Digamos que este seja o ponto de partida para quem acabou de chegar no Kpop e não sabe por onde começar para conhecer este tão vasto mundo.
O QUE É KPOP?
Primeiramente, “Kpop” não é um gênero musical, mas um conceito. Isso porque abraça vários gêneros, assim como um estilo híbrido, tais como: o pop, o rock, o hip hop, o rap, o R&B, o eletrônico – EDM (Eletronic Dance Music), a performance e outros estilos audiovisuais que se misturam para criar uma tendência mundial de sons inovadores. O próprio “pop coreano”, como costumeiramente vemos descreverem o “kpop”, na Coreia, é chamado de gayo. Este, sim, é um estilo musical.
Sem mais delongas, vamos conhecer – e devorar – o Kpop?
O mais correto a se afirmar é que o Kpop é uma indústria musical e os grupos não se originam, propriamente, pela junção de talentos, mas são treinados por anos, recebendo investimento da Empresa para, então, se tornarem um grupo. Ao se tornarem um grupo, começam a se preparar para o debut, que é a primeira apresentação que fazem para um público, ao vivo. Este momento é importante, pois vai medir a popularidade do grupo e a aceitação do público, logo de cara e por isso, carrega um peso e responsabilidade enormes para os integrantes. Ali, tudo é avaliado: presença de palco, vocal, performance, sintonia entre os integrantes…
Durante o “pré-debut“, os candidatos aprovados nas audições recebem treinamento de canto/rap, dança e atuação, além de regras de comportamento em frente às câmeras, aulas de outros idiomas, entre outras, precisando conciliar tudo isso à escola normal.
Quando, enfim, “debutam“, precisam reverter não só todo o investimento como dar lucro para a Empresa e garantir fama. Digamos que, só quando retornam todo o investimento à gravadora é que começam a, realmente, lucrar e a terem certa autonomia com as músicas e danças. Mas, nem tanto assim, porque o mundo do Kpop é muito mais complexo do que isso.
Para se ter uma ideia, é justamente quando debutam que a dedicação e empenho do grupo tem que aumentar, inclusive o marketing, porque a competitividade é insana e se manter na Indústria é extremamente difícil. No começo, quando a internet não era como hoje, alguns grupos faziam marketing distribuindo pirulitos com o nome do grupo, o SHINee, por exemplo. Hoje em dia, o acesso é muito mais facilitado, mas a concorrência é bem maior.
Por este motivo, é que sempre tentam inovar, seja na música ou na performance de dança. Explicamos isso para que entendam que é diferente das “boybands” que conhecemos, como Menudos, Dominó, Twister, BackStreet Boys, Westlife, Five, N’Sync, Br’Oz, entre outros… (e vale para os girlsgroups, também).
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