Dra. Cha é o típico dorama que começa bem, mas o final pode não agradar a todos. E, na minha opinião, eu esperava mais. E se você for criteriosa(o) como eu, vai concordar. No entanto, continua sendo um kdrama que eu recomendo, mas é bom se preparar para não levantar maiores suspiros, porque simplesmente não há maiores motivos para isso. Dito isso, a premissa é boa. Não vou mentir. Afinal, pensar em uma mulher que parou de trabalhar por 20 anos, em prol da família, buscando encontrar o seu lugar ou um motivo para viver, é edificante e inspirador. Como a Dra. Cha desenvolve um problema grave no fígado e fica, literalmente, entre a vida e a morte, pensei que veria um dorama de superação. E, de fato, é. Não me enganei. No entanto, é aí que algumas coisinhas começaram a me incomodar. Eu explico. Vamos lá!
Gênero: Drama | Comédia | Vida | Romance
Ano: 2023
Classificação Indicativa: +15
O que esperar?
Antes de mais nada, descobrimos que a Dra. Cha (Cha Jung Sook) é casada com o Seo In Ho por um descuido na adolescência, fruto de uma noite totalmente casual que resultou em uma gravidez indesejada. Até aí, tudo bem. Somos apresentados a um lado mais realista da Coreia do Sul e inseridos na história que querem nos apresentar. Acontece que o filho deles é fruto também de uma traição, porque o Seo In Ho tinha uma namorada, a Choi Sung Hee. E como era de se esperar de um casamento sem amor, a Cha Jung Sook e o Seo In Ho são infelizes, certo?
Errado. A Cha Jung Sook, por algum motivo desconhecido, aprendeu a amar o Seo In Ho, que nunca e em nenhum momento ~ ênfase aqui ~ demonstrou o mesmo por ela. E, por nunca mostrar reciprocidade, é que mantém um relacionamento secreto com a ex-namorada da adolescência, a Choi Sung Hee, que convenientemente é doutora no mesmo hospital que ele. Ele, por sua vez, vive um casamento de fachada.
Não fosse só a Cha Jung Sook ser traída, mas a atitude tóxica de Seo In Ho como marido e como pai são absurdas! Juntos, eles têm dois filhos: Um garoto que virou médico à força e uma garota adolescente, cujo sonho é se tornar uma artista plástica. Agora você me pergunta: Como assim, à força? Pois é, o menino tinha outros planos para o seu futuro, mas o pai queria que toda a sua família fosse da medicina. Exceto a Cha Jung Sook, sua esposa, que era estudante de medicina e não seguiu carreira por cuidar da família. Justo? Nem um pouco.
Entretanto, considerando que seria difícil ela conciliar a vida de casada e mãe de criança pequena, com a de uma médica residente, a decisão dela embora problemática, é até compreensível. Até aí, okay.
Minhas Impressões
Que o Seo In Ho é um babaca, é indiscutível. Desde o tratamento com a Cha Jung Sook, ao tratamento com os filhos e a subserviência dele com sua mãe, não tem como negar esse fato. E, apesar dele ser um cirurgião, com medo de passar por uma cirurgia, nada ~ absolutamente nada ~ justifica ele não doar parte do fígado, para salvar a mãe de seus filhos. ~ Sim, porque o fígado se regera, então transplantes assim, nunca são completos, são só volumes. ~ Também tirando pelo fato de sua mãe ser uma perua interesseira, nada justifica ela não querer deixá-lo passar por uma cirurgia, para salvar a mãe dos seus netos.
“Ah, mas ela egoísta, porque não reconhecia o valor da nora”. Mano?! Estamos falando da vida de alguém próximo. Ainda que fosse por religião, mesmo discordando, eu abaixaria a cabeça e seria obrigada a tolerar, mas nem foi um motivo plausível! Foi absolutamente ridículo, isso sim.
Agora, o que não é mais okay, é a Cha Jung Sook vendo a resistência e recusa do marido em doar parte do seu fígado, continuar casada com ele. E não que o divórcio já não fosse óbvio, com o passar da história, mas isso já não seria motivo suficiente para dar fim nele? Caramba, eles nem se casaram por amor! “Ah, mas o divórcio na Coreia do Sul é um tabu”. Okay, e como se vence um tabu? O desafiando e se amando. “Ah, mas é fácil falar”. Não, não é. Nem falar, nem fazer. Ninguém disse que seria fácil. Mas eu me irrito com isso. Então, me deixa! Aliás, só pela forma como ele tratava os filhos… aff. Porém, o cara preferiu obedecer a mãe, à doar o um fucking pedaço de fígado para a esposa. Entendem a gravidade disso? Cadê o empoderamento?
Sobre o Divórcio na Coreia
Okay, okay. Eu sei que na Coreia, para você conseguir um divórcio, é difícil e você também precisa de provas de traição ou assédio, mas gente!? Primeiro, o homem preferiu você morta, a desobedecer a mãe. Segundo que um áudio de qualquer jantar em família, resolvia isso rapidinho! Não me desce a justificativa de que ela ainda tinha esperanças no casamento ou que estava presa a ele por alguma dependência emocional. Ou que ainda o amava (porque se o amava, era burra). Ou ainda porque queria provar que foi traída (quando tudo já apontava que sim). Ela já estava em outra fase da vida e mesmo assim demorou a pedir.
E outra, já estava no roteiro pedir o divórcio. Por que fazer ela passar por mais e mais situações constrangedoras para isso? Sabe o que me preocupa? É que esse tipo de enredo pode acabar passando a ideia errada de que você precisa aceitar uma porrada de coisas vexaminosas, para então demonstrar que se ama em primeiro lugar. Ou seja, o cara pode decidir dormir em camas separadas, trabalhar no mesmo hospital que a ex, não doar parte do fígado para te salvar, deixar a mãe ter poder sobre as decisões dele, ser grosseiro contigo e com seus filhos… mas não pode trair. Sério?
Portanto, se a Coreia quer mudar o pensamento do país, deveria apostar em histórias onde, num momento como um desses, a mulher já se colocasse, se empoderasse, enfrentasse. Nem falo sobre pedir divórcio, mas parar de dar uma de ‘a ingênua’ seria um bom começo.
Aliás, para colocar tudo na balança, fica a dica: Se o seu marido sugere dormir em camas separadas, desconfie. A pessoa pode se mexer demais, ser espaçosa, residir 24/12, mas tudo tem limite. Se ele em casa, contigo e com os filhos, é diferente do que é com a própria mãe, não é personalidade, é mau-caratismo. E se propõe dormir em camas separadas, é porque você precisa abaixar o chifre para passar por baixo da porta. Contextos. Ponto.
Sobre as Traições
E por falar em amor próprio, o que raio é aquele relacionamento de anos, entre o Seo In Ho e a Choi Sung Hee? Querida, o cara é um babaca e te mostrou isso quando te traiu, e continua mostrando, traindo a própria esposa. Mas você tendo um caso com ele, não te faz uma vítima, tá? Muito menos uma mulher vingativa. Só te faz ser outra babaca. E que se dane quem discordar de mim e quiser culpar só o Seo In Ho, mas nessa situação, todo mundo é culpado. Não tem ninguém santo, aqui, não!
Vou confessar uma coisa aqui pr’ocês: eu abomino traidores. ~ Talvez, porque fui traída no dia do enterro da minha avó? Provavelmente isso pese bastante, sim. ~ Para mim, não tem perdão. Eu acredito que se você dá margem para uma outra pessoa preencher um espaço no seu “coração”, é porque a primeira já não preenche. Então, é mais fácil romper com a primeira, do que seguir sendo um cuzão. Simples, assim. Além disso, que muito pese na decisão, uma pessoa já dá trabalho e gastos. Duas, então… não faz sentido. Entretanto, neste Kdrama, a Cha Jung Sook nunca ganhou nenhum presente, ou viagem, do marido. Portanto, era fácil para ele manter escondido o seu caso extraconjugal.
O Ponto-Chave
Para quem pula a cerca com tanta frequência e tem uma filha da idade da sua filha mais nova, no mínimo entende-se que existe um sentimento entre ele e a amante, certo? Sei lá, de repente a noite dele com a Cha Jung Sook tivesse sido um erro, mas quem ele realmente amava era a Choi Sung Hee e eu acreditaria. No entanto, é a Cha Jung Sook pedir o divórcio, que o Seo In Ho decide que a ama. Oi? Que ele é um babaca imoral, todos já concordamos. Mas o que o seguraria neste relacionamento, de fato? Absolutamente nada. Que existem homens assim, eu também sei. Entretanto, sabe quando você sente que o dorama começou a se perder ali?
Paralelamente a isso, o doutor Roy Kim, mais novo que a Cha Jung Sook, vendo ela se levantar da vida patética que tinha, e buscar um motivo para viver, se apaixona por ela. Okay, beleza. Uma mulher empoderada com um novo rumo na vida, de cabeça erguida, é apaixonante de se ver, mesmo. Mas, confesso, que quando ela cortou o cabelo, eu pensei “ih, envelheceram a atriz propositalmente, vai dar ruim”. E deu.
Conclusão
O Kdrama se demorou muito na relação do Doutor Roy Kim com a, então, Dra. Cha, fazendo o usuário ~ porque dorameiro deixou de ser espectador há muito tempo, já que esse troço vicia ~ shippar os dois juntos. E até aí, okay. Ela merecia viver um romance, já que o primeiro dela foi já tão sem nexo.
Por fim, sim, dá para perceber que o dorama tentou trazer a ideia de que as mulheres não precisam de um homem para se sentirem realizadas. Mas, confesso que Frozen fez melhor isso, do que Dra. Cha. Afinal, tanto a Cha Jung Sook, quanto a Choi Seugn Hee, se deitaram para o mesmo macho por um bom tempo, mesmo ele sendo escroto.
Um Ponto de Reflexão
Entretanto, o casal mais curioso, que brinca e até ironiza uma relação tóxica e de assédio, é o Dr. Seo Jeong Min, filho de Cha Jung Sook e Seo In Ho, com a Dra. Jeon So Ra, para evitar serem descobertos em um relacionamento. Embora altamente shippável, não é estranha a escolha do casal secundário, quando o dorama busca, em seu último episódio, passar uma lição tão forte e madura que critica esse tipo de relacionamento? Simplesmente, não faz sentido. Desandou legal!
Por que ainda recomendo?
Porque Dra. Cha trabalha bem a questão do etarismo nas profissões, mostrando que é possível corrermos atrás dos nossos sonhos, mesmo depois de certa idade. No Kdrama, ela está beirando os 50 anos, quando decide ser médica residente. Essa parte da superação da Cha Jung Sook é bem legal de assistir, mas confesso que fica em segundo plano, por conta do Roy Kim. Se não fosse por ele, o foco seria totalmente na superação etária na medicina e aí ganhava uns pontinhos a mais comigo. Então, entendem porquê a existência do doutor bonitão Roy Kim, aparentemente, do nada, ficou indiferente para a história, e parou de fazer sentido no kdrama? Pois é…
Aliás, isso sem falar que nem ele foi capaz de fazê-la se sentir viva, ou amada, ou mulher. E esse papo de que realização profissional nos faz sentir assim, desculpa, para mim não cola. A vida é feita de relacionamentos e tudo bem que os dela possam ser resumidos aos filhos, aos amigos e à Medicina Familiar, sua área de atuação, mas nem para tentar se sentir viva um cadinho? Até entendo quem me disser que ela não estava preparada para amar outras pessoas, antes de aprender a amar a si mesma. Filosófico, mas o final do episódio mostra que ela alcançou o seu lugar ao sol, então por que não abrir as portas do coração para o novo? E aí, do nada, o bonitão é meramente lembrado e citado, para você descobrir o que aconteceu com ele. Sério, mesmo? Inconformada!
Contudo, e para finalizar, quem busca romance nesse dorama, pode se decepcionar. Mas quem busca uma história de superação, talvez encontre respostas nele. O que não dá, é aceitar com tranquilidade e maturidade a mudança repentina do Seo In Ho, de um escroto egoísta para um homem com escrúpulos. Tampouco a amizade da Dra. Cha com ele, depois de anos de negligência e toxicidade. Irreal demais! Não curti. A impressão foi que tentaram empoderar a Dra. Cha só no finalzinho do dorama, para tentar salvar a história, mas de maneira grosseira e superficial.
No entanto, sou a favor que assistam por vocês e tirem suas próprias conclusões. E se já assistiu, me diz aí: Concorda ou discorda de mim? Conte nos comentários. Vou adorar saber!
-
- Plataforma de Streaming
-
- Fansubs
EU AMO DORAMAS | Seu Portal BR de Opiniões sobre Produtos e Cultura Asiática
Join the discussion
Ahh serio? To terminando ,mas pelo jeito nao tera o final que estou esperando 🥺
Ah, termina, sim, pra gente confabular sobre ele…
😅😅 ta bom termino hj então
Fico no aguardo.
acabei agora ,como eu imaginei depois dos spoilers, fiquei chateada pq queria que ela tivesse ficado com o dr Roy, mas acho que a intenção foi mostrar que ela nao precisava de nenhum homem pra ser feliz ☺️
Mas você não acha que depois de passar o dorama INTEIRO presa a um casamento e ainda perdoá-lo, como pai de seus filhos, se permitindo ser amiguinha dele, e depois de sonhar com o doutor bonitão, esse final foi meio muito mal contado? Me deu a impressão de que escolheram esse final de última hora, porque a bem dizer, PARA QUE SERVIU A EXISTÊNCIA DO BONITÃO? Só para fazer duas cirurgias de fígado?
eh vdd ficou meio perdido né? Achei injusto ele ter passado a série inteira atras dela e ela nem ter ficado com ele🥺
Exatamente. Tipo, a primeira experiência dela com um cara, foi com o ex-marido. Aí ela passa o dorama inteiro sem saber o que é ser amada, e na primeira oportunidade que tem de saber o que é isso, de se sentir mulher, mesmo, para além de uma profissional, ela não quer, mesmo sendo um homem gostoso e mais novo atrás dela???? Sério, em que planeta essa mulher mora?
pois eh tb acho , foi um desperdício isso sim, rejeitar aquele bonitão!! Ahhh isso nao acontece com simples mortais como nos né!!😭😅😅
Texto espetacular, ao tempo em que fui lendo e via as cenas eu sentia a emoção (raiva, tristeza, inconformação)…. E, vi apenas quatro episódios. Me cansou esse marido, essa esposa, a sogra… Ok, são culturas diferentes e essa é a grande graça de ver doramas, mas achei deprimente. Sabe que nesses 4 episódios eu não consegui sorrir em nenhum momento? Obrigada por resenhar… dessa forma eu vejo que não sou tão exigente kkkk
Mulher, confesso que me segurei para não droppar, mas a parte da superação etária dela, foi legal acompanhar. Sabe? Essas histórias paralelas dela, como Dra. Cha na Medicina Familiar foi bem fofa e valeu a pena. O filho dela com a médica também me segurou no drama… mas porra, pra quê me colocar um médico bonitão, se ele não vai servir pra merda nenhuma, além de fazer duas cirurgias, me diz???? hahahahah Inconformada!
eu dropei achei que ficou tão chato no meio do drama
Não te culpo, achei meio parado, também.
Tbm esperava mais do final
Linnndos🥰🥰
Eu também,pensei quê ela ia jogar tudo pro alto e viver um grande amor. Cheio de amor carinho respeito e aventura.
concordo com vc
Confesso que eu também esperava isso. No entanto, entendo que a proposta era empoderar a mulher. Mas, só acho que se o divórcio tivesse sido no início do dorama, teria sido melhor trabalhada a ideia. Assim, no final do dorama, depois de um homem mais novo, bonitão, caidinho por ela, não vi sentido ela optar pelo activia e johnny walker (cagar e andar). Parece um final feito nas coxas.
Ficou faltando!
Concordo plenamente com essa resenha maravilhosa 😍
Estava curtindo muito mas detestei o final
Final deixou a desejar
Não gostei do final, horrível o término, péssimo 😔😔
Ele tinha tudo para ela ficar com lindão kkkk oh autor miseravi kkkkkk
E vamos mudar de assunto por hj🤡 kk
Não gostei do final “em partes”, mas imaginei que iriam levar p essa lado.
Confesso que desacelerei nos últimos capítulos…acho que alguns dramas asiáticos pra não cair na rotina, tendem a finalizar, jogando um balde de água fria ou congelada nas nossas expectativas…
Também esperava outro final, porém pensando em toda trajetória dela percebi que ela ainda não estava pronta para amar alguém antes de amar a si mesmo, mas como sou muito otimista deixei o grande final para a minha imaginação. 💋♥️
Coerente com a história dela.
Em termos, né? Mas o problema não é com a história dela, porque é óbvio que por conta da primeira experiência amorosa que ela teve, ela não estaria pronta, e okay. Mas, em termos de enredo, para quê colocar uma pessoa mais nova interessada nela, enrolar até o último episódio naquele lenga-lenga, com ela até sonhando com o cara, pra no fim…. nada?
Final sem sentido! Não valeu apenas assistir 😡😡😡😡😡😡😡😡😡
Até acho que valeu a pena assistir, mas depende muito do que você busca. Quem busca superação por etarismo, encontra nesse drama. Mas quem busca romance ligado à volta por cima, de fato, péssimo. Mas, se não tivesse o doutor bonitão, estaríamos mesmo achando ruim? Esse é ponto.
Amei
Jura? Pergunto, porque adoraria uma nova perspectiva sobre esse kdrama, mesmo..
é mais realista
Entendo. É que mesmo no realismo deste kdrama, encontrei inconsistências no enredo… 🙁
Eu só não gostei mais por q eu queria q ela ficasse no final com o Dr bonitão, mais pelo menos ela não ficou com o palhaço do marido dela
Mas era o mínimo, né… Agora, o que foi aquela redenção do homem? Meu Deus, como odiei isso hahahahaha
eu também
Dps vou conferir
Por favor, depois me conte o que achou.
Tbm esperava um pouquinho mais mas não foi tão ruim😃
Só não foi ótimo…. Por isso que dei nota 8, mas foi dolorido. hahahaha
Concordo,não foi o final que eu esperava.
Ainda quando não é um final que eu esperava, se for bem feito, eu até relevo. Já passei pano até para lakorn problemático, como Tra Barb See Chompoo. O problema é que pintaram uma coisa e cagaram, inclusive, com a existência do doutor bonitão. O homem não serviu para nada, além de realizar 2 cirurgias de fígado. hahaha Pelamor!
Vdd né, acho que no mínimo o Dr.bonitão merecia ficar com a Dra.Cha
Eu sinceramente esperava um bom final fiquei decepcionada Eu esperava um final Maravilindoo para ela😞
Somos duas. Toca aí. o/
vlw amiga linda e maravilhosa que bom que você entendeu 🤜🤛😘❤️🫰
Eu tbm esperava mais dele, não foi ruim mas não foi o que eu esperava de um final.
Eu tb esperava um final diferente.
Acho que era chá de chata, qdo a protagonista não vivi uma história de amor, e só profissional, não me completa tem que ter romance
Confesso que comecei e não passei do primeiro episódio
Se dê uma chance, pra poder falar comigo sobre… bora.. hahahaha
sem chance😂😂 se o final fica a desejar nem vejo🤭🤭
Mas essa é uma percepção muito pessoal.. eu prefiro quando vcs assistem e tentam me convencer do contrário hahahaha ou concordam comigo, não quando só acreditam em mim hahahahahaha
em que ser bom no primeiro episódio, se não já vou para o próximo, tem muitas séries boas. Prefiro um bom começo o final nunca crio espectativas , finais nem sempre precisam ser como o esperado.
O final deixou a desejar😏
De fato começou bem e a promessa não se cumpriu. Se perdeu …
Não.gostei. esperava mais.
Decepcionante
Legal gostei
Amei
Tb não gostei do final
Adorei gostei do final também
Droppei…rsrs