Paisagem: Descendants of The Sun |
Muitas pessoas se precipitam perguntando se tal dorama termina bem, se tal dorama tem um final feliz, e se esquecem de aproveitar o percurso, o enredo, os personagens. Oras, nem todo filme de romance será como Uma Linda Mulher, ele também pode ser como Diário de Uma Paixão e não decepcionar. Ou mesmo como Titanic, cheio de altos e baixos onde o casal principal é só um mero detalhe. Pergunto: “quem é que decidiu que para ser um filme bom, ele tem que terminar feliz?” O que é felicidade? Viver a vida intensamente, ao lado da esposa a quem ama, “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até que a morte os separem”, ou um final onde um homem com medo de altura vem numa limusine branca, resgatar a donzela de sua própria casa no quarto andar, vencendo o preconceito dela ter atuado em boa parte da sua vida, vendendo o próprio corpo? Não estou diminuindo os enredos, apenas mostrando que “um final feliz” é relativo. Por isso, ao ler um comentário da minha amiga Gisele, me inspirei em fazer este post. O comentário dela refere-se principalmente aos doramas, mas parafraseando-a podemos englobar todas as obras de arte, assim:
Acho tão estranho as pessoas perguntarem se tem final feliz? Só vejo se tiver final feliz? Mesmo os doramas de finais felizes são fictícios!! Eu acredito em apreciar o enredo da história. Sei que há doramas que não sejam tão bons e tão bem escritos. Mas não é o caso da maioria. Uma trama bem feita, um enredo digno de suspiro, lágrimas e, por que não, desespero. Te prende do início ao fim com um misto de sentimentos… Até quando ficamos puta da vida com um personagem, é porque o ator soube atuar muito bem e a história soube passar isso para gente! Quando se analisa um roteiro, e admira o escritor, o diretor, os atores, a fotografia, as paisagens, os figurinos e o enredo segue uma linha que seja feliz, triste, borbulhando de amor ou ódio, temos que assinar embaixo. Então, por que não assistir e tirar nossas próprias conclusões e lições, mesmo que seja só para analisar personalidades, entender os sentimentos que inundaram os roteiristas, diretores, autores, cinegrafistas? É uma experiência tão rica e bacana para se perder em um “Tem um final feliz?”!
Kdrama: Andante |
Kdrama: Moon Lovers – Scarlet Heart Ryeo |
Kdrama: Goblin |
Kdrama: Uncontrollably Fond |
A mensagem que deixo, aqui, é: Se desprenda das amarras da sociedade, do seu padrão de julgamento, e se permita, se deixe levar, se deixe envolver. Aprecie, mesmo que não seja o seu estilo. Porque não só o seu gosto pode mudar, como te garanto que a experiência pode te surpreender! Até o mais doce clichê, a música mais comercial e a pintura mais abstrata tem uma história para contar.
Join the discussion
Eu nem sei o q dizer. Você toca a alma da gente. Fato!Que as pessoas ao lerem seu texto vejam os finais dos doramas, música
filmes e até msm da vida com outros olhos ❤
Que lindo!! E obrigada por ter essa inspiração vinda de um mero comentário meu. Como disse gostaria de ter 1/3 da sua sabedoria em escrever. Quem sabe um dia consiga fazer uma resenha digna haha. Vc como minha resenhista predileta sabe tocar nossos corações e tbm a nossa alma. Meu pensamento é realmente esse, deixe -se sentir e vivenciar, citei um dorama, mas um filme, uma música, um cantor, um livro e etc. Podemos levar em conta. Não deixe que pré julgamentos te inibam de ter uma experiência única, se ela será boa ou não só vc poderá saber e tirar suas próprias conclusões. Como dizem gosto é que nem C*, cada um tem o seu. Obrigada! Por mais esse texto. Me emocionou por ter te inspirado, como seus textos me inspiram sempre!! Grata pelo carinho de sempre!😍😍😍😘
Lindo texto!
"Nada em nossas vidas acontece por acaso!". Nem as coisas boas, nem as ruins. Todas elas nos ensinam algo, e temos que saber enxergar esse ensinamento. Mesmo que demore, devemos insistir, e um dia esse ensinamento nos transformará em pessoas melhores. Pra nós mesmos e, por consequencia, para os outros.
Perfeito texto, espero que inspire muitas pessoas a pensarem dessa forma.
Cara, eu achei simplesmente maravilhoso o ponto de vista das duas: Gisele e Raquel!
Existem pessoas que se privam do novo por estarem tão amarradas pelo velho, que acabam por perder experiências maravilhosas na vida. Acabam por ficar limitadas, quando temos à nossa frente um mundo inteiro de possibilidades…
Eu acho que pra dizer "Não gostei", temos que experimentar! Permita-se o novo.
E como já dizia o inspetor da vigilância sanitária, Ego, de Ratatouille: Surpreenda-me!
O que falar da sua escrita?! Sou fã de carteirinha da “escritora” “resenhista” Quelzita… E qual nao foi minha surpresa de saber que um depoimento meu te inspirou!! Inspiração para um texto tão profundo e significativo. Fiquei muito feliz e agradecida!! Estamos juntas em pensamentos e opiniões referentes ao seu texto. Não sou contra nada, se te faz feliz vai fundo!! Mas se for algo que vc não goste pq não conheça, tente conhecer primeiro para depois dar a sua opinião. E se mesmo assim vc não gostar…apenas respeite a opinião dos demais. Simples assim!! Mas sempre olho as coisas e tento entender pela perspectiva do outro. Até tento entender o pq de um não gostar disso ou daquilo. Mas penso: Somos diferentes, temos visões diferentes. Querer que vejam como eu vejo é complicadíssimo. Mas vamos seguindo e respeitando as opiniões alheias. Mas eu particularmente tento e me esforço para enxergar o melhor de tudo. Não espero o pior de nada ou de ninguém. As vezes sofro com isso…Mas no geral vira aprendizado ou experiências vividas. E tenho prazer em apreciar a arte seja ela qual for… da catira, passando pelos livros, até chegar aos meus amados doramas… a vida da arte se abrange em muitas obras…cabe a vc ter a liberdade, acesso e discernimento pra entender e apreciar. Com todo o respeito do mundo saber dar a sua opinião e não ofender ninguém com ela. Beijos de luz aos que adoram o hate, somos anti-hate neh?! Mas eu amores vivo de beijos de luz…E distribuo a quem interessar!! Quelzita amo a sua escrita e suas palavras!! Fã de carteirinha, espero ler ainda muita coisa sua e estar por perto para acompanhar seus passos diários…E dar força se assim precisar!!❤❤❤
Raquel, mais uma matéria excelente! Aprendi com você a admirar Doramas. E é muito bom que todos saibam que não é só dos animes Japoneses vive a cultura oriental.
Mais um texto que nos faz refletir sobre temas variados, gosto, felicidade, sentimentos variados, cultura, mas que não foge do principal: permitir-se sentir! Sem preconceitos, sem julgamentos, apenas dando chance para o novo, é isso aí, belas palavras!
Perfeição em forma de palavras. É isso.
Sem mais, aplaudo de pé.
Mais um texto lindo dessa GURIA que é tão grande! ❤️ Raquel… Posso não pensar igual a você, mas é fundamental te respeitar. Né? Realidades e ideologias diferentes da nossa às vezes geram conflitos ou parecem estranhas pra muita gente.
Compreender as diversidades, conhecer e aceitar diferentes formas de pensamento e costumes é um grande desafio. E quando a gente transporta isso para vida fica ainda mais difícil, não é? Nos dramas é a mesma coisa. Eu só escrevo para postar no grupo sobre aaquele drama que de alguma forma tocou profundamente o meu coração… e me dedico nessa escrita. Me decepciono por vezes com esse tipo de comentário que foi citado no teu texto. Tem final feliz? O casal ficar junto?
Só que nem sempre é isso que importa. O que importa são os sentimentos que as relações pessoais entre os personagens despertaram em cada um. Por isso a importância de assistir com atenção e carinho. Se está vendo só para dar conta da lista, só para dizer que viu, pra mim não vale… O que vale a sentir a emoção. Parabéns pelo teu texto… Eu adorei. E i que falar da Gisele… admiro essa mulher. Beijos, querida! Beijos, queridas… ❤️