Já faz um tempo que não assisto um dorama, como Divorce Attorney Shin (O Advogado de Divórcio). Este é um dos Kdramas mais sensíveis que assisti, ultimamente. Isso porque trata-se de uma história que fala sobre relacionamentos e toca em temas delicados, como por exemplo, amores, amizades, segundas chances, inveja, confiança e empatia, de forma única e apaixonante. Definitivamente, é o tipo de história que é envolvente e apaixonante. E, para quem gosta de enredos bem trabalhados e de uma ótima seleção de músicas clássicas e trot, precisa dar uma chance a Divorce Attorney Shin (O Advogado de Divórcio).
Gênero: Direito / Drama
Ano: 2023
Classificação Indicativa: +15
O que esperar?
O drama fala de um ex-pianista, que depois de perder sua irmã em um acidente, se torna advogado especializado em divórcio. Shin Sung Han se forma em Direito, como uma maneira de entender o conturbado processo de divórcio entre sua irmã e seu ex-marido, pais de seu sobrinho Seo Ki Young. Apesar desta ser a história principal, Divorce Attorney Shin (O Advogado de Divórcio) nos apresenta outras duas paralelas chamam atenção: A de Lee Seo-Jin e a de Jang Hyeong-Geun. ~ Logo mais falo delas.
Sung Han trabalha em um escritório de advocacia no prédio que ganhou de herança de seus pais. Como advogado de divórcio, ele estuda os casos que vai aceitar e os escolhe, apesar de parecerem difíceis. Com blefes e até brincando com lei, ele faz jogadas arriscadas para vencer, em prol do que acha justo e certo. Pode-se dizer que Sung Han, em Divorce Attorney Shin (O Advogado de Divórcio), usa de empatia para selecionar os casos que trabalha, buscando a vitória, como forma de justiça.
Enquanto os casos vão sendo solucionados, Sung Han lida com os traumas e arrependimentos do passado, ao lado dos seus amigos fiéis, Jang Hyeong-Geun e Jo Jeong-Sik, que também merecem destaque. A amizade deles chega a ser bonita de se ver. É do tipo que deixa o coração quentinho, pois é repleta de amor, confiança, segurança e companheirismo.
O Enredo Principal
Ela morre em um acidente de carro após seu processo de divórcio fracassado, onde perde a custódia de seu filho Gi-yeong. Logo depois que o advogado que defendeu Ju-hwa, Park Yu-seok, encontra um emprego bem remunerado no escritório de advocacia do ex-marido e o que faz Sung-han suspeitar de sua conspiração para ajudar o marido desde o início.
Sem nenhuma evidência em mãos, Sung-han decide ficar na Coréia e se tornar um advogado para enfrentar Park Yu-seok um dia e cuidar de seu sobrinho, da maneira que puder. Mas as coisas não são tão fáceis com a nova madrasta, Jin Yeong-ju.
Sung Han, ainda, precisa lidar com o fato de que a amante e, agora, esposa de seu ex-cunhado quer que seu sobrinho não mantenha mais contato com ele. Tentando lutar contra a legislação sul coreana que dificulta a guarda para parentes como tios, ele entra em uma disputa com o passado, o presente e o futuro. Vale dizer, ainda que Kim So Yeon é uma viborazinha mau-caráter, com complexo de inferioridade, que tinha inveja da irmã do nosso advogado. E, por este motivo, não media esforços para conseguir o que quer, nem no passado, nem agora.
Enredo Paralelo
Como resultado do excelente trabalho, Sung Han recebe certa fama sobre sua especialidade. A notoriedade é tanta que Sung Han atende Seo-Jin, logo no primeiro episódio, uma radialista famosa de um programa matinal. Buscando a guarda de seu filho, num divórcio difícil com o seu marido, o uso da narrativa adotada dita o que podemos esperar do kdrama. Com flashbacks do caso e durante sua apresentação em frente a um juiz de paz, sem precisar ir a um tribunal, Sung Han adota uma postura estrategista para dar a vitória à sua cliente.
O caso é difícil, pois a radialista tem um vídeo sexual vazado de sua traição. Contudo, usando de muita inteligência, o nosso advogado consegue contornar a situação e tem sucesso no caso. Ainda que pareça um spoiler do primeiro episódio, o ponto é que para manter a guarda, Seo-Jin precisa apresentar ‘carteira assinada’. Sendo difícil recomeçar a vida, na ‘moderna’ Coreia do Sul, em meio a julgamento dos anti-fãs, Seo-Jin começa a trabalhar no escritório de Sung Han. Essa relação se torna uma amizade de cumplicidade, embora eu quisesse que tivesse rolado no shippe ali…
De maneira idêntica, a relação de Jang Hyeong-Geun com sua esposa chamou minha atenção em Divorce Attorney Shin (O Advogado de Divórcio), porque como homem, ele reconhece suas falhas. Em algumas passagens, ele afirma que nunca a fez feliz e que ela se sentia sozinha por sua culpa. Entendendo esta culpa, de alguma maneira, ele a mantinha sem o direito a um divórcio, mesmo com ela já tendo uma vida ao lado de outro homem.
A princípio, o que parece ser egoísmo, é entendido como arrependimento. E se perdoar da culpa e do arrependimento é o que ele precisa para conseguir seguir em frente. É quando sua esposa lhe conta que está grávida e, portanto, feliz, que ele se dá conta que a está prendendo em uma relação sem futuro. E, de maneira singular, o roteirista trabalha a ideia de uma ‘segunda chance’. ~ Francamente, uma das passagens mais emocionantes do drama! Eu shippei forte, mesmo!
Crítica Social
Por analogia, usei acima o termo ‘moderna’, para me referir à sociedade sul coreana. Fiz isso, com o intuito de explicitar que o drama traz o tema ‘divórcio’, que ainda é um tabu no país, para o debate de forma exemplar. De maneira leve e precisa, apresenta nuances de rompimentos que precisam ser discutidas e refletidas, para quebrar alguns preconceitos da Coreia do Sul. Longe de julgar seus costumes e tradições, mas entendendo que o número de divórcios no país está atualmente grande, o assunto se torna mais que essencial. O KDrama entende isso e passa a ideia de que o divórcio é normal. Não é legal, nem é desejável, muito menos é originalmente pretendido. Mas muitas vezes inevitável, como o próximo passo. E, às vezes, é só… ‘talvez’.
Dentre as nuances, temos relacionamentos tóxicos e abusivos, solidão, amor por outras pessoas, traições, livramentos… Bem como também pincela uma crítica aos relacionamentos que se mantém, mesmo sem amor, seja por inveja, seja pelos filhos. Cada caso é estrategicamente pensado e trabalhado para convencer o espectador de que cada um deve ser avaliado individualmente. Além disso, tem a sensibilidade de trabalhar o problema em cima dos pré-julgamentos. Enfim, existem muitas razões e circunstâncias por trás de uma decisão tão importante como o divórcio, e pode sempre ser acompanhada de um pouco de vergonha e sentimento de fracasso, que precisa ser digerido emocionalmente.
Conclusão
No entanto, acredito que certos núcleos e personagens poderiam ter sido melhor desenvolvidos, com um pouco mais de tempo e uns quatro episódios a mais. Não é que Divorce Attorney Shin (O Advogado de Divórcio) seja ruim, porque não é. É que é bom demais para ter terminado como terminou. Gostei dos desfechos principais, mas esperava um pouco mais. Entretanto, reconheço que parte da minha frustração, deve-se às histórias do tipo ‘contos-de-fadas’ que são fechadinhas demais para questionar. Neste caso, contudo, a obra é mais aberta com o propósito de refletir a realidade em si, então vale a pena, ainda que a sensação de inconclusão continue pairando por aqui.
Apesar disso, o drama mescla bem entre a comédia e o drama, o que pode agradar a maioria dos espectadores, para além desta história envolvente que tece tão exemplarmente a questão da fidelidade amorosa e de amizade.
Curiosidades
A história de Divorce Attorney Shin (O Advogado de Divórcio) tem inspiração em um Webtoon de mesmo nome. E o título traz uma ironia: O nome do advogado Shin “Shin Seong-han” significa literalmente “sagrado” em coreano. Assim, seu crachá “Shin Seong-han, Divórcio” se torna um jogo de palavras provocativo. O advogado Shin também é o homem para os casos em que o ‘estado sagrado do casamento’ vacilou… Por este motivo, você pode encontrar Divorce Attorney Shin (O Advogado de Divórcio), também como Sacred Divorce.
Onde Assistir?
E chegou o momento que todos esperam! Que rufem os tambores! Onde assistir Divorce Attorney Shin (O Advogado de Divórcio)? Antes de clicar nos botões, lembre-se:
-
- Plataforma de Streaming
-
- Fansubs
E se você já assistiu, comenta aí. O que achou? Conte para mim nos comentários e compartilhe esta resenha! ^^
EU AMO DORAMAS | Seu Portal BR de Opiniões sobre Produtos & Cultura Asiática
Não se esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais!
Join the discussion
Assisti todos os episódios, amei
Maravilhoso 🤩🤩🤩🤩
Eu gostei muito
Estou assistindo na Netflix Porque Está é a Minha Primeira Vida, assim que eu terminar assistirei o Advogado de Divórcio
Não vi ainda.
Assisti, amei e ainda fiquei querendo mais
Vou ver
Muito bom!😍
Muito bom 😍❤️👏👏 Adorei
Boa tarde! Não assistir ainda, mas acabei de colocar na minha lista😍
Estou amando
Eu ainda não assisti, mais já está na minha lista 😊😍
Nao vi ainda, mas vou assistir
Tá na minha lista
Eu amei esse Dorama, maravilhoso. Queria 2°temp
Eu amei essa série, estou aguardando mais episódios por favor.😍😍😍
Não vi ainda 🥰🇯🇵🇧🇷
Top
Assistindo, muito bom