Loading posts...
Home Onde Assistir?

Onde Assistir?

Atenção!
Antes de clicar na lista de sua escolha, leia atentamente as informações abaixo!

As Fansubs foram, por anos, a única alternativa para quem queria assistir animes e doramas. Muito antes do DramaFever ou Viki, as fansubs surgiram com o intuito de trazer parte do conteúdo asiático traduzido para o ocidente. De maneira voluntária, e muitas vezes, para treinar a língua estrangeira, inúmeros fansubs começaram a investir tempo, e até dinheiro com hospedagens, para este objetivo. No entanto, algumas controversas existentes e um público gigante, despertou a atenção das Plataformas de Streamings.

Não é de hoje que a Netflix, ou mesmo a HBO Max, a Star+, Prime Video, ou a Apple TV e outras Plataformas de Streamings oficiais, têm investido em animes e doramas. Boa parte disso, é pelo sucesso das séries asiáticas guiado por um público novo, e outra por conta da quantidade e fidelidade deste público. Por saberem da existência de centenas de fansubs, só no Brasil, por exemplo, estes streamings ~ que não são bobos, nem nada ~ sabem que se tem público, podem haver lucro.

O QUE SÃO FANSUBS?

Em tradução literal, são as legendas (subtitles) criados de fãs para fãs. Assim, abrasileirando e trazendo para a atualidade, são as plataformas que disponibilizam as legendas aos fãs, de modo a “divulgar o conteúdo” que não chega no país, muitas vezes, “por meios legais”. Por anos, com o advento da internet, as legendas eram disponibilizadas separadamente, em arquivos de formato .srt ou .ass, geralmente via torrent. Programas como o ‘BSPlayer’, encurtavam o trabalho dos fãs, buscando as legendas automaticamente, assim que o usuário dava play a uma produto audiovisual (filmes, episódios, etc). Este, era baixado individualmente pelo usuário, via torrent ou em sites piratas. O problema nestes casos era a sincronia entre a legenda e o vídeo. Para evitar este contratempo, alguns torrents ou sites piratas ofereciam não só a legenda, como a Raw (vídeo original e cru, sem legendas) para download.

A prática se alastrou e anos mais tarde, alcançou os animes, os doramas e todas as obras estrangeiras, a bem dizer. Note, aqui, que ainda que as fansubs promovam o serviço de legendagem de maneira gratuita, e que isso não constitui ofensa aos direitos autorais, é verdade que não possuem direitos de imagens sobre as obras que legendam. Portanto, o direito delas se resume à tradução (legenda) e ao tempo gasto em sincronização de falas e encoder. Neste sentido, seria correto que elas disponibilizassem apenas as legendas, sem o vídeo, o que exigiria do público um conhecimento maior para assistirem aos doramas. Como não é o que ocorre, o conjunto as tornam ilegais.

Entretanto, como dito acima, é por causa delas que as Plataformas de Streamings descobriram que há público para as obras em questão. Então, pode-se dizer que a função da ‘divulgação do conteúdo’ foi efetivada. ~ Não é correto, mas convenhamos!

CONTROVÉRSIAS

Assistir animes ou doramas pelas fansubs exige paciência, porque o sistema de legendas não é profissional e nelas ocorre muito, ~  mas, muito mesmo ~ erro gramatical e de concordância, além dos erros de traduções recorrentes. Muitas, pela pressa da entrega, ofertam legendas automáticas sem quaisquer preocupações com a sintaxe das frases, a semântica das palavras ou a regência verbal e nominal. Assim, comparadas aos Serviços de Streaming, algumas fansubs conseguem entregar o conteúdo com mais rapidez, no entanto, como todo o trabalho é voluntário, não exigem qualidade ou profissionalismo nas legendas. No entanto, fato é que se todas as existentes se juntassem em um único local, para o usuário, seria muito mais fácil saber onde assistir e como. Mas, por serem ilegais, se manterem espalhadas dificulta o processo judicial e por conta disso, há muita rivalidade, disputa de liderança e ego envolvidos.

Para piorar, alguns usuários optam ainda pelo financiamento de práticas estelionatárias. É assim: tem gente mais pilantra ainda se apropriando do material com direito de imagem e com a legenda gerada pela fansub, e disponibilizando para revenda em aplicativos lucrativos, como o Mercado Livre, a OLX e a Shopee. Ou seja, as Fansubs que já não possuem direito das imagens dos doramas, fazem o trabalho de legendagem e de encoder, se sentem roubadas por usuários que usam suas legendas para ganharem dinheiro às suas custas. ~ No cu dos outros é refresco! ~ A lambança aumenta, quando elas entram numa espécie de greve, para tentar evitar a insistência desta prática. ~ Sabe a máxima, “ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão? Então. Não é bem assim, mas nesse meio, todo mundo quer ter razão, sem ter…

Isso tudo exige do expectador muita paciência e muita força de vontade para continuarem a assistir o conteúdo ‘gratuitamente’. Ainda também por ter muita concorrência, os donos de fansubs buscam alternativas de plataformas que possam facilitar o streaming. Então, você pode ver fansubs espalhadas em fóruns, telegram, aplicativos próprios, sites (blogs) ou tumblrs, e até mesmo Drives, Youtubes, Mega e concorrentes. De maneira idêntica, podemos esperar episódios divididos em algumas partes e links expirados por vídeos caídos por ferirem os direitos autorais. Logo, nem sempre conseguirá finalizar um dorama ou anime assim.

E para complicar ainda mais esse bololô, algumas fansubs começaram a querer cobrar um valor pelo consumo. Ora sob a justificativa de pagar a conta de upload dos arquivos, ora sob a hospedagem dos arquivos, ora ainda usando adsense nas plataformas, ou ora pedindo doações. ~ Sim, só se complicam!

OUTRAS PRÁTICAS ILEGAIS

Antes de ir ao que interessa, outras práticas controversas acontecem nesse meio, até mesmo com as Plataformas Oficiais. Como por exemplo, o uso de Aplicativos VPN que visam burlar a região onde alguns doramas são disponibilizados. A justificativa é sempre a mesma: a de não saber onde assistir.

De maneira idêntica, e também ilegal, existe a prática de venda de assinaturas dessas plataformas. Nos Termos de Uso de qualquer uma delas, você verá que é terminantemente proibida a venda de assinaturas para terceiros. No Viki, por exemplo, é proibido, ainda, o compartilhamento de contas para quem não é Viki Pass Plus (que dispõe de 4 telas). Por ter um valor anual pesado para os que querem ter acesso a todo o conteúdo e sem propagandas, alguns usuários se juntam em grupos e compram a assinatura, dividindo o acesso com até 10 membros. Esta prática é ilegal e perigosa, uma vez que se trata de apenas um perfil e um login. Alguns estelionatários cobram um valor maior dos participantes, ficam com o lucro, mudam a senha do login e revendem a outro grupo de participantes da prática.

Portanto, se você participa de uma dessas duas práticas, você está “promovendo” a ilegalidade e/ou “financiando” o estelionato! ~ Perceberam por que chamo de submundo, né?

CÓDIGO DE ÉTICA

Em algum tempo, no submundo das fansubs, existia um “Código de Ética da Pirataria”. E, se você é meio novo no meio, preciso contar que, antigamente (quando animes eram distribuídos por fansubers via VHS), existia um código de ética que boa parte dos envolvidos respeitava. A ideia daquela distribuição de conteúdo era para “divulgar” as séries, então se, de alguma forma, uma delas viesse a ser lançada de forma oficial no Brasil, as fansubs tiravam o material de catálogo NA HORA. Infelizmente, este não é o caso das Fansubs de Doramas: elas competem com os streamings oficiais. A Crunchyroll e a Netflix já processaram fansubs renomadas por este motivo.

Então, para você que é novo no submundo dos Doramas, saiba que embora pareça super bacana ter uma opção gratuita, o correto ainda é assinar um Serviço de Streaming. E eu entendo quem diz que os Serviços estão caros e que sobre eles ainda recaem impostos. ~ Mas isso é um problema chamado ‘política’ e, neste sentido, é fato que se a oferta de plataformas de streaming fosse maior, com a concorrência a tendência seria diminuir os preços, mas é um debate que eu não vou promover por aqui. ~ O ponto é que, por trás das fansubs, existe uma ilegalidade, que resulta em crimes civis e cybernéticos. Felizmente, isentam somente o usuário que apenas consome, sem obtenção de lucro. Mas, vai muito de quem usa. ~ Cada cabeça, uma sentença.



O que diz a Legislação?

Na legislação brasileira sobre direitos autorais, especialmente na Lei 9.610/1998 (Lei de Direitos Autorais), há uma distinção importante entre os termos “comunicar ao público” e “pôr à disposição do público”.

Comunicar ao Público

Comunicação ao público refere-se à transmissão de obras protegidas por direitos autorais a um público não presente fisicamente no local onde a comunicação se origina. Isso pode incluir:

  • Transmissão por rádio ou televisão.
  • Exibição pública de filmes ou apresentações audiovisuais.
  • Transmissão via internet, como webcasts ou streaming ao vivo.

A comunicação ao público implica uma ação ativa de transmissão, onde a obra é enviada diretamente aos destinatários.

Pôr à Disposição do Público

Pôr à disposição do público significa tornar a obra acessível ao público de forma que as pessoas possam acessar a obra de um local e momento escolhidos individualmente por elas. Isso geralmente está relacionado com a disponibilização de conteúdo na internet e inclui:

  • Upload de vídeos em plataformas como YouTube, onde os usuários podem assistir quando quiserem.
  • Disponibilização de músicas em serviços de streaming sob demanda, como Spotify.
  • Publicação de textos ou imagens em websites ou blogs.

Neste caso, a obra não é transmitida diretamente, mas sim armazenada em um servidor, e os usuários podem acessá-la a qualquer momento e lugar.

Exemplos práticos:
  • Comunicação ao público: Um show de música transmitido ao vivo pela televisão.
  • Pôr à disposição do público: O mesmo show gravado e disponibilizado em um site de vídeos, onde os fãs podem assistir quando quiserem.
Implicações Legais

As implicações legais diferem para cada uma dessas ações, especialmente em relação aos direitos dos titulares das obras e à necessidade de autorização para a utilização das mesmas. Em ambos os casos, geralmente é necessário obter permissão dos titulares dos direitos autorais, mas a forma como essa permissão é obtida e as condições de uso podem variar conforme a natureza da comunicação ou disponibilização.

É sempre é bom frizar que as Fansubs só possuem direito sobre a legenda (Art.8 Inciso V) e não sobre a imagem/vídeo. Então, não deixa de ser uma opção ilegal (devido à distribuição, comunicação ao público e reprodução dos episódios em vídeo por parte delas), uma vez que infringem os Direitos Autorais, apesar de ser disponibilizado para consumo próprio (Art.46 Inciso II). As Fansubs que, por ventura, cobrarem diretamente algum valor para o consumo (Art.104), estão agindo ainda mais sob a ilegalidade, segundo a LEI Nº 9.610/98, podendo ser denunciadas a qualquer momento, cabendo a elas sanções civis, e mais atualmente, cybernéticas.

Este portal promove críticas das obras a que se destinam (Art.46 Inciso III), recomendando sempre que possível as Plataformas de Serviço de Streamings oficiais. Exposta a ilegalidade das Fansubs, torna-se sabido que a decisão pelo seu uso é do usuário, não cabendo a mim ou ao portal quaisquer responsabilidades legais, civis ou digitais, pela informação passada.

Nota Importante!
As listas abaixo compõem um arquivo de links atualizados para cunho informativo, mas não recomendados, com exceção das plataformas de streamings oficiais.



Conclusão

Para concluir, ainda que as fansubs tenham esses problemas a tiracolo, pelas legendas serem feitas pelos fãs, elas mantém o regionalismo do país, dando mais singularidade à cultura deles, o que não acontece nos Serviços de Streamings oficiais. Esta é uma das reclamações mais frequentes! Então, não espere precisar da ajuda do nosso Dicionário, para entender o dialeto dos doramas nas plataformas oficiais, porque elas ainda são iniciantes neste quesito. Essa experiência você encontra somente nas fansubs!

Entretanto, tenha em mente que não possuem os direitos de imagens e isso as torna ilegais. A legenda profissional fica a cargo dos Serviços de Streaming, que atualmente têm investido em novos dramas dublados e segundas temporadas. Eles nunca farão greve ou atrasarão uma legenda por motivos pessoais! Em contrapartida, quando o contrato com a emissora acabar, despeça-se do seu dorama favorito e torça para um dia ele voltar para a plataforma! São os ônus e os bônus.

Em caráter educativo discorri sobre o assunto e em caráter informativo fiz essas listas organizando os Serviços de Streaming e Fansubs que oferecem doramas. Não tenho nenhuma ligação com quaisquer fansubs e não recomendo o uso delas, somente as Plataformas Oficiais de Streaming. Sendo assim, reforço e atesto que não transmito diretamente ao público, tampouco ponho a obra em si à disposição. Quem faz isso são as Fansubs. Portanto, não busco facilitar o acesso, tampouco recomendar seu uso.

Esta iniciativa visa findar o roubo das obras e o uso de aplicativos de VPN e/ou práticas que burlam as Plataformas oficiais. Tais práticas são, geralmente, realizadas por pessoas que dizem desconhecer ‘Onde Assistir’, e acabam financiando práticas ilegais. As listas, a seguir, são sempre atualizadas e a decisão é do usuário, não cabendo a mim quaisquer responsabilidades pelo acesso.

Qual Lista gostaria de Acessar?

Ao clicar para expandir, o usuário atesta que leu todas as informações e confirma que o Portal EU AMO DORAMAS recomenda o uso somente dos Serviços de Streaming, assumindo a responsabilidade e isentando o portal de quaisquer obrigações legais.



Comentários fechados