Neste Site, tenho o costume de escrever para quem “está chegando agora” e não conhece o objeto-tema do post, então, não estranhem.
O SHINee ganhou atenção por iniciar uma tendência de moda entre os alunos, da época, que a mídia chamou de “SHINee Trend”. E, por muito tempo, foram considerados os “príncipes do Kpop”. – Embora, para mim, sejam reis! – Esteve em 1º lugar em diversos gráficos de música na Ásia, apareceu nos gráficos da Billboard e Oricon, lotou estádios e arenas, esgotou ingressos em 1 minuto – e são donos na porra toda! Quer dizer, – e são donos das melhores qualidades humanas que você vai ver ou já viu na vida, não tendo quaisquer dificuldades de mostrar o mínimo de sensibilidade, respeito e carinho pelos outros. – Enfim, melhor grupo, melhor Fandom, e só a minha opinião importa.
2008: O DEBUT – Replay (COREANO)
1. Nuna Is So Pretty-Replay
2. In my Room
3. Real
4. Love Should Go On
5. Replay (Boom Track)
2008 – The SHINee World (COREANO)
Em 28 de agosto de 2008, o SHINee lançou seu primeiro álbum completo intitulado com o Single “Sanso Gateun Neo (Love Like Oxygen)”, um cover de “Show the World” de Martin Hoberg Hedegaard. A performance de Love Like Oxygen, também foi coreografada pela Rino Nakasone. Em 18 de setembro, o SHINee ficou em 1º lugar, no M! Countdown, com o single. The Shinee World estreou em #3 nas paradas da Coreia do Sul, vendendo 30 mil cópias. Com o “The SHINee World”, contendo o single do mini-álbum Replay, o SHINee ganhou o “Newcomer Album of the Year” no Golden Disk Awards.
Ainda no mesmo álbum, Jonghyun interpretou uma dos seus mais icônicos covers, “Y se Fuera Ella”, de Alejandro Sanz. – Mais tarde, em 2015, ele apresentou esta música no palco, desse jeitinho aqui.
MV do Single: “Love Like Oxygen”
Músicas do primeiro Álbum Completo
1. The SHINee World
2. Love’s Way
3. Love Like Oxygen
4. Romantic
5. One For Me
6. Graze
7. Last Gift (In My Room-Prelude)
8. Best Place
9. Y Si Fuera Ella
10. Four Seasons
11. In My Room (Unplugged Remix)
12. Replay
2008 – A.MI.GO (COREANO)
Músicas do primeiro Álbum Repackage
2009 – Romeo (COREANO)
ROMEO foi um álbum lançado com 5 versões de contra-capa, cada uma com um dos integrantes fantasiados – a minha é a do JongHyun, mas meu sonho de princesa, ainda, é achar as outras quatro.
Outra música que merece bastante destaque no álbum é Please Don’t Go, um dueto entre o Onew e o JongHyun, onde críticos musicais, Kim Joo-hyun, do Beff Report, enfatizou positivamente Onew e Jonghyun, dizendo que eles cantam com uma estética de “contraste”, o que significa que eles não podem ser separados uns dos outros. – E o motivo é só um: ESTE AQUI, de levantar suspiros, fazer amor.. e o arrepio frio que dá gente, truque do desejo.. não, pera.
1. Talk to You
2. Juliette
3. Hit Me
4. Señorita
5. Please Don’t Go
6. Romeo+Juliette
2009 – Year of Us (COREANO)
O álbum conta com dois singles: Ring Ding Dong, lançado digitalmente em 14 de outubro, coreografado também por Misha Gabriel. E Jo Jo em 19 de dezembro, com performances ao vivo em programas de música locais.
Outros prêmios, como o de Popularidade, fizeram parte da história do SHINee. – E só para eu não perder o costume. Adivinha quem coreografou Ring Ding Dong? É, pois é, desta vez foi Misha Gabriel, mesmo.
1. Y.O.U (Year of Us)
2. Ring Ding Dong
3. Jo Jo
4. Get Down
5. SHINee Girl
6. The Name (내가 사랑했던 이름)
2010 – Lucifer (COREANO)
As músicas do álbum “foram mais cuidadosamente selecionadas do que nunca” e o álbum “dá aos ouvintes uma grande oportunidade de experimentar os vários personagens musicais e habilidades vocais mais maduras dos membros”. O SHINee consolidou ainda mais sua popularidade ‘na música sul-coreana’ com os singles “Ring Ding Dong” e “Lucifer”.
MV do Single: “Lucifer”
Músicas do segundo Álbum Completo
1. Up &; Down
2. Lucifer
3. Eletric Heart
4. A-Yo
5. Obsession
6. Quasimodo
7. Shout Out
8. Wowowow
9. Your Name
10. Life
11. Ready or Not
12. Love Pain
13. Love Still Goes On
2010 – Hello (COREANO)
Eles apresentaram o concerto SHINee World em Seul, Los Angeles, Xangai e a primeira turnê em Tóquio, anunciando o lançamento de seu primeiro álbum de estúdio em japonês, que ocorreria em 2011, pela antiga EMI Music Japan. O álbum desta turnê só foi lançado em 2012.
2011 – DEBUT – Replay (JAPONÊS)
Só um comentário que preciso fazer antes é que, a partir daqui, quando eu falar “single” me referindo à Discografia Coreana, estarei falando da faixa-principal do álbum todo. Já quando eu falar em “Single”, me referindo à Discografia Japonesa, estarei falando do “Álbum Single”, que geralmente é um álbum único com uma música single e a mesma, em versão instrumental ou com duas a três faixas de músicas, com algumas delas em versão instrumental. – Por alguma razão que eu desconheço, eles fazem (lê-se: gastam com) um “nano”-álbum (menor que um “mini”) e isso vende. E, inclusive eu compro, porque é SHINee. Mas, okay. Explicado isso, sigamos.
Replay (vers. Japanese)
Músicas do primeiro Álbum Single (Japonês)
2011 – Juliette (JAPONÊS)
2011 – Lucifer (JAPONÊS)
2011 – The First (JAPONÊS)
Músicas do primeiro Álbum Completo (Japonês)
“The First”
1. Lucifer (vers. Japanese)
2. A.Mi.Go (vers. Japanese)
3. Juliette (ver. Japanese)
4. Better
5. To Your Heart
6. Always Love
7. Replay –
8. Start
9. Love Like Oxygen (vers. Japanese)
10. Hello (vers. Japanese)
11. The SHINee World (vers. Japanese)
12. Seesaw
13. Stranger (vers. Japanese)
2011 – The Warmest Gift (SMTown)
Este é o oitavo álbum de inverno da SM Town, através da SM Entertainment, e distribuído pela KMP Holdings na Coreia do Sul.
*As outras músicas são de outros grupos*
2012 – SHINee World The 1st Concert in Seoul
2012 – SHINee World The 1st Concert in Japan
2012 – Sherlock (COREANO)
MV do Single: “Sherlock” Dance Vers.
7. Honesty
2012 – Sherlock (JAPONÊS)
Músicas do quarto Álbum Single (Japonês)
2012 – SHINee World (2012)
03. Juliette + Break Dance
04. The SHINee World (Rock Ver.)
05. Always Love
06. Hello
07. Replay -君は僕のeverything-
08. Seesaw
09. Sherlock
10. Love Like Oxygen + Break Dance
11. Better
12. Amazing Grace
13. Y Si Fuera Ella
14. Tie A Yellow Ribbon Round The Ole Oak Tree
15. Start
16. Jo Jo
17. Stranger
18. Ready Or Not
19. Ring Ding Dong (Rock Ver.)
20. To Your Heart
21. Lucifer (SHINee World Concert 1 Ver.)
22. Kiss Kiss Kiss
Encore
23. Stand By Me
24. Bodyguard
25. Keeping Love Again
2012 – SHINee World II
02. Lucifer
03. Amigo
04. Juliette
05. The SHINee World (Doo-Bop)
06. Always Love
07. Hello
08. Replay
09. I Won’t Give Up (Onew Solo)
10. Passionate Goodbye (Onew Solo)
11. Hair (Key Solo)
12. Judas (Key Solo)
13. Seesaw (Korean Ver.)
14. Sherlock (Clue+Note)
15. Love Like Oxygeb
03. Y Si Fuera Ella
04. A-Yo
05. JoJo
06. Stranger
07. Ready Or Not
08. Ring Ding Dong
09. To Your Heart
10. The Name
11. Stand By Me
12. Bodyguard
13. Life
– Bonus Track_Studio Ver.
– Seesaw (Korean Ver.)
2012 – Dazzling Girl (JAPONÊS)
MV da Música Single: “Dazzling Girl”
Músicas do quinto Álbum Single (Japonês)
“Dazzling Girl”
2. Run With Me
2012 – 1000Nen, Zutto Soba ni Ite (JAPONÊS)
O MV é um trailer especial, lançado pela EMI Music Japan, no Youtube. É impossível falar de 1000nen, Zutto Soba ni Ite, sem falar dele. Conta uma história tocante de uma família que enfrenta algumas dificuldades de relacionamento. – A surpresa do MV, para a história narrada, vou deixar que assistam abaixo, para não dar spoiler. Possivelmente, ainda farei um review dele. – A letra da música é fantástica e cheia de sentimentos sobre reencontros, amores e uma dose de futuro. Mas, o vocal é o ponto forte. – Meu Deus do céu, a harmonia vocal desta música é, desculpe o termo, de cair o cu da bunda! Veja aqui, uma apresentação ao vivo dela.
É importante destacar que, em 19 de novembro, juntamente com o ator Kim Soo-hyun, o SHINee ganhou o “Ministry of Culture Award” pelo Ministério da Cultura da Coreia do Sul, Sports e Tourism and Korea Creative Content Agency’s (KOCCA) e a premiação anual, “Korean Popular Culture e Arts Award”, em Seoul Olympic Hall.
Músicas do sexto Álbum Single (Japonês)
1. 1000 Nem, Zutto Soba Ni Ite
2. Kimi ga Iru Sekai
1000 Nen, Zutto Soba ni Ite … (Music Video Versão Completa)
1000 Nen, Zutto Soba ni Ite … (Music Video Versão de lançamento)
1000 Nen, Zutto Soba ni Ite … (Jacket e Music Video Shooting Sketch)
CD 1000 nen, Zutto Soba ni Ite
2013 – The Misconceptions (COREANO)
A primeira parte do álbum, lançada em 19 de fevereiro de 2013, foi chamada de “Dream Girl: The Misconception of You”, com o single “Dream Girl”, também coreografada por Tony Testa. Vale constar, ainda, que o JongHyun quem escreveu a música “Spoiler” – e, francamente, se não é a melhor do álbum, é uma das melhores, sem sombras de dúvidas. – Em uma entrevista em vídeo com a Billboard, o Shinee disse que os títulos das músicas para Why So Serious? – The Misconceptions of Me, foram revelados na música Spoiler, que como tal, é a faixa de abertura do álbum completo. (Vejam aqui)
“É o nosso primeiro álbum completo que estamos lançando, depois de um bom tempo, então nós trabalhamos muito duro. Minho e Key trabalharam no rap, Jonghyun trabalhou nas letras, e Taemin trabalhou na coreografia“.
“Nós nos conhecemos melhor e um monte de nossas opiniões foram para este álbum“. Jonghyun em conjunto, disse: “A entrega de Taemin nas letras é boa. O falsete de Minho está muito bom ultimamente. Key é bom no inglês. Sabemos os pontos fortes de cada um dos outros por isso, é fácil dividir as partes de acordo com quem pode brilhar em quê. Nós nos divertimos trabalhando no álbum“.
O concerto do SHINee, intitulado The Wizard, abriu o evento em 21 de dezembro de 2013, apresentando canções e faixas de sucesso do grupo a partir do seu terceiro álbum, incluindo “Hitchhiking” e “Nightmare”.
MV do Single: “Dream Girl”
Músicas do Dream Girl – The Misconception of You
Música Single: “Better Off”
The Misconceptions of US
2013 – Fire (JAPONÊS)
Fire é o sétimo single japonês. Ele foi anunciado em 1º de Fevereiro e lançado em 13 de março do mesmo ano. A EMI Music Japan revelou que Fire seria a música-tema de encerramento do programa de TV da TBS, “Matsuko no shiranai Sekai” (O mundo desconhecido de Matsuko – tradução literal), a partir de 19 de abril. O programa ia ao ar, toda sexta-feira, às 00:50h. Nele, Matsuko apresentava ao telespectador, uma conversa livre, com seus convidados e suas opiniões afiadas a respeito de tudo. Os convidados mostraram aquilo em que eram bons e/ou o que mais gostavam em uma entrevista para lá de despojada e divertida e essa natureza “livre” era o que fazia o programa ser divertido. Durou 2 temporadas e podia ser visto, também, neste link.
2013 – Boys Meet U (JAPONÊS)
O álbum foi lançado em três versões, a versão padrão do CD, uma versão CD + DVD e uma edição limitada que contém um CD, um DVD e um livro de fotos. Na música single, temos um rap do Minho com um fundo de um solo de guitarra. O SHINee sempre foi ovacionado pela capacidade de juntar o que ninguém pensou em juntar um dia, e fazer isso com uma qualidade excepcional. – Sinceramente, para mim é maravilhoso! O resultado é fantástico!
2013 – Boys Meet U (SINGLE JAPONÊS)
3. Dream Girl (vers. Japanese)
2013 – Everybody (COREANO)
Neste álbum, duas faixas foram escolhidas como Single para as promoções: “Everybody”, que foi coreografada pelo Tony Testa, com quem já havia trabalhado em “Sherlock” e “Dream Girl” e “Symptoms“, que também foi escrita pelo meu (seu, nosso) amado JongHyun, além de ter sido composta por The Underdogs, que já trabalhou com o grupo em “Juliette“, “Spoiler” e “Selene 6.23“.
A SM Entertainment divulgou um vídeo lírico de Symptoms, enquanto que Everybody foi apresentada, pela primeira vez, no “SHINee COMEBACK SPECIAL”, no 2013 Gangnam Hallyu Festival. As roupas que o SHINee ostentou na capa do mini-álbum são da grife de Thom Browne da coleção 2014. A SM também revelou que o comeback especial do SHINee, seria transmitido no YouTube e, além disso, divulgou um medley (spoiler) das 7 músicas do mini-álbum, como estratégia de Marketing para ele – e sinceramente, estou esperando que façam isso, novamente, porque o resultado foi esse aqui e fala por si só:
O MV de “Everybody” foi lançado em 10 de outubro de 2013. Para os críticos da Música, Everybody foi “a declaração mais sustentada do K-Pop” à Época, sendo comparado, em qualidade, com “Pet Sounds” do The Beach Boys e “FutureSex/LoveSounds” do Justin Timberlake. Em 20 de dezembro de 2013, o SHINee lançou um MV para “Colorful” para agradecer seus fãs pelo apoio contínuo por tanto tempo. Ele inclui videoclipes das atividades promocionais dos membros em 2013.
2013 – 3 2 1 (JAPONÊS)
A canção foi utilizada como trilha sonora para a ‘série’ japonesa “Tokyo Toy Box”, baseado em um mangá produzido por Ozama Takashiro (roteiro) e Seo Asako (arte), que juntos utilizam o pseudônimo UME. Serializado originalmente na revista Morning da Kodansha entre 2005 e 2006, mais tarde republicado pela Gentosha, e em série, reproduzido pela TV Tokyo.
2014 – Lucky Star (JAPONÊS)
“Lucky Star”
1. Lucky Star
2014 – I’m Your Boy (JAPONÊS)
Além disso, “I’m Your Boy” é o primeiro álbum de um grupo masculino coreano a ocupar a primeira posição na Oricon Weekly Chart, depois de “Tree” do TVXQ, que liderou as paradas em março de 2014.
O SHINee performou “Downtown Baby”, pela primeira vez, no Tokyo Girls Collection, realizado no Saitama Super Arena, em 6 de setembro de 2014. Eles também tocaram sua canção de estréia, “Replay -Kimi wa Boku no Everything-” e “Everybody”. Em 24 de setembro de 2014 o grupo realizou um showcase, em Shinjuku Tower Records, para mais de 2.500 fãs para promover seu álbum.
O álbum foi lançado em três versões, uma edição limitada contendo um DVD, uma livreto de fotos de 48 páginas e um photocard. O DVD inclui o MV de “Boys Meet U”, “3 2 1” e “Lucky Star”, mais o “Boys Meet U Special Showcase Live Movie”. A edição limitada B contém um DVD, um livro de fotos de 48 páginas e um photocard. O DVD inclui o MV de “Boys Meet U”, “3 2 1” e “Lucky Star”, mais o esboço de tiro jaqueta e entrevista especial de “I’m Your Boy” e a edição regular contém um livro de 28 páginas de fotos e um photocard.
2014 – SHINee World III
A S.M. Entertainment revelou, em 15 de dezembro, que o SHINee foi capaz de preencher o World Memorial Hall, em Kobe, no Japão, com 16.000 fãs entre, 13 e 14 de dezembro. Com isso, o grupo concluiu com êxito a sua turnê de 30 concertos que começou no Ichihara City Hall, em Chiba, reunindo 200 mil fãs no geral.
Além disso, foi confirmado que o SHINee iria realizar um concerto solo no Tokyo Dome, pela primeira vez, desde sua estréia no Japão, em 14 e 15 de março de 2015.
– Intro Code to SHINee World –
1. Spoiler
2. Evil
3. Nightmare
4. Heart of Darkness
5. Juliette (Korean Ver.)
6. Lucifer
– APRESENTAÇÃO –
7. Like a Fire
8. Dream Girl
9. Hitchhiking
10. Girls, Girls, Girls
11. Queen of a New York
12. Aside
– COMENTÁRIOS –
13. Sleepless Night
14. Orgel
15. Symptoms
CD. 2
16. Kiss Yo
17. Start
18. Dazzling Girl
19. Real SHINee WORLD III Ver.
20. 3 2 1 (Korean Ver.)
21. Destination
22. Dynamite
23. Ring Ding Dong SHINee Wolrd III Ver.
24. A.MI.GO SHINee Wolrd III Ver.
– HARDLY BREATHING –
25. Everybody
– COMENTÁRIOS –
26. Selene 6.23
27. Sherlock (Clue + Note)
28. Why So Serious?
29. Colorful
– COMENTÁRIOS –
30. Green Rain
– COMENTÁRIOS FINAIS –
(Bonus Feature – Concert Making Film)
2015 – Your Number (JAPONÊS)
2015 – ODD (COREANO)
O grupo retorna ao seu velho som enquanto experimenta com novos gêneros, como o deep house. Sobre o álbum o colunista da Billboard, Jeff Benjamin, comentou:
- “SHINee é sem dúvidas o mais emocionante quando está experimentando novos estilos”, e também deu uma revisão profunda para todas as músicas do álbum, provando a popularidade do grupo no mundo inteiro. Ainda segundo ele: o SHINee “retorna para o lado R&B do Shinee com vocais de penas, harmonias apertadas e o falsete de uivos do membro Onew age como uma peça central”, mas ele também acrescenta “apesar de inicialmente estrear com um som de R&B, Shinee é sem dúvida mais emocionante quando está experimentando”.
E não tem como não concordar com o Jeff. O SHINee é extremamente maravilhoso quando está experimentando e isso, inclusive, é o que faz o SHINee se destacar de todos os demais grupos de Kpop, porque não se propõem em fazer algo, meramente, comercial. Suas propostas são sempre se superarem. Eles estão sempre experimentando, juntando o que nunca ninguém pensou em juntar e apresentando músicas com qualidade excepcional! E este é um dos motivos pelos quais eu amo o SHINee, incondicionalmente!
View é a faixa-single composta pelo JongHyun e produzida por LDN Noise, Ryan S. Jhun e Adrian McKinnon. A canção começa como uma balada, mas depois a batida começa a construir-se no refrão e explode com electro-house e batidas de techno. A música fala sobre ser livre, viver a vida pensando nas coisa boas (uma bela visão), sem ficar preso as normas. “View” recebeu mais de 1 milhão de visualizações logo após seu lançamento. O álbum encabeçou vários gráficos, ficando na #1 posição da semana de 18-24 maio e foi o vídeo de Kpop mais assistido mundialmente no mês de maio de 2015, chegando ao topo do K-Pop Music Video Chart do YouTube e China iQIYI’s Music Video Chart. Bem como no iTunes em seis países diferentes.
O grupo explicou o motivo de ter escolhido “View” como faixa-título: “A canção-título foi escolhida cuidadosamente pelos membros através de uma votação. Nós tentamos focar em expressar a juventude, em vez da masculinidade. Também tentamos nos concentrar em mostrar um estilo livre que coincide com a nossa idade”, disse Jonghyun.
“Odd Eye” também foi escrito pelo JongHyun e o Key também participou da composição das letras. (Vejam aqui). Com “Trigger”, o grupo apresentou um som diferente, tomando um rumo mais escuro com batidas de R&B, infusão de xilofones e grandes gotas de baixo, a faixa contém um punhado de sons que raramente se misturam, mas funcionam muito bem com as letras.
11. An Encore
2015 – Married To The Music (COREANO)
Em relação à escolha do estilo de grupo, apesar do tempo restante até a época do Halloween, o escritor explica que o grupo “realmente abraça a tradição sul-coreana ao se bandear para filmes de terror no calor do verão. É de conhecimento comum no país que a própria temperatura do corpo esfria, enquanto observa o gênero, de modo a lidar com temperaturas sufocantes no tempo ideal da Coréia do Sul para um filme de terror, isso é o verão. O quinteto abraça a tradição com a sua própria visão sobre um mistério de assassinato, mas adiciona um toque de Odd-ness para coincidir”.
2015 – Sing Your Song (JAPONÊS)
O álbum alcançou a 5ª posição nas paradas da Oricon e permaneceu na lista por 6 semanas, vendendo 60.189 cópias.
Gosto de falar desta música, mostrando uma apresentação ao vivo, realmente apaixonada e emocionante dos meninos, que você pode ver aqui. Por quê? Porque eles se entregam de uma forma para a música que, simplesmente, não tem explicação.
2016 – DxDxD (JAPONÊS)
Inclusive, no MV abaixo, tem o JongHyun quebrando uma televisão. – Agora, vendo, me lembrei de uma cena do MV de Good Evening (2018) onde o Key quebra um piano do mesmo jeito. Vendo pela letra da música, faz todo sentido!
2016 – SHINee World IV
2016 – Kimi No Sei De (JAPONÊS)
O álbum foi lançado em sete versões: uma edição limitada de CD + DVD que vem com um livro de fotos de 24 páginas, uma edição regular de CD Only que vem com um livro de fotos de 12 páginas e um dos cinco cartões de comércio e cinco edições limitadas de CD vendidas pelo fã-clube japonês do SHINee “SHINee WORLD J”, cada um com uma gravadora (Universal Music Japan e EMI Records).
Em 31 de julho, o grupo realizou seu segundo fanmeeting nos Estados Unidos, no Verizon Theatre at Grand Prairie, em Dallas.
Além disso, para se alinhar com o seu ‘tema dos anos 90’, o grupo também lançou uma edição limitada de fitas cassete além da versão normal em CD. – Que é um parto para você achar, ainda mais por um preço justo por ser item de colecionador. Mas, quem ama e é louco, vende um rim, não é mesmo?
Edição de Colecionador
De 28 de setembro à 2 de outubro de 2016, o grupo lançou vários teasers através de sua conta no Instagram. Em 1 de outubro, o grupo apresentou duas canções do álbum, “Prism” e “Feel Good” pela primeira vez em público no Spectrum Dance Music Festival. – SHINeeSubBR traduziu esse momento.
Jeff Benjamin, da Billboard, elogiou o grupo por tentar o clássico, o som old-school de boy band e comparou a canção-título, “1 of 1” com músicas de grupos como New Kids on the Block, New Edition ou H.O.T. – de acordo com Benjamin o sucesso do Shinee trouxe seu som pra frente em tecnologia de 2016. Ele também comparou o foco em cantar diretamente para o ouvinte e usando o pronome “you” para ‘material primitivo como “From Me to You” ou “I Want to Hold Your Hand” do The Beatles. – Sim, meus amores, estamos falando em QUALIDADE de álbum. Sintam os cutucões.
Talvez, o que eu mais goste de 1 of 1 é o fato de ter participação super ativa dos meninos no álbum. Jonghyun compôs a canção “Prism”, uma canção pop de duas etapas caracterizada com piano e acorde de sintetizador. Para a canção “Don’t Let Me Go” Key e Minho participaram da composição do rap. “So Amazing”, outra mistura de new jack swing e meio-tempo pop retro, foi escrita por Onew, que compara momentos felizes do SHINee e os fãs em shows.
O álbum foi um sucesso comercial na Coreia do Sul! Ele alcançou o topo do Gaon Album Chart, após o lançamento e sua música-título ficou no número quatro do Gaon Digital Chart. Nos Estados Unidos, “1 of 1” alcançou o número dois na parada de álbuns da Billboard World, enquanto a música-título era a número três na parada de músicas digitais mundiais. O álbum vendeu mais de 170.000 cópias e ficou em segundo lugar no mês de outubro. Já a revista sul-coreana Idology nomeou 1 de 1 o melhor álbum de K-pop de 2016.
2016 – 1 and 1 (COREANO)
Para Jeff Benjamin, a mistura de melancolia e esperança ajudou a música a fazer uma “corrida de última hora para ser nomeada um dos melhores singles de K-pop de 2016“. Tamar Herman, da Billboard, também elogiou as fortes performances vocais dos membros, particularmente os cintos sonoros do Onew e Taemin, que fizeram de “Tell Me What Do Do” o “single mais emotivo do grupo nos últimos anos”.
2016 – Winter Wonderland (JAPONÊS)
O álbum foi lançado em 21 de dezembro de 2016 e atingiu o número dois no semanário Oricon Singles Chart com 88.048 cópias vendidas. Ele também alcançou o terceiro lugar na Billboard Japan Hot 100. O álbum single teve duas músicas; Winter Wonderland’ e a segunda intitulada ‘Melody’. Winter Wonderland é uma ballad sobre pensamentos aconchegantes de inverno e foi escrita pelo Key.
2017 – Five (JAPONÊS)
O álbum estreou no número 3 da parada semanal da Oricon, vendendo 68.102 cópias. Nele, temos a faixa 1 of 1, em versão japonesa e Diamond Sky que, francamente, é maravilhosa, além de nos trazer no refrão o símbolo do diamante que é, nada mais, nada menos, que o símbolo que representa o SHINee. O single Get the Treasure é excepcional, mas o seu MV é um dos melhores, na minha opinião, da discografia completa do SHINee, pois usa o recurso digital de “pausar o tempo” para os objetos, enquanto os “personagens principais” estão em pleno movimento e apenas isso, somado ao vocal maravilhoso a música, faz com que tudo se torne especial e mágico.
2018 – SHINee World V (2018)
2018 – From Now On (JAPONÊS)
2018 – SHINee World The Best From Now On (JAPONÊS)
O grupo lançou o álbum compilatório SHINee The Best From Now On no japão, em 18 de abril de 2018, vendendo mais de 89 mil cópias em sua primeira semana de lançamento e em duas versões: Uma versão regular que consta 1 CD e um mini-photobook e a versão com 2 CDs + DVD do show + 1 Photobook com apresentação das músicas (não investiram em fotografias, por motivos de… nem precisa explicar).
CD. 2
DVD
2018 – The Story of Light (COREANO)
A primeira parte da série chama-se “The Story of Light – Ep. 1”, lançada em 28 de maio de 2018, traz como single a música “Good Evening”. A segunda parte chama-se “The Story of Light – Ep. 2”, lançada em 11 de junho de 2018, tem “I Want You” como single. A terceira parte, lançada em 25 de junho de 2018, foi intitulada como “The Story of Light – Ep. 3“, com o single mais difícil da carreira deles, dedicado ao JongHyun, chamado “Our Page”. Por fim, o álbum repackage, lançado em 10 de setembro de 2018, “The Story of Light – Epilogue” contém todas as faixas das 3 primeiras partes e o acréscimo da música “Countless”. – Por ter inúmeras referências, e como bem sabem, SHINee é marcado por apresentar referências em seus MVs, me aventurei em fazer um review de The Story Of Light – Epilogue, citando algumas que notei, e você pode encontrá-lo, clicando aqui.
The Story of Light – Ep.2
“Our Page”
“Countless”
2018 – Sunny Side (JAPONÊS)
Foi lançado em três versões: uma edição limitada de CD + DVD que vem com um photobooklet de 24 páginas, uma edição regular de CD que vem com um photobooklet de 12 páginas e uma edição limitada de fã-clube de CD que acompanha um photobooklet de 64 páginas e contém as versões em japonês de “Good Evening” e “I Want You”.
Behind the scenes of visual shootings
2018 – SHINee Special Fan-Event in Tokyo Dome
-MC-
2019 – SHINee Special Party: The Shining (COREANO)
Músicas do SHINee Special Party: The Shining
~ ♥ ~
2021 – Don’t Call Me (COREANO)
A música single, de mesmo nome do álbum, “Don’t Call Me” ganhou um MV que foi lançado, oficialmente, em 22 de Fevereiro de 2021 e em 24 horas alcançou 6.584.406 views no Youtube.
2. Heart Attack
3. Marry You
4. CØDE
5. I Really Want You
6. Kiss Kiss
7. Body Rhythm
8. Attention
9. 빈칸 (Kind)
~ ♥ ~
EXTRA
Ah, antes que eu esqueça, como já me perguntaram um vez,
aqui vão as cores que, geralmente, eu uso para o SHINee:
#79E5CB | #38c0cc | #37b0ba
Conforme forem lançando singles, álbuns e repackages na carreira em grupo, vou me comprometer a ir atualizando esta página.
Participe da discussão
Advinha o quanto eu amei essa postagem…. Aprendi bastante sobre nossos amados príncipes, descobri que vou ficar muito mais pobre com tantos álbuns para comprar, me diverti com suas reações, que são impagáveis hahahahah.. Vamos sempre apoiar nossos garotos que trabalharam muito duro para nos agradar, emocionar e envolver com suas poesias em forma de música..Parabéns pelo texto muito bem escrito 😘..Juntos e Shawol Now 😂😂
Conheci eles atraves de você, e ja escutei algumas (poucas) musicas, posso dizer que gostei, mas ainda tenho muito o que escutar pra conhecer de verdade. Parabens pela retrospectiva, esta mais que excelente pra alresentar a quem não conhece! 👏🏻👏🏻👏🏻
Aaah não sei nem o que comentar…respirando fundo depois de ler as últimas partes…. A evolução do SHINee , o reconhecimento que os meninos ganharam já desde o início , me sinto tão orgulhosa deles, os meninos foram evoluindo tão bem que nunca pensei que um dia teria um a menos (mas no meu coração e mente SHINee is Five!!!)Porém nossos meninos foram forte e seguiram adiante e que continuem a brilhar sempre e sempre!! …… Sério to chorosa aqui … Sabia de muitas coisas mas ainda sim aprendi algumas que não sabia lendo teu texto amei demais demais mesmo em haha ����♥️♥️ -Aynne
Uffa, posso respirar? Acho que sim, não sei ao certo…só sei que, quando você pensa que você sabe tudo ou que sabe o suficiente sobre seu grupo utt da vida, vem você para mostrar que nada do sabemos nós sabemos de verdade.
Como foi gostoso ler isso, não consigo e não pretendo, me livrar da sensação de que durante toda leitura estive andando ao lado deles, eu te devo muitas coisas dona Rackys esse especial me fez sentir que te devo um almoço num restaurante coreano e toda a atenção do mundo; obrigado por isso, obrigado pelos detalhes, pelo tempo que doou fazendo isso e pelos seus maravilhosos comentários pessoais. Obrigado, eu amei, foi como conhecer o SHINee pela primeira vez. Eu amei, obrigado. Você é a melhor shawol, bloguerinha, MVP que eu conheço e só minha opinião importa sim! 💕💕👏👏
Pra início de conversa: FODASTICA!!! Que eu adoro ler as suas resenhas vc ja sabe! Mas essa sua narrativa da trajetória musical do SHINEE foi sensacional!! Foda! Fantástica!! Ou seja FODASTICA!! Não tinha conhecimento do grupo, realmente conheci por suas postagens, vídeos, fotos e músicas atacaram a minha curiosidade. Até ouvir Tell me What to do…Foi paixão a primeira "escutada", muito amor pela voz do Jonghyun!! Que voz eh akela?! Perfeita!! Perfeito!! Vc com a sua paixão pelo grupo despertou a minha curiosidade e daí uma coisinha ou outra adentrando nesse mundo totalmente e musicalmente diferente pra mim. Toda a sua dedicação nessa narrativa e toda a trajetória de sucesso desse grupo nesses 11 anos nos desperta o interesse, e foi assim que aki estou eu impactada! Quero ouvir todas as músicas agora!! E mais jonghyun que vc já havia comentado dos discos solo dele. Obrigada por compartilhar suas paixões seus gostos e interesses conosco! Obrigada mesmo! E viva o SHINEE! Viva a Ásia!! Viva a Coreia!! Viva o Kpop!! Viva o Jonghyun!! E obrigada a vc por me apresentar esse mundo! Thanks! Bjoo
Tragetória de um grupo de 11 anos não é fácil de descrever, mas vc o fez muito bem e até ilustrou com MVs! O Shinee é um grupo perfeito e irei amar meus 5 meninos por muito tempo !!
Eu simplesmente AMEI! Não consigo nem imaginar o trabalho que você teve pra escrever, ficou impecável. É muito emocionante ver como o grupo cresceu e conquistou tantas coisas, fazendo sucesso que muitos grupos nunca vão conseguir atingir. COm certeza LENDAS!
Parabéns.
Concordo em absoluto contigo. LENDAS, MITOS, PRÍNCIPES, REIS do Kpop todinho.. qualquer derivado é válido!
MEU DEUS, QUE SAUDADE DO SHINEE!
EU NÃO AGUENTO MAIS!!!