“Estamos, atualmente, realizando consultas e revisão cuidadosa para manter a base da competitividade de nossa empresa e operar nossa produção de maneira progressiva.”
- 1. Taemin (SHINee)
- 2. Baekhyun (EXO)
- 3. Kai (EXO)
- 4. Taeyong (NCT)
- 5. Mark (NCT)
- 6. Lucas (WayV)
- 7. Ten (WayV)
Okay, o único problema é que a SM não havia confirmado, nem negado, as informações, apenas pedido para que os fandoms tivessem calma. – Calma, a palavra da vez! A mesma calma que o fandom tem quando descobre que seu idol está namorando! (ironic) – De início, pensei que talvez, estivessem usando isso mais como estratégia de marketing do que, realmente, pensando na possibilidade de acabar com os grupos originais, até porque seria uma perda de investimento e lucro sem tamanho. O SHINee, por exemplo, gera lucro para a SM, mesmo em hiatus (porque os meninos estão no Exército), o EXO gera muito (muito mesmo) para a empresa, o NCT (e o WayV) também geram, o que é surpreendente, uma vez que são novos.
- 1. O Baekhyun teve um grande sucesso solo, mesmo que achem que teve pouca divulgação (Eu discordo. Com todo respeito, porque como MVP, eu vi o Onew lançar VOICE, entrar no exército, não promover seu primeiro álbum solo e, mesmo assim, o vendeu a torto e a direito. Acredito que para o BaekHyun, seja do mesmo jeito porque só o nome dele já garante o sucesso das vendas. É o mesmo caso de qualquer membro do EXO!) E isso já seria motivo para se tranquilizarem, tá? – Aliás, que puta MV de Un Village foi aquele, minha gente? Menina… chocada!)
- 2. O EXO-SC acabou de ter um álbum muito bem sucedido. (E, glória a Deus, porque o álbum é maravilhoso e os dois MVs lançados, também. Tanto o What a Life, quanto o Closer to You).
- 3. E dois membros do EXO estão atualmente no exército, o que significa que o EXO não está completo e precisa de algo para continuar promovendo. (E, disso eu entendo, já que sou Shawol e tem 3 dos 4 membros do SHINee prestando o serviço militar, deixando o meu grupo COMPLETAMENTE em hiatus. – Já falo mais sobre isso).
- 4. Alguns – e é sempre bom enfatizar que não estou generalizando – alguns EXOls ainda reclamaram da falta de comeback do grupo principal (uma vez que o EXO tem várias Units). Mas, LOVE SHOT foi um puta comeback e ocorreu em Dezembro de 2018. Agora, o grupo está com 2 membros no exército e lá ficarão pouco menos de 2 anos, não faz nem sentido fazerem um agora, com 6 deles, ou faz? – Pensando alto, mesmo, não acho que seria realmente inteligente em questões de negócios, porque a indústria da música é um negócio, não podemos nos esquecer disso!
- 5. Por fim, mas não menos importante, a SM deixou claro que o SuperM seria um grupo secundário e que não atrapalharia as atividades dos grupos principais. Então, acredito que estejam falando de um grupo que será presente nesse momento de hiatus dos principais, que agora serão de “efeito escadinha” dada a diferença de idade entre os meninos.
- 1. Os dois membros do NCT que já têm contrato com a Capitol Music, terminaram recentemente uma turnê pela América do Norte. (O que é ótimo, porque estão fresquinhos! Precisam descansar? Precisam, mas é um projeto novo, inovador e com promessas de evolução, com sede de “vingar” o kpop. – No sentido de resistir, sobreviver, vencer, ultrapassar, transpor – E quem não se empolgaria por ser chamado de “o futuro do Kpop”? – Meu bem, fosse comigo, se eu tivesse tanta moral, eu juntava minha mala e dizia: “Tô pronta para a próxima turnê! Quando será?)
- 2. Já os meninos do WayV, acabaram de debutar. (Okay, mas isso não é bom? Não mostra que a empresa quer continuar a investir em seus próprios grupos?)
Mas, voltando ao SuperM, vejam bem: Em 2017, saiu uma notícia na SuperInteressante dizendo que a SM Entertainment investia cerca de US$ 100 mil em cada adolescente que treinava. É uma dinheirama que, se o resultado for positivo, gera lucro, se não for tão positivo assim, um grande prejuízo. De lá pra cá, a concorrência com a SM aumentou, outras empresas do ramo cresceram e isso, no mercado da música, embora comum, para o Kpop, é um complicador. Então, o que seria mais vantagem para a empresa? Investir nos grupos já existentes (os mesmos que, no momento, estão entrando em hiatus devido ao serviço militar obrigatório, e isso inclui o SHINee do Taemin – que eu já tô com saudade desde o dia 10/12/2018 com o Onew, com doses homeopáticas em 04/03/2019 com o Key e 15/04/2019 com o Minho, diga-se de passagem – e o EXO do Baekhyun e Kai) – uma vez que encontram-se no exército tanto o D.O, quanto o Xiumin. – ou pegar membros fortes, internacionalmente conhecidos, de grupos consolidados, para compôr um novo que, além de promover os já existentes (em hiatus ou não), ainda poderão gerar mais receita, sem o gasto com o período de trainee? – Para mim, a resposta é lógica: É inteligente usar o SuperM para promover tanto o SHINee, quanto o EXO durante o hiatus completo ou parcial dos grupos, enquanto promovem os novos, o NCT (que é rotativo) e o WayV que é uma Unit chinesa do NCT.
No meu modo de ver, não se trata de um ou outro grupo carregando os outros, como eu infelizmente cheguei a ler, até porque se os novos não tivessem minimamente talento, não estariam no SuperM. – E, sinceramente, isso é de uma prepotência sem tamanho, porque TODOS ELES foram recém-debutes um dia e também receberam apoio de quem já era veterano na empresa, coisa que eu admiro na SM, inclusive! – mas de investir neles e impulsionar os membros que ainda não estão sob a luz do alistamento militar obrigatório. E eu nem vou rebater as críticas que alguns fandoms fizeram sobre “a SM ser mercenária e exploradora, porque visa dinheiro”, porque está para nascer uma empresa que não foque em dinheiro. Aliás, se não for pra ganhar dinheiro, ninguém nem abre uma!
“Esta é uma formação totalmente nova de um grupo e artista, e também uma forma totalmente nova para o negócio. Estamos mantendo seus grupos, suas carreiras solo e, além disso, temos esse grupo de ‘Vingadores’ para juntá-los. Já existe um Homem de Ferro, um Thor, etc; e assim como os Vingadores podem ter seus filmes bem-sucedidos, há um tipo diferente de energia quando estão juntos como os Vingadores. Estamos criando isso como um ponto de negócios. Queremos criar uma sinergia entre seus grupos, eles como artistas solo e o grupo Super M para criar uma grande onda nesta indústria Kpop”.
“Nós o descrevemos como ‘Os Vingadores’ porque é a melhor analogia conceitual, que imediatamente será entendida pelos outros. Cada vingador tem seu próprio grupo, o Homem de Ferro tem seu próprio filme, o Thor também, mas juntos eles têm uma sinergia ainda maior. Da mesma forma, os membros continuarão com seus grupos e suas carreiras, mas se unirão nessa sinergia”.
“Com sete artistas incríveis, o SuperM apresentará a música como nunca antes, mostrando os valores centrais do Kpop que serão comprovados pelas requintadas habilidades de dança, canto e rap dos membros”.
Em resposta a esta parte do fandom que está receosa e um pouco avessa à novidade, o Jeff Benjamin, colunista da Billboard, afirma que o executivo do SuperM, respondeu:
“Nós entendemos que eles estão preocupados, definitivamente, e os próprios artistas também. Estamos tentando transformar essas preocupações em emoção. Agora, os próprios artistas estão simpatizantes, mas reconhecem que esta é uma maneira de se conectar com muitos outros fãs, incluindo os fãs do K-pop em geral. Estamos tentando satisfazer todos com conteúdo bem feito e estamos confiantes nisso. “
- 1. Site Oficial
- 2. Instagram Oficial
- 3. Twitter Oficial
- [1] Jeff Benjamin
- [2] Forbes
- [3] Soompi
- [4] Soompi sobre a Coex Artium
- [5] The Korea Times
- [6] Entertain Naver
- [7] News Naver:
- [8] Eonline
- [9] Disband do SuperM
- [10] SuperInteressante
- [11] Kpoppers States 1
- [12] Kpoppers States 2
- [13] Revista KoreaIn
- [14] The Jakart Post
- [15] Korea Joongang Daily
- [16] Hello Kpop
- [17] KstarLive
~Rackys
Join the discussion
Finalmente entendi o que é "SM", que sempre vejo vocês falando, e sempre tive vergonha de perguntar! Rs
Como leiga no assunto, posso dizer que suas pesquisas infinitas foram produtivas, pois ao menos consegui entender o básico do básico. E tambem como leiga, digo que estou super curiosa pra ver essa formação em atividade.
Parabens pelo texto super explicativo! 👏🏻👏🏻👏🏻
Nunca me arrependi, nem por um momento, de ter apoiado o Taemin no SuperM. Orgulho deste 1 ano e meio que se passou com ele.