O que você pensa sobre os programas de sobrevivência? E sobre vários trainees lutando pra debutar num grupo? E polêmicas em votação? Pois é, hoje o especial será sobre os “Produce”.
Produce é um programa que se iniciou na Coréia do Sul, em 2016, e passava no canal Mnet, obtendo sempre os primeiros lugares na programação coreana. Porém, no ano de 2019, após a acusação de vários trainees de manipulação de votos, o programa oficialmente foi encerrado no país.
A emissora Mnet começou a ser investigada por manipulação de votos não só na franquia Produce, mas também no Idol School, que deu origem ao grupo feminino fromis_9. Nas investigações, o produtor Ahn Joon-young admitiu ter manipulado os votos de todas as quatro temporadas de Produce. Ele, o produtor Kim Yongbum e outros seis representantes de agências de entretenimento foram indiciados por fraude. Em novembro de 2020, foi revelado quais participantes foram prejudicados pela manipulação: Produce 101, Produce 101 – 2ª Temporada, Produce 48 e Produce X 101.
Além dos trainees prejudicados durante o programa, aqueles que debutaram também sofreram. Quando o escândalo foi divulgado, os grupos IZ*ONE e X1 promoviam ativamente. O grupo feminino teve sua imagem manchada e questionada por vários internautas coreanos, mas seguiram em atividade até 29 de abril de 2021, quando o contrato chegou ao fim.Já o grupo masculino X1, que tinha um contrato de cinco anos, encerrou suas atividades em janeiro de 2020, apenas cinco meses após sua estreia. O boy group sequer teve a chance de se despedir dos fãs e passou grande parte de sua existência em hiatus, tendo lançado apenas o seu single de debut, Flash. ~ ElfoLivre
OS GRUPOS DO PRODUCE
Entretanto, o que iremos focar, hoje, não é na polêmica e, sim, nos grupos formados pelos programas, fora e dentro da Coréia. Pois é, o programa não existiu apenas num país. A marca “Produce” se estendeu para países vizinhos, como Japão e China. A sua versão chinesa estreou em 2018 e teve, apenas, uma edição, enquanto que a sua versão japonesa começou no ano seguinte (2019), tendo duas edições.
I.O.I
Na sua primeira edição coreana, a ideia da Mnet era dar chances a 101 meninas que não possuíam muita chance, em suas empresas, de conseguirem entrar num grupo, em pouco tempo e apresentá-las ao mundo. Por isso, o nome do programa era Produce 101. Após essa apresentação, caberia ao povo votar em quem era mais competente para ter uma carreira artística. Então, foi formado o seu primeiro grupo I.O.I, que contava com 11 meninas muito talentosas, entre elas Chungha e Somi. Contudo, como as empresas participantes não chegaram a um acordo sobre um prazo mínimo para a duração do grupo, decidiram que seria temporário e terminaria após um ano.
Wanna One
Após o sucesso do girl group, a empresa decidiu fazer a sua segunda edição. Porém, dessa vez, com o foco voltado para os meninos. Com um sucesso até maior que a sua edição anterior, foi formado o Wanna One, que bateu recorde de vendas e conquistou muitos prêmios importantes durante o tempo que ficaram juntos. Semelhantemente ao I.O.I, ficaram juntos, apenas um ano (2017-2018).
IZ*ONE
Depois de dar chances a apenas trainees de agências coreanas, a rede de tv decidiu mudar o seu formato e dar chances a trainees da Coréia e integrantes do famoso girl group japonês AKB48 para formar um novo grupo. Diferentemente, a intenção era a troca de informações e conhecimento sobre a indústria musical de cada país. A partir daí, formou-se, então, o grupo IZ*ONE , que diferentemente do que ocorreu com os dois grupos anteriores, conseguiu promover até 2021, por comum acordo das empresas. Esse programa, portanto, passou a ser chamado, especialmente, de Produce 48, por ter durado doi anos.
Rocket Girls 101
Em 2018, enquanto se passava Produce 48 na Coréia, seu país vizinho, a China começou a passar a sua primeira e única versão do programa. Assim como a primeira edição do produce 101 coreano, o objetivo principal dessa versão era formar um Girl group. O formato seguia igualmente os mesmo padrões do programa original, inclusive o uso de contratos temporários. Rocket Girls 101, como era chamado o grupo vencedor, durou exatamente 2 anos, debutando no dia 23 de junho de 2018 e tendo seu disband em 23 de junho de 2020.
JO1 e X1
Já em 2019, tivemos, paralelamente, a última edição coreana do programa. A primeira edição japonesa do programa foi um sucesso de audiência no Japão, inclusive entre crianças. O primeiro grupo formado foi o JO1 que, desde o seu debut, em março de 2020 até hoje, continua sendo um dos grupos japoneses de maior sucesso. Ainda hoje possui recorde de vendas e, a cada lançamento, fica sempre entre os TT do twitter do país. Depois da formação do seu segundo boy group X1 e das polêmicas que o envolveram, teve seu fim automaticamente decretado.
INI
Por fim, o último programa de qual iremos falar é o Produce 101 season 2 japonês, que foi lançado no ano passado (2021) e teve como objetivo criar mais um boy group. Dessa vez, os 11 escolhidos pelo público formaram o grupo INI, que após poucos meses de seu debut foi indicado a revelação asiática do ano, em grandes premiações. Posteriormente, foi inclusive convidado a se apresentar no MAMA de 2021.
Para concluir, gostaria de saber qual dos grupos citados acima, foi o seu favorito? Deixe seu comentário abaixo. Aliás, adorarei saber sua opinião! A propósito, vocês têm gostado das nossas postagens de curiosidades sobre a Cultura Asiática?
EU AMO DORAMAS | Seu Portal BR de Matérias e Opiniões sobre Produtos e Cultura Asiática
Não deixe de nos visitar em nossas Redes Sociais
Participe da discussão
O texto da Thaoana é sensacional. Admito que minha curiosidade acerca da cultura asiática teve início a partir dos doramas, depois para animes e mangás até chegar à música. Há muito a conhecer ainda e espero seguir aprendendo. O conteúdo desse post é uma ótima fonte de informação! Obrigada!