Do apelo dos shawols ao agradecimento inesperado que nos encheu de lágrimas nos olhos!
Eu não me canso de falar de que faço parte de um dos fandoms mais maravilhosos da Era KPOP. Em Dezembro de 2017, o SHINee World sofreu uma enorme e imensurável perda com a morte do Jonghyun e isso abalou o kpop numa escala indescritível. O SHINee é um dos grupos mais famosos da indústria e, na época, se preparava para comemorar 10 anos de carreira. Para falar a verdade, aprendi muito com os meninos e com o fandom sobre “como superar uma perda”. – Eu explico aqui e um pouco, neste link, também.
Memórias
Quando a NASA noticiou que levariam uma playlist para a Lua, os shawols se mobilizaram para fazer com que fossem acrescentadas nela as músicas “Selene 6.23” e “Moon“. Ambas as músicas foram escritas pelo Jonghyun: a primeira para o álbum do SHINee, The Misconceptions of You, e a segunda para o seu álbum solo, She Is.
Eu, assim como muitos shawols, soube da campanha pelo Twitter. Boa parte do fandom migrou para a plataforma porque sabia que, não só as notícias sobre o Kpop começam e estouram por lá, como os membros têm costume de logarem na conta oficial do grupo e lerem tudo sobre eles. – Tudo mesmo, absolutamente tudo, inclusive as Mentions e os Directs.
Alguns membros se arriscaram até em ter contas individuais na plataforma para se aproximarem mais dos fãs! São os casos do Lee Jinki (Onew) e do Kim Jonghyun (Jjong). O Kim Kibum (Key) e o Lee Taemin preferiram o Instagram. Já o Minho, é o “anti rede social” da parada toda!
E esta não foi a única vez em que os fãs se mobilizaram para confortar os corações do resto do fandom. Uma shawol coreana publicou, tempos atrás, um site com um acervo de áudios do JongHyun. Nele, constam frases e expressões que ele soltava em algumas entrevistas e na Blue Night (programa cujo qual era radialista), além de conversas, atuação, histórias, títulos de músicas, etc. Tudo na voz inigualável do Jonghyun! – Pausa dramática pra sentir o coração quentinho ouvindo cada uma dessas frases, no link acima.
A decisão do Twitter
Dias atrás, o Twitter informou que as contas inativas há mais de 6 meses, seriam desativadas. Segundo o site The Verge, um porta-voz da plataforma, disse:
“Como parte de nosso compromisso de servir a conversa pública, estamos trabalhando para limpar contas inativas para apresentar informações mais precisas e confiáveis nas quais as pessoas podem confiar no Twitter. Parte desse esforço é incentivar as pessoas a efetuarem login ativamente e usarem o Twitter quando registrarem uma conta, conforme declarado em nossa política de contas inativas”
E, ainda, acrescentou:
“Começamos o alcance proativo de muitas contas que não se conectam ao Twitter há mais de seis meses para informá-las de que elas podem ser permanentemente removidas devido à inatividade prolongada”.
Agora, pensem como os shawols ficaram quando se tocaram de que não teriam mais a conta do Jonghyun para poderem marcar ou matar saudades?! Logo ele, que era tão ativo nas redes sociais…
Não por menos, os shawols de todos os lugares do mundo aderiram à campanha! Ela consistia em mandar mensagens para as contas oficiais do twitter [@Twitter e @TwitterSupport] pedindo a manutenção da conta do JongHyun, como uma conta “memorial”. Além de interagir com os tweets do Jjong, como maneira de mostrar que a conta continuava “ativa”, marcaram a hashtag: #트위터계정_폐쇄반대 – onde podem ver as interações de quem aderiu à campanha.
Mesmo não sabendo como a escolha do Twitter afetaria as contas verificadas, interagiram também com as contas do Onew – que não é verificada – e da Blue Night para que não fossem removidas. A conta da Blue Night só era atualizada enquanto o Jjong estava vivo e a do Onew está inativa há um tempo. Pouco mais do que o tempo que ele está servindo o exército sul-coreano.
Havia, também, inclusive, um formulário do Google onde os shawols apenas preenchiam o próprio @usuário no Twitter. Era uma maneira de ajudar na campanha e pedir que houvesse algum arquivo de sua conta, pelo menos. Não só conseguimos que o twitter do JongHyun fosse arquivado na internet e estivesse disponível, também, NESTE LINK, como ao que parece, o Twitter respondeu positivamente ao apelo dos fãs do Jonghyun!
No dia 27 de Novembro, a conta do Twitter Support publicou:
“Ouvimos seus comentários sobre nosso esforço para excluir contas inativas e queremos responder e esclarecer. Aqui, o que está acontecendo: Isso afeta as contas apenas na União Europeia, por enquanto. Sempre tivemos uma política de conta inativa, mas não a aplicamos de forma consistente. Estamos começando com a UE, em parte, devido a regulamentos de privacidade locais (por exemplo, GDPR). Ouvimos vocês sobre o impacto que isso teria nas contas do falecido. Foi uma falta da nossa parte. Não removeremos nenhuma conta inativa até criarmos uma nova maneira de fazer destas contas, um “memorial”. Além de cumprir o GDPR, podemos ampliar a aplicação de nossa política de inatividade no futuro para cumprir outras regulamentações em todo o mundo e garantir a integridade do serviço. Nós comunicaremos a todos vocês se o fizermos. Pedimos desculpas pela confusão e pelas preocupações que causamos e o manteremos informados!”
Corações quentinhos
Felizmente, com a explicação do Twitter sobre a confusão e o pedido de desculpas da plataforma, os shawols se acalmaram. Mas, ainda não havia sido isso que nos deixou com os corações totalmente quentinhos. A Shiny Fundation agradeceu a ação do SHINee World para que as contas inativas não fossem deletadas do twitter!
A Shiny Fundation é uma Fundação criada pela mãe do JongHyun após perder o seu filho. Ela consiste em:
- Incentivar o crescimento de artistas dedicados a atividades culturais e artísticas;
- Dar suporte para habilidades incrementais; Estabelecer e operar um centro de aconselhamento psicológico e cura;
- Orar para que possam trabalhar em atividades culturais e artísticas, com base em uma mente saudável.
A Shiny Fundation promete ser uma luz para jovens e jovens artistas culturais. – Okay, respira numa pausa dramática, aqui.
Indicação
Deixo, aqui, como indicação uma Fundação, realmente, comprometida com a causa. Eles têm um bazar com produtos doados por idols e fãs de todo o mundo! O valor contribuído é usado, única e exclusivamente, com a finalidade e operação da Coorporação. Confira mais sobre a Fundação, clicando na imagem abaixo – o site pode ser traduzido, totalmente, se aberto no navegador “Chrome”.
<br>
Agora, digam-me se isso tudo não prova a minha teoria do primeiro parágrafo desta notícia?! O fandom Shawol é um dos melhores fandoms do Kpop! E se ainda discorda, não conhece nada da Indústria. – Opinião pessoal de uma shawol que está completamente sentida, okay?
~Rackys
Join the discussion
s2
Tem um "olho na minha lágrima", amei esse texto. Muito bom saber sobre essa mobilização, ver a beleza e a esperança que podemos encontrar em situações que nem imaginaríamos. JongHyun <3 Shawols <3
Okaaaaay… Isso sim é uma matéria bem detalhada e bem feita!! Eu fiquei muito emocionada lendo… 😍 Não sabia de muitas informações que você deu Rackys, com você vou aprendendo mais a cada dia sobre o SHINee ❤️.