Hoje, resolvi deixar todo mundo com água na boca! Trouxe uma receita de Kappamaki. – Tá, mas, Ana, o que é Kappamaki? E por quê esse bicho horrendo ao lado?
Vou explicar com uma curiosidade: Embora ‘Pepino’ em japonês seja Kyuri, esse bicho é o Kappa, um personagem do Folclore Japonês que pode ser bom ou mau. Quando é maléfico, a melhor estratégia para deixar o Kappa calmo é dar-lhe pepinos para comer, até ele se tranquilizar. A ligação entre a culinária japonesa e a cultura japonesa é muito grande e essa ligação entre Kappas e Kyuris ficou tão forte que deu o nome a um prato do país.
Então, sim, é o que entendeu: Kappamaki é um prato da Culinária Japonesa mais conhecido como Sushi de Pepino. Gostou da curiosidade? Vamos à receita!
Ingredientes
O Hosomaki, traduzido como “enrolados finos” é um prato japonês que consiste em alga, arroz e 1 ou 2 dois recheios. O Kappamaki, por sua vez, é uma espécie tradicional do Hosomaki, cujo recheio é de pepino. Para ser preparado você vai precisar de:
- Arroz japonês ~ 1(uma) xícara de chá
- Açúcar ~ 1(uma) colher de sopa rasa
- Sal ~1(uma) colher de sopa cheia
- Vinagre de arroz ~ 1(uma) colher de sopa cheia
- Pepino ~ De preferência fino
- Alga ~ Ou Nori, como é chamada
- Água quente ~ ½ (meia) xícara de chá
Utensílios
- Água temperatura ambiente em uma cumbuca
- Sudare (esteira de bambu para preparar o Kappamaki)
- Uma faca grande e afiada
1º passo: Preparo do Arroz Japonês
1. Lave o arroz japonês com delicadeza por, pelo menos, 3 vezes ou até que a água não fique mais branca e quase transparente. Depois, deixe o arroz de molho por 30 minutos.
2. A seguir, coloque o arroz inteiro na panela com o dobro de água, até tampá-lo completamente. Ligue em fogo médio-alto até começar a ferver. Quando estiver fervido, diminua para fogo médio-mínimo e tampe a panela por 15 minutos.
3. Feito isso, desligue, deixe tampado e descansando enquanto você prepara o molho do arroz.
4. O molho é feito com meia xícara de chá de água quente, uma colher de sopa cheia de vinagre de arroz, uma colher de sopa cheia de sal e uma colher de sopa rasa de açúcar. Misture bem até o vinagre ficar meio branquinho.
5. Preparado o molho, misture-o com o arroz cuidadosamente para não desmanchar os grãos.
2º passo: Corte do Pepino:
1. Comece cortando as pontas do pepino, até ele ficar do tamanho da alga. Em seguida corte-o na metade vertical, abrindo-o. Então, corte-o novamente na vertical, bem na linha central do pepino.
2. No vídeo em que nos inspiramos, o cheff corta o pepino deixando-o em uma única fatia mais grossa. Só que nós optamos por cortar em várias fatias fininhas, então continuamos cortando em metades verticais. Não corte na horizontal, já que colocaremos as fatias cortadas na vertical por inteiro na alga.
3. Depois de preparado o Kappamaki (na vertical) cortaremos na horizontal. Isso economiza muito o tempo!
3º passo: Preparar o Kappamaki
1. Separe uma cumbuca com água em temperatura ambiente para molhar as mãos antes de pegar no arroz.
2. Agora, separe a alga, o pepino cortado, o arroz japonês já pronto com seu molho, uma faca grande e afiada e o Sudare.
3. Dobre a alga no meio e depois quebre-a. Como ela está seca, será bem fácil quebrá-la. Coloque a alga no Sudare com o lado áspero virado para cima.
4. Molhe as suas mãos e pegue um punhado de arroz, coloque-o no meio da alga e vá espalhando pela alga até a lateral. Não é preciso apertar o arroz. É importante deixar uma espécie de moldura na parte de cima da alga, não espalhe o arroz até o final dela, deixe um dedo de alga na lateral vertical.
5. Coloque o pepino no meio da alga com arroz. Segure o recheio com 4 dedos de cada mão e mova o Sudare para longe do seu corpo, fazendo um movimento de enrolar. Feito isso, vai aparecer a pontinha de alga com arroz. Molhe as mãos e passe um pouco de água nessa ponta de alga. Isso ajudará a alga a ficar bem coladinha e não se desmanchar.
6. A seguir, levante a extremidade de cima do Sudare e veja se o recheio não se mexeu. Caso não tenha mexido, você pode levantar o Sudare e mexê-lo até que fique parecendo dobrado na metade e esteja cobrindo totalmente o Kappamaki. Prense com delicadeza Sudare e puxe, para fechar o Kappamaki.
7. Pegue a faca e a molhe um pouco com a água (que usou para molhar seus dedos), para que o arroz não fique grudando e fique mais fácil de cortar. Corte o Kappamaki no meio e depois aproxime as duas metades, assim o corte sai mais ou menos do mesmo tamanho.
Quer uma ajudinha?
Se seguirem direitinho o passo-a-passo, vão se deliciar com o sabor! Os vídeos em que nos baseamos para fazer a receita, aqui de casa, foram:
O preparo do arroz japonês:
O corte certo do pepino:
O Kappamaki:
Fica a Dica!
O prato fica delicioso tanto com o molho Shoyu, com ou sem Wasabi, ou com o Tarê! Sempre uso a raiz forte. Adoro a sensação de ardência que ela provoca! E vocês, preferem com ou sem?
Na primeira vez que preparamos, usamos apenas o Pepino, mas na segunda nos arriscamos e colocamos Manga junto! Igual no vídeo acima e ficou delicioso!!!
Espero que gostem da receita e me contem como foi fazer o Kappamaki nos comentários abaixo.
EU AMO DORAMAS | Seu Portal BR de Curiosidades e Críticas sobre a Cultura Asiática
Join the discussion
Cara, o bom de ser revisora dos textos de receitas, daqui, é ficar com água na boca enquanto eu leio e ajeito as imagens.
O mau de ser revisora dos textos de receitas, daqui, é ficar com água na boca e não saber onde comprar alga, Sudare e o arroz japonês.
Mas, okay, é por uma boa causa.. Qualquer coisa, eu peço comida japa no iFood. HAHAHAHA
Ótima receita, Ana! Arrasou!!! =P
Hahahaha
É uma delicinha e para o calor do RJ é melhor ainda!! Que bom que tu gostou da receita, o post tá lindão graças a ti!!!
Obrigada :*