Sob o nome original de Remarriage & Desires, as razões para gostar de Match VIP são muitas! Tem vingança, tem reviravolta, tem maldade, inveja, ganância, tem gente se fodendo de diversas formas e ainda tem casamento, em apenas 8 episódios. Diferente de vários kdramas que já vi, esse muda muito o tom, porque por ser exclusivo da Netflix, tem uma pegada um pouco mais ocidental, ainda que a essência e o clichê sejam orientais. Mas, antes de me aprofundar na resenha de hoje, bora para a Ficha Técnica!
Gênero: Romance | Drama | Makjang (exagero)
Ano de Exibição: 2022
Classificação Indicativa: +16 anos
Onde Assistir: Netflix
Sinopse: Homens e mulheres ambiciosos querem entrar ou se manter na alta sociedade. Uma agência especializada em encontros com pretendentes cobiçados vai ajudá-los. Um jogo perverso de interesse e vingança em uma agência casamenteira. Será que vai dar match?
O que esperar?
Inicialmente, para quem está acostumado com uma protagonista frágil, em Match VIP, vai se surpreender. Embora o kdrama tenha apenas 8 episódios, muita coisa acontece, em pouco mais de 1 hora cada. A trama simplesmente te prende, do início ao fim. Para começar, temos um “elenco das antigas” em Match VIP, o que para quem mergulhou no mundo dos doramas, há um certo tempo, é um prato cheio. Além disso, temos uma protagonista que não se curva para as adversidades e obstáculos, mas os enfrenta de igual para igual.
Devido ao conteúdo sensível e a falta de caráter e bom senso, Match VIP traz um tom sombrio e uma rede de vingança repleta de maldade e ganância, fazendo uma leve crítica à alta sociedade sul-coreana. A mesma do famoso clichê: a mocinha que é proibida de se casar com o carinha lindo e podre de rico, porque a família não deixa. Ou do político ganancioso que vende a alma, almejando a presidência. No entanto, o desenvolvimento da trama só não é melhor que em Vagabond. Por este motivo, a classificação indicativa de Match VIP é para maiores de 16 nos.
O enredo
Seo Hye-Seung é uma professora universitária traída pelo seu marido, que apaixonado pela amante, pede o divórcio. Embora relutante no início, Seo Hye-Seung aceita o divórcio e deixa o caminho livre para Kang Nam-Sik pedir a amante em casamento. Jin Yoo-Hui é uma sedutora advogada que não mede esforços para conseguir alcançar o status que deseja. Na verdade, ela é movida por uma vingança pessoal. Depois de sair ilesa de um sistema de corrupção para arrancar todo o dinheiro de Kang Nam-Sik, Jin Yoo-Hui o acusa de tê-la estuprado. Externado pela acusação, divorciado, sem dinheiro e se sentindo traído, Kang Nam-Sik comete suicídio, depois de contar toda a verdade para a sua ex-esposa, sobre Jin Yoo-Hui.
Com o intuito de resolver um mal-entendido, Seo Hye-Seung vai até uma agência de casamentos que sua mãe a cadastrou. Porém, ao avistar a ex-amante de seu marido, ela resolve iniciar uma vingança, com receio de Jin Yoo-Hui praticar um outro golpe contra mais um homem e/ou uma família. Portanto, ela aceita participar dos encontros arranjados pela agência REX, que funciona juntando casais recém divorciados da alta sociedade coreana e classificando os participantes de acordo com o patrimônio deles e/ou taxa de adesão. Dentre as escalas, estão a Super Black, Black, Secret, Diamond, Platinum e Gold.
Dessa forma, se sentindo ameaçada e buscando alcançar seus objetivos, Jin Yoo Hui decide aceitar o jogo de vingança de Seo Hye-Seung, se defendendo e atacando na mesma medida, ou pior.
Minhas Impressões
Particularmente, eu amei esse mini-drama! A produção e a direção de imagens são impecáveis. O tom mais sombrio, aliado com elementos mitológicos enriqueceram a execução da obra. Senti que ele foi muito bem trabalho e que o elenco entregou muito nas atuações. Surpreendentemente, até mesmo o elenco mais jovem mostrou que estava preparado para aquele tipo de drama. Da mesma forma, a trilha sonora casou perfeitamente com o tom de sedução e luxúria, característicos de Match VIP.
E o que falar da Jin Yoo Jung, no papel de Jin Yoo Hui? Maravilhosa, como sempre, mas com a definição de PERFEITA! Desta vez, como vilã! Sou suspeita para falar, porque amo a atuação dela, mas nesse papel ela me conquistou num nível que não tem mais volta. Ela foi uma vilã excepcional do começo ao fim e conta com uma história de abandono, vingança e sede de poder. Nada muito fora do clichê, mas muito bem trabalhado.
Enfim, o enredo e a trama são muito bem desenvolvidos e realmente te prendem. É um dorama de fácil absorção e compreensão, daqueles que não vemos a hora de ver quem vai se ferrar primeiro, e como. Valeu muito a pena maratoná-lo, então super recomendo!
Reflexões Interessantes
Uma coisa que achei interessante, contudo, em Match VIP, é que por se tratar de encontros VIPs, pelo menos por aqui, causaria estranheza uma Professora Universitária estar numa categoria de Platina, certo? Mas, não é estranho para a Coreia do Sul, uma vez que o valor convertido, para um professor de ensino básico, por lá, seja de 11 mil reais. Ainda assim, fica a curiosidade sobre o papel de Kim Hee Sun (Seo Hye Seung).
Apesar de ter lido uma crítica que acusava o drama de ‘vitimizar os personagens masculinos’, eu discordo. A única vítima que vi, ali, foi a Seo Hye-Seung! Na verdade, em se tratando de dorama, tudo está na mais perfeita ordem. Veja bem, o pretendente mais cobiçado, por ser da categoria Super Black, como todo protagonista, carregava uma história de traumas passados e, por não confiar em mulheres, depois de ter sido traído pela sua ex-esposa, passa a ver as mulheres, apenas como objetos de desejo. Nada de vitimismo, só um retrato fiel da nossa sociedade. E quantas mulheres, hoje em dia, também não fazem o mesmo?
Contudo, é de se pensar se não transferimos para o outro, nossas próprias frustrações passadas em pessoas novas, sabe? E se fazemos isso, por quê? Isso me deixou reflexiva e acho que vale um bom debate. Penso que se trata mais de como a nossa psique funciona e lida com traumas, do que algo tão superficial, quanto pautas sociais. Mas é só uma opinião, mesmo…
Conclusão
O final, no entanto, deixou um pouco a desejar, não pelo desfecho em si, mas pela rapidez com que aconteceu. Neste sentido, pareceu que o drama pedia um novo episódio ou de mais alguns minutos, para que o grande final pudesse ser melhor desenvolvido e, até, explicado. Entretanto, indo contra aqueles que esperam uma segunda temporada, pessoalmente, por conta desse desespero em dar um final feliz, não acredito que tenhamos chances de uma nova temporada. Minhas expectativas estão bem baixas! Portanto, se deseja sonhar, sugiro que seja deitado(a), para não cansar! Quem sabe nos surpreendamos juntos(as)!?
Até lá, que tal começar a assistir?
Trailer
-
- Plataforma de Streaming
Mas, e aí, meus docinhos de chuchu, bateu curiosidade para assistir? Já tinha assistido? Tem uma opinião parecida ou diferente da minha? Então, deixe seu comentário abaixo que eu vou adorar conversar sobre Match VIP.
Beijos e volte sempre que puder!
EU AMO DORAMAS | Seu Portal BR de Críticas e Opiniões sobre Produtos e Cultura Asiática
Não deixe de conhecer mais sobre o Portal | LEIA MAIS
Join the discussion
Está na minha lista pra iniciar…de curiosidade vou ja assistir o primeiro ep. Haha.. adoro resenhas! E adoro SUAS resenhas! Me deu mais ainda curiosidade de assistir. Entao bora!!🥰😘
Suas resenhas sempre me deixam com vontade de ir correndo assistir!! Rsrs
Já foi para o topo da lista, adoro Doramas com essa pegada .. vingança!