“Parece que o MV está cheio de significados escondidos!” – K.Will
~BLUE
O MV começa e a primeira coisa que me prendeu foram as cordas do violino e o dedilhar do piano. Talvez, por estar sempre rodeada por músicos, eu tenha me tornado um tanto quanto sensível a instrumentos de corda. Ou, talvez, eu só seja realmente apaixonada pelo violino como instrumento, em particular. Seguida pelas imagens de uma casa, que parece voltar aos tempos de outrora, quando tudo parecia familiar…
Não demora muito e a voz suave e tão poderosa se ergue. Eu lembro, exatamente, da sensação de ouvir essa música às sete horas da manhã, ainda na cama, de pijama. Lembro de sentir minha garganta se fechar, não como se eu o quisesse ouvir, mas como se ela me pedisse isso. Ouvir o Onew cantar é como deixar uma porta aberta: a brisa entra, se instala e toca tudo ao seu redor. É algo muito além de voz e acordes prontos, ou de uma letra que preenche espaços em branco. Era hora do líder contar sua história!
“Dentro de um ciberespaço anônimo, seus olhos estão cobertos e seus olhares focados em outras pessoas.” – Onew
“Eu não estava triste, mas comecei a ficar! […] Espero que essas músicas possam tocar seus corações!”” – Onew
“É um olhar melancólico de um homem solitário! […] Eu estava imerso em sentimentos!” – Onew
“Não há uma faixa que não esteja cheia de sinceridade!” – K.Will
~TIMEPIECE
“Vou me certificar de ouvir e apertar o botão do coração” – K.Will
~YOUR SCENT
A música traz uma melancolia “de inverno” que com a voz calorosa do Onew, traz um equilíbrio sentimental perfeito. A letra tece uma pessoa apaixonada que, mesmo com dificuldades de esquecer a pessoa amada, se preocupa com ela, como quando diz “Por que estou aqui, de novo, sabendo que será difícil pra você?”. Quando penso nela, olho para o meu passado e, ao invés de nostálgica, fico reflexiva, à mercê de algumas lembranças e recordações que, um dia, foram boas, e acredito que, qualquer pessoa tenha uma parte do passado que se encaixa nesses versos que não trazem arrependimentos ou pesares, mas apenas descrevem o sentimento de luta interna entre a razão e a emoção.
O Onew, antes de ser um artista, é um ser humano como qualquer um de nós, com lutas internas e intensas, reforçadas com um senso de responsabilidade e liderança que lhe são inatos. Quando penso nessa música como sendo uma parte dele, penso nos versos refletindo sua natureza em se preocupar mais com os outros, do que com seus conflitos pessoais. Não como se estivesse se negligenciando, mas como se os deixasse apenas em segundo plano, ainda que em pleno processo de ‘reparação’ e ‘equilíbrio’. Talvez, só talvez, ele seja o tipo de pessoa que fica bem, ajudando os outros, sem absorver os conflitos de terceiros. ~ E essa não é uma característica memorável em pessoas que nasceram com um senso de liderança?
~UNDER THE STARLIGHT
~SIGN
~ILLUSION
JinKi escreveu um trecho, fora do refrão, desta música. Um trecho que, segundo ele, toda vez que lê, transmite um sentimento diferente. “Olhando rápido, você pode dizer que é uma bonita música de amor. Mas também pode ser uma tragédia. Do nada, ouvindo, se tornou triste! Como se um sentimento triste invadisse a música e mudasse a atmosfera”. – Onew.
A música é calma e, conforme ele vai concluindo o pensamento, fica um pouco mais forte, trazendo uma vaga lembrança de rock, que a torna levemente mais pesada, enquanto fala de duas pessoas que se separaram e estão imersas em dúvidas e arrependimentos, presos em memórias do passado e sentimentos de perda.
Quando olho para essa música, penso nas coisas e momentos que deixei pra trás e pessoas que preferiram ou que eu optei em se manterem no passado, seja por que já cumpriram sua estadia, seja por motivos que não cabem explicações. Dos versos interpretados pelo Onew, os que mais me prendem são “às vezes, me sinto triste pelo arrependimento desta perda” e “eu realmente amei você […] Eu te mando saudações desajeitadas, meu amor de longa data”… Acho que pensar no passado nos remete muito a essas inquietações: o amor, a perda, a lição e a capacidade de seguir em frente. Talvez, JinKi esteja nos dizendo que por mais amor que tenhamos com algumas lembranças do passado, muitas vezes é necessário seguir em frente, sem pensar em arrependimentos ou se lamentar por não ter feito diferente, ou mesmo não sentir culpa quando você fez o seu melhor na época, mesmo que hoje olhe para trás de maneira mais madura, e diferente. A vida é isso, afinal… ~ e, é inevitável pensar que este seja um conselho do nosso líder com relação ao JongHyun!
~SHINE ON YOU
~CONCLUSÃO
EU AMO DORAMAS | Seu Portal BR de Cultura Asiática
Join the discussion
Impossível não se apaixonar pelo Onew, Voice é o melhor presente que ele poderia dar aos fãs. Obrigada pelo review meninas!
Que review gente!!! Aff, me senti com vocês o tempo todo e me emocionei junto. Não conhecia muito e ouvi junto as musicas enquanto vcs estavam descrevendo. Maravilhoso <3 <3 <3
Muito interessante, li do começo ao fim , gostei muito do que está escrito, esperando o lançamento do álbum ❤
Já foi lançado!
Parabéns ! Lindo trabalho! Nao conheço muito o SHINee, só uma música,Stand By Me.
Primeiramente, UAU!
Nunca pensei que seria tão difícil ler algo assim. Comecei enquanto estava aguardando ser chamada para uma consulta e precisei parar, tava difícil segurar as emoções.
Mas de certa forma foi melhor ler agora, em casa, com calma e ouvindo as músicas. E meu Deus!
Quando o Jinki fala no Voice como um presente é realmente o que esse álbum é. É importante porque a gente pôde entrar no mais profundo dos sentimento dele. De certa forma a gente se conecta a ele, sabe? E amei ler esse review porque esse álbum doia (por conta do exército, ser próximo ao dia 18 e etc…) em mim, mas agora passei a vê-lo com outros olhos.
Assim como você uma das minhas preferidas é Sign, tô ouvindo ela nesse exato momento (eu li o review ouvindo cada musica) e ela é tão deliciosa e brincalhona, é do jeitinho que eu gosto de lembrar do nosso líder, com aquele sorriso que ilumina e salva vidas haha!
Mas a que mais teve impacto foi Shine on You. E que música hein? De certa forma é possível se sentir mais próxima dele… Nossa, simplesmente maravilhoso, sem palavras (depois de já ter feito um textão eu digo que tô sem palavras hahaha).
Nosso líder é especial demais… Muita sorte minha ♡
Aah e obrigada pelo review! Divaguei aqui pensando no Jinki hahah
Vou até dar uma volta nesse blog depois pra ler mais coisas ♡
Concordo.
Eu me apaixono mais toda vez que ouço…
Essa experiência e unica. Sugiro fazer mais vezes, ate na ordem do próprio álbum pra vovo ver como tudo se encaixa…
Lindo texto !!! Parabéns…. até eu que ainda nao tinha ouvido as músicas me encantei…
Não me fala uma coisa dessas, Bárbara, porque pode me dar a louca e eu começar a apresentar toooodas as músicas deles. Como o risco de se apaixonar e viciar. (Eu tambem comecei gostando deles com Stand By Me). 😅
Lia, Lia, Lia… Eu estava esperando seu comentário! Adoro o fato de gostar de ler e sempre me ajudar aqui no Blog com esses feedbacks! 🙂 Obrigada mesmo!
Espero que curta Voice, a partir de agora, é um álbum, aparentemente, calmo, mas que curiosamente te dá paz… Muito bom para ouvir enquanto eacreve algo, pensa na vida, precisa refletir sobre algo, ou sente saudades de alguem…
Eu te disse no twitter e repito por aqui. Seu feedback me emocionou ao ponto de me fazer chorar.
Então, quando o JinKi nos entregou Voice como um presente, a primeira coisa que pensei foi: tem coisa ai. Vindo dele, não pode seor só algo físico ou meramente para realizar o desejo dos shawols por um álbum solo. Então, ouvi Blue, assistindo o MV.
De cara, todas as emoções vieram à tona. Nem eu, nem a Vicky mentimos sobre o quanto nossa primeira reação foi chorosa. Eu fiquei no telefone com minhas amigas Michelle e Sheila, tentando me acalmar, porque tinha que trabalhar ainda. Fui até meio-dia chorando e fiquei com a cara inchada até de noite. Isso nunca tinha me ocorrido! E eu precisei saber por quê. Foi quando tive a ideia do Review, e o resto você já sabe.
Parabéns pelo texto!
Eu havia gostado do álbum, seu review esclareceu alguns pontos meio obscuros pra mim e fez algumas conexões que me faltavam pescar.
Voice não foi feito pra quem só "ouve musica" é pra quem se permite "sentir" a música e vocês conseguiram transmitir isso em palavras.
Parabéns outra vez!
Catia, eu tô aqui, tentando te responder à altura, mas a única coisa que sai é… Muito obrigada! Acho que conseguimos passar a essência de Voice e acho que você pegou a essência de Voice, então, muito obrigada! Acho que é isso… porque tô emocionada real e não sei mesmo o que dizer com o seu feedback! hahaha
O choque em me dar conta de que é a primeira vez que escrevo meu comentário sobre essa review só perde pro choque ao me dar conta de que nós realmente fizemos um belo trabalho Quel. Voltar a VOICE é como se permitir voltar nos dias de antes, passear pelas ruas que o Jinki nos deixou para espiar e conhecer, ler e ouvir VOICE é sentir o coração quente e prestes a explodir de orgulho a cada nota e a força empregada em cada letra.
Sempre que a leio o pensamento de "ah, se ao menos ele pudesse ler isso", me invade com uma força avassaladora.
Talvez, quem sabe, façamos isso num futuro próximo.
Há bons líderes em todos os grupos de Key Pop (sim, estou fazendo trocadilho com a review do Key), mas nenhum que se iguale ao nosso Jinki.
Tenho mais orgulho dessa review do que minhas notas do curso de inglês 😍😂
Pudera! Temos mais é que sentirmos orgulho mesmo, está perfeita!
Sobre ser seu primeiro comentário nessa review, POIS É… Falo nada, dona moça! Hahahahha
O Onew me enche de orgulho, cara! Não decepciona nunca… 👌🏻😍