Não faz muito, decidi investir no Portal como uma maneira de desopilar e externalizar o que aprendo e o que gosto nos doramas. Além disso, ampliei o Portal para além das Resenhas e resolvi comentar sobre toda a Cultura Asiática que me atrai. Chamei amigas para comporem a equipe e terem espaço aqui no Portal… Nesse meio tempo, investi no Portal, mudei de plataforma, comprei uma hospedagem maior, fiz um layout minimalista do meu jeitinho, aprendi a mexer com plugins… e até tivemos mudança de pessoal!
Para continuar mantendo o investimento, lançamos uma Lojinha Virtual, com estampas personalizadas, onde o resto do lucro é revertido para o CVV (Centro de Valorização da Vida). Mas, como a ideia inicial era podermos doar o valor integral, precisamos adicionar adsense no site. E acreditem, suas visitas e cliques nos anúncios fazem muita diferença!
Agora, mais recentemente, anunciei que estamos em fase final de preparação para a gravação e lançamento do Podcast do Portal, o Pod • DoraKorn. O anúncio foi feito, em primeira mão, no facebook, mas serão os membros do chat do Telegram que receberão o episódio piloto do podcast. (Mesmo que para isso, tenhamos que usar VPN (Virtual Private Network, uma rede privada virtual, que altera a sua localização e permite que consiga acessar o aplicativo, que atualmente está suspenso no Brasil, por determinação da Justiça Brasileira). ~ Respira!)
Hoje, por fim, vim anunciar que também estamos no Viki. É isso mesmo que você leu. Desde que deixamos de ser uma fansub, o Portal continuou se expandindo. Para além das Resenhas, hoje recebemos releases, postamos receitas, falamos de mangás, webtoons, premiações do Óscar e eventos, e opinamos sobre quase todos os produtos asiáticos que tanto nos encantam. Agora, é a hora de alcançar vôos mais altos. E por isso decidimos traduzir e revisar em uma plataforma OFICIAL e de maneira LEGAL. Em breve, traremos a lista de projetos que participamos e as resenhas de cada um deles.
A linha tênue entre as Fansubs e as Piratarias
Mas, algo nas Fansubs e Fanbases sempre me incomodou: Muitas, mesmo não tendo direitos de imagem e voz, cobram acesso para projetos novos ou doações, supostamente ~e quero crer, de fato, há sinceridade~ para o investimento em armazenamento. Outras, competiam com plataformas oficiais para lançarem antes do tempo oficial de lançamento no Brasil. ~E isso, sinceramente, acho uma puta sacanagem!
Não foi o caso da Eu Amo Doramas Fansub. Nunca fizemos nada disso! E, francamente, não vejo maldade em disponibilizar a legenda, sobretudo sem encode, dos projetos que não estão oficialmente lançados no país, visto que é um nicho ainda em crescimento, embora com grande público. E a existência das Fansubs, por si só, é essencial para mostrar às Plataformas de Streaming a importância e o tamanho do nicho deste mercado em específico. Ou seja, já disse em outros textos: Agradeçam às Fansubs, se a Netflix, a Star Plus ou HBO Max estão transmitindo Doramas!
Mas cobrar, ainda que minimamente ou disfarçadamente, por este produto vai contra tudo o que eu acredito e contra a lei, o que é pior. Portanto, sim, cobrar acesso ou produto do qual não tem direitos de imagem e voz é crime de pirataria, e todo cuidado é pouco. Isso porque pirataria é crime e está previsto no art. 184 do Código Penal, com pena de até quatro anos de prisão, além do pagamento de multa. Já para aquele que compra o produto pirateado sabendo desta qualidade, pratica o delito de receptação, punido com pena de até um ano de prisão, além de multa (art. 180 do CP).
Agora, com o Viki, já podemos relaxar as nossas mentes, com a certeza de estarmos fazendo o bem de maneira certa, e totalmente dentro lei.
O Nosso Passado e o Viki
Não entendam mal. Cada experiência que tivemos, seja com fansubs ou fanbases, individual ou coletivamente, valeram muito a pena! Foi um processo gostoso e, sem dúvidas, de bastante aprendizado! Nos desafiamos em cada vídeo, e também nos divertimos. Aprendemos a mexer em vários programas que jamais pensamos que precisaríamos usar um dia. No entanto, mesmo sabendo que nossos resultados eram melhores que os atuais, sobretudo se formos comparar as nossas legendas às da Netflix, sabíamos que, ainda sem cobrar, era moralmente errado. ~ Admitimos.
Cada dia que passa, desvendando mais o Viki, penso no quanto nos tornamos mesquinhos querendo para ‘ontem’ a legenda de alguns doramas. E falo não só como telespectadora, como contribuidora. Francamente, prefiro o processo demorado do Viki, à rapidez e traduções literais no Google Translate das Fansubs. Afinal, convenhamos, não são todas elas que se preocupam com a gramática, a ortografia e as bem-vindas concordâncias nominais e verbais! No Viki não tem muito disso. Ou você entrega um serviço de qualidade, ou nenhum QC (Qualified Contributor; Contribuidor Qualificado) te chama novamente para moderar um projeto.
E, para finalizar, como a reclamação no Viki era a qualidade das legendas… pensei: Por que não botar a mão na massa e dar fim à elas? Resolvi me desafiar novamente e já digo de antemão: Estou amando! Espero que possam amar, também!
EU AMO DORAMAS | Seu Portal BR de Matérias e Opiniões sobre Produtos e Cultura Asiática
Join the discussion