram do nosso Diário de Bordo e a Maru Division nos der novamente uma oportunidade de cobrí-lo, estaremos lá de braços abertos, igual o Cristo, para receber o novo desafio. ~ Gente, sou do Rio de Janeiro, relevem a comparação!
2. Desabilite seu bloqueador de anúncios!
3. Compre produtos da Lojinha!
4. Doe o valor que acha que o site merece!
Veja outras Coberturas do Anime Friends, pelo Portal | EU AMO DORAMAS.
EU AMO DORAMAS | Seu Portal BR de Opiniões sobre Produtos e Cultura Asiática
Participe da discussão