Olá, AsiaLovers! Voltei com mais um texto e, dessa vez, o grupo escolhido pra ter sua história contada é o de Jpop Arashi (嵐): o maior e um dos mais duradouros grupos de pop japonês.
Dois anos depois, MJ (como é chamado pelos fãs) voltou a vivê-lo na continuação do drama e “Love so sweet”, outra música do grupo, também virou abertura e, com essa canção, o jogo virou e Arashi passou a ser novamente um dos grupos mais vendidos no país. Nesse mesmo período, o integrante Ninomiya Kazunari gravou o filme “Cartas de Iwo Jima“, um filme de Hollywood todo falado em japonês e dirigido por Clint Eastwood. Isso o fez tornar-se o único integrante do grupo a participar de um projeto imenso e in
ternacional.Em 2009, o grupo fez aniversário de 10 anos, mas quem ganhou presente foram os fãs. Nesse ano, o grupo lançou um CD triplo e um DVD duplo com os seus maiores sucessos. Essa compilação ainda trazia duas músicas inéditas sendo uma especial composta por todos, para os fãs, chamada “5×10” e o DVD ainda continha um behind the scenes da gravação do MV de “Crazy Moon” que ainda não havia sido lançado, além de uma animação especial.
Após 2010, o grupo começou a fazer turnês todo ano, lotando os lugares por onde passaram. Em 2011, eles lançaram a música “Guts!” que, com poucas horas do lançamento, ficou em primeiro lugar na Oricon e o seu Mv foi gravado num estádio de baseball. Em 2012 e 2013, o grupo passou a promover o Arafes (Arashi festival), foi a primeira vez que o grupo montou uma turnê com apenas as músicas votadas pelos fãs. Alguns desses shows foram realizados no “National Stadium“, o maior estádio de baseball do país, sendo o primeiro grupo musical japonês a conseguir lotar o estádio com um show. Após o sucesso, em praticamente todas as turnês, os meninos se apresentavam no local, devido a quantidade absurda de fãs. Inclusive, o grupo foi o último a tocar no estádio nacional antes dele fechar para reformas, devido às Olimpíadas de Tóquio.
Também em 2012, com base no seu trabalho como comentarista esportivo da olimpíada de verão de Pequim (2008) e da olimpíada de inverno de Vancouver de 2010, Sho Sakurai foi selecionado pela equipe da NTV para ter um programa especial sobre os eventos esportivos das olimpíadas e paraolimpíadas de verão de Londres de 2012, junto com seu companheiro de grupo, Aiba Masaki. De 2013 em diante, os integrantes passaram a dar mais importância à carreira individual e aos programas que possuíam na TV, mas isso não quer dizer que eles não tenham lançado nada como grupo. Em 2015, Sakurai novamente teve um papel de importância na TV apresentando documentários sobre a história japonesa com um dos maiores jornalistas japoneses, Akira Ikegami.
Em 2018, como o grupo já era o maior do Japão, chamaram a atenção da Netflix e ganharam um documentário próprio, que inicialmente visava mostrar como era a vida corrida do grupo, a turnê de 20 anos, etc… porém, com o anúncio de hiatus de Ohno, em 2019, passou a mostrar a opinião dos membros e os últimos momentos dos meninos como um grupo.
Em 2019, muitas coisas surpreendentes aconteceram. O integrante Ninomiya jogou nas suas redes sociais uma carta escrita à mão, anunciando que iria se casar com uma ex-locutora, com quem namorava, há alguns anos. Alguns meses depois, foi a vez do líder Ohno fazer uma declaração chocante numa entrevista. Ele anunciou que, a partir do dia 01 de janeiro de 2021, o grupo entraria em hiatus, após a decisão ter sido tomada em conjunto. – Chorei horrores nesse dia! – Entretanto, ainda anunciou uma turnê comemorativa de 20 anos de carreira e muitas outras surpresas.
Uma dessas surpresas tinha a ver com o sonho do MJ. Eles, pela primeira vez, lançaram uma música toda em inglês pra tentar entrar no mercado americano e liberaram toda a sua discografia para os aplicativos de Streaming (Spotify, apple music, etc) e até mesmo muitos de seus MVs para o Youtube e ainda criaram um canal oficial, sem contar que todos entraram também nas redes sociais. Quando a música “Turning Up”, enfim, foi lançada, ela alcançou o primeiro lugar em diversos países, incluindo Japão, EUA e Brasil.
Ainda nesse ano, o grupo lançou uma música especial comemorativa em homenagem aos fãs chamada “5×20”. Além do lançamento dessas músicas no aniversário do grupo, no mesmo mês, o grupo foi convidado a tocar na cerimônia de posse do novo imperador do Japão, o que para o grupo foi tido como uma das maiores honras já alcançadas.
O ano de 2020 começou com o fim da turnê de comemoração aos 20 anos e com o seu último show sendo transmitido pra todos os cinemas do país e com os ingressos esgotados. Porém, não podemos esquecer que foi em 2020, ano em que a pandemia do Covid-19 se espalhou. Com isso, alguns planos do grupo já marcados, como uma turnê internacional, tiveram que ser adiados. O show marcado para a abertura das olimpíadas também, já que o país remarcou para o ano seguinte (2021), o evento.
Em casa e entediados, os meninos quiseram fazer algo positivo para amenizar o clima pesado e deixar seus fãs felizes durante esse período complicado. Então, fizeram para os fãs que tivessem crianças em casa, um evento online deles contando historinhas infantis. Como esse ano ia ser o último, eles não quiseram entrar em hiatus sem serem produtivos, então decidiram continuar nos presenteando. Primeiro, eles fizeram novamente, depois de 7 anos, um novo Arafes com novas músicas votadas pelos fãs. O show, que originalmente iria ter público e ser o primeiro na reabertura do “National Stadium“, aconteceu, porém com a situação de emergência declarada no país por conta da pandemia, obviamente não pôde ter público e acabou sendo gravado e disponibilizado online depois.
No dia 03 de novembro, eles lançaram mais um álbum com músicas inéditas chamada “This is 嵐”, tendo nesse novo CD uma música especialmente composta pelo mega cantor americano Bruno Mars. Em 24 de dezembro, foi transmitido pela Fuji TV o episódio especial de despedida do programa “VS ARASHI“, (programa existente desde 2008) com a duração de mais de 4 horas. E no último dia do ano, eles fizeram e transmitiram online um show de despedida do grupo.
Atualmente, Sakurai voltou a TV apresentando novamente mais documentários com Akira Ikegami, desta vez com foco no surgimento da Covid-19. Ohno – não temos certeza – está investindo mais na arte plástica, o que sempre foi a sua maior paixão. Ninomiya está provavelmente focado em sua esposa. Aiba foi selecionado para apresentar um programa esportivo na NHK chamado “Aibuzz” (Aiba buzz). E Matsumoto vai aproveitar um pouco mais do hiatus, porém, logo logo, voltará a atuar em dramas (ele viverá “Tokugaya Ieyasu” no drama “Dōsuru Ieyasu“. ( どうする家康, What to do, Ieyasu).
E aí, curtiu conhecer um pouco mais sobre o Jpop? Deixe o seu comentário abaixo e aguarde novas publicações!
~Thao.
Participe da discussão