Fiquei emotiva com o final de Hidden Love (Amor Oculto). Para os(as) dorameiros(as) de plantão que só assistem se o dorama acabar bem, já está aí a resposta. Hidden Love (Amor Oculto) é apaixonante do início ao fim. E digo mais! Foram poucos os Cdramas que eu me permiti assistir. Meteor Garden, A Love So Beautiful, Love O2O e esse aqui, e embora A Love So Beautiful seja bonitinho, como na época não fazia resenhas, ainda não tive tanta vontade de rever para botar a mão na massa.
Porém, Hidden Love (Amor Oculto), me pegou de jeito. Desde que comecei, já sabia que terminaria aqui. E antes que criem caraminholas, é que a maioria dos Cdramas são de época ou de fantasias e estes são gêneros que passo um pouco longe. Entretanto, é por isso que afirmo com a maior naturalidade do mundo, que Hidden Love (Amor Oculto) vale a pena. Vamos ao que interessa:
Gênero: Comédia | Romance | Drama
Ano: 2023
Classificação Indicativa: +13
O que esperar?
Hidden Love (Amor Oculto) é um Cdrama adaptado de uma webnovel, chamada “Secretly, Secretly; But Unable to Hide It”, ou “Secretamente, Secretamente, mas Incapaz de Escondê-lo”, para os mais íntimos. E, já por esse nome, entrega tudo o que o drama é: Um amor platônico de uma adolescente pelo amigo do seu irmão, uns 5 anos mais velho que ela. Vendo por este aspecto, tenho certeza de que ninguém vê problema na diferença de idade. Afinal, que menina nunca teve crush num cara mais velho, só por achar ele bonito? Mas, além disso, ele é bonzinho demais, gente! Coisa mais fofa!
No entanto, o drama falha em apresentar uma Sang Zhi com seus 8/9 anos, e um JiaXu já sendo o ator que fará par romântico futuramente. Não vou mentir que causa estranheza a garotinha toda encantada por um cara que deveria aparentar 13/14 anos, mas aparenta já uns 19 para mais. Meio que tentaram dizer que a menina demorou para se desenvolver e parecia mais nova do que era, mas não colou, porque geralmente é o contrário: as meninas sempre se desenvolvem mais rápido que os meninos. ~ Enquanto que os meninos, nessa faixa-etária, mais parecem um pau de vira-tripa, encantados com os primeiros pêlos pubianos… Mas, cadê as acnes, o aumento da oleosidade na pele, sabe? Enfim, sigamos.
Um parênteses necessário
Aqui tenho três hipóteses: Ou deixaram assim, porque a atriz mirim era muito boa e seria um desperdício não tê-la no elenco; Ou não acharam um ator mirim à altura da atriz mirim; Ou, ainda, esse é, por eliminação, um erro grotesco. Fato é que não duvido que isso cause estranheza em mais telespectadores. Mas, calma! O romance não começa sequer com ela adolescente, então segurem a língua, as problematizações desnecessárias e se permitam! Deste modo, segue a dica: Se não encresparem com isso, os demais episódios vão mesmo te conquistar.
Críticas
O Cdrama Hidden Love (Amor Oculto) tem o que precisa para ser cativante e comovente: sabe contar uma história. Claro que como todo dramalhão chinês, o clímax promete mais do que verdadeiramente entrega, pelo menos ao meu ver. Por exemplo, JiaXu inicialmente guarda um segredo sobre o seu presente e sua família, o que não impede Sang Zhi de gostar dele por nenhum momento. O que é fofo, vai! No entanto, quando o segredo é revelado, fiquei com aquela cara de “ah, … é isso?”. Confesso que esperava algo mais. Quer dizer, não que a inconsequência do pai dele não tivesse sido grave, mas o que veio depois disso, foi um tanto exagerado. Na verdade, pareceu uma coisa e se tornou outra, e acabou dando a impressão de que mudaram a história, só para não ter que pensar muito no desenvolvimento de um triângulo platônico.
De qualquer forma, toda essa situação ensina duas coisas importantes e essenciais ao JiaXu: Primeiro, que a culpa era de seu pai e não dele. E, contudo, terceirizar é no mínimo ridículo. Em segundo lugar, que ele podia ser digno de amor, apesar de todo o preconceito que viveu, por conta disso. Este é o motivo pelo qual consegui aceitar essa parte do enredo. Afinal, histórias que nos trazem reflexões para a vida, precisam ser bem contadas, e apesar de exagerada, ela foi. No entanto, a conversa do JiaXu no hospital com o pai em coma… sinceramente?
Vejam bem: Se fosse um lakorn, estariam lidando como karma. Se envolvesse religião, haveria reconhecimento, arrependimento e, talvez, perdão. Senti uma certa tentativa de vilanizar mais ainda o pai, apenas. Mas “o coitado” (o ator), contudo, fez uma cena trágica, outra em que esteve deitado para gravação de vários frames, mexeu uns dedinhos e catapuft! Uma carga dramática desnecessária no drama. Sei lá, faltou algo, mas é compreensível o desfecho.
E mais críticas
Além disso, tem os pais da Sang Zhi. Que me desculpem os que olham para eles e os vêem como ótimos pais. Mas, por Deus, eles são fofos demais, respeitosos demais, mas mimaram a Sang Zhi demais, também. E tudo bem, porque eles não precisavam ser perfeitos para a história. Mas, francamente, que ranço que me dava o tratamento deles com o Sang Yan, em comparação com a Zhi. ~ Quem é irmã(o) mais velho vai entender o pseudo-desabafo aqui. ~ Ainda assim, a crítica é mais pela hipocrisia, mesmo. Lá pelas cansadas, depois de terem ensinado a não julgar as pessoas, chamarem de preocupação o julgamento sobre o relacionamento dos dois, foi demais para mim! Foi tipo, “precisamos de um clímax, já que não vai rolar o triângulo, aí que tal isso e ‘absorvam, queridos’?” Mas, é, não colou.
Okay, eu curto quando um dorama permite pontos de convergência, assim. Então, não entendam minhas críticas como algo ruim, tá? Vai por mim, de repente, tudo isso passa super batido para vocês… é provável, inclusive! Afinal, todo o resto é tão bem feitinho, bem como o amadurecimento dos personagens, a evolução deles, que a gente nem percebe quando cada um deles virou a chavinha… lindo demais! Sério, é gostoso acompanhar! Nem vemos o tempo passar.
Minhas Impressões
Entretanto, em resumo, o que Hidden Love (Amor Oculto) perde nestes detalhes, ganha no desenvolvimento do romance. Talvez a parte mais aguardada pelos(as) dorameiros(as), não podia faltar nesta resenha. Ele acontece, e de maneira natural e gradativa. Dá para sentir as emoções aflorando e se desenvolvendo. O mais gostoso, neste sentido, é a química dos protagonistas. Sang Zhi e Jia Xu são fofos demais! E, sim, meus amores, tem beijo, tem umas pegadinhas leves e tem cenas que dão a entender outra coisa, se você estiver com a malícia em dia.
Contudo, senti que alguns elementos de Hidden Love (Amor Oculto) se repetem, em comparação com Love O2O. Embora tenham uma história totalmente diferente entre si, é curioso que elas se ambientalizem na Universidade, em boa parte do tempo, e que o interesse de ambos os protagonistas homens, seja o de programação de jogos, por exemplo. Ou, também que uma das amigas com quem a protagonista mulher divide o quarto da universidade, esteja mais interessada no namorado, que nos estudos. Ou, ainda, que em dado momento, os protagonistas de Hidden Love (Amor Oculto) precisem morar juntos para o romance fluir justamente para o mesmo desfecho que em Love O2O. Juro que me senti assistindo uma fanfic do clássico chinês. ~ Bem, pelo menos neste aqui, a Sang Zhi aproveita os lábios de Jia Xu…
Considerando as últimas polêmicas envolvendo o nome da atriz que protagonizou a Weiwei, em Love O2O, não me surpreende que possam ter usado os mesmos elementos de uma história de sucesso, para o desenvolvimento de Hidden Love (Amor Oculto). Faria sentido que logo a China quisesse abafar o bafafá das inconsequências da atriz, substituindo um cdrama de peso que ainda gerava lucro para o país, para um outro mais novo. ~ Precisam, né? ~ Ainda mais considerando que pode haver uma segunda temporada…
Conclusão
De qualquer forma, sendo ou não essa a intenção, o ponto é que eu gostei. Os beijos, por si só, dão de 7 a 1 em Love O2O. O Yang Yang que não teve sorte, mesmo, com a sua companheira de elenco. Já esses dois de Hidden Love (Amor Oculto), meu Deus! Que casal… Achei os dois lindinhos! E, para quem curte uma historinha sem muitas reviravoltas, sem muitos empecilhos, sem muito nhenhenhém, é uma boa indicação.
A propósito, a relação entre o Sang Yan e a Sang Zhi, como irmãos, é muito fofa! Mais por parte dele, como protetor, do que da parte dela, como filha mais nova mimada… Mas, é ponto positivaço, só para constar. Para finalizar, somem tudo isso à amizade entre o Sang Yan com o Jia Xu. Fiquei comovida, confesso! Que coração esse enredo… sério! Ai ai… sensação de vazio, agora que acabou. Vem logo segundona (temporada)!!!
Se já assistiu, diga, abaixo, nos comentários o que achou. Se ficou, minimamente interessado(a) no drama, por conta da minha resenha, não deixe também de comentar. Mas se de alguma forma, te desanimei e por minha culpa não for assistir, não me crucifique. Mas, conto com você de novo por aqui, pode ser? Até a próxima resenha e se liga no Trailer e Onde Assistir!
-
- Plataforma de Streaming
-
- Fansubs
EU AMO DORAMAS | Seu Portal BR de Opiniões sobre Produtos e Cultura Asiática
Join the discussion
Amei este dorama , ou cdrama, como quiserem. Foi a coisinha mais fofa . Admirei imensamente a atuação da protagonista, principalmente na cena onde ela pensa que o Jia xu está namorando, deu para sentir a angústia quebrando corações. O protagonista masculino é um doce. Ah, sinceramente, foi um frescos na alma ver este dorama. Entretanto concordo com as questões que vc levantou. Também critiquei enquanto assistia, mas como pra mim o principal era a relação dos dois, achei desnecessário pontuar. Era de menor importância. Afinal nada é perfeito.
Já tentei assistir duas vezes o Love 020 e não vou pra frente, portanto , acredito que as semelhanças sejam apenas em relação ao universo onde se passam as narrativas, pois um me prendeu do início ao fim e o outro estou lutando para dar continuidade.
Quem dera outros doramas com o mesmo frescos apareçam.
Eu assisti esse Cdrama e gostei muito! Concordo com muitas das questões que você levantou. No entanto, uma dessa questões tem explicação: a cultura. Eu não sou chinesa, nem tenho parentes chineses, longe disso, o fato é que eu leio muito novelas chinesas e uma coisa ou outra sempre pega.
Na China e em outros países asiáticos, o histórico familiar é de extrema importância. Principalmente na hora de achar um emprego, às vezes, além do candidato apresentar o histórico famíliar, as famílias também são entrevistadas.
Esse histórico familiar é um registro que abrange seus ancestrais, e nele coisas como se alguém foi adotado ou tem ficha na polícia ou algo assim é relatado. Quando o erro é grave, como é o caso do pai do Duan Jia Xu, esse registro fica manchado afetando diretamente a vida dos parentes, mesmo que estes não têm nada haver com o erro.
Vindo de uma cultura milenar em que alguns séculos atrás o erro de um condenava a pena de morte todas as sete gerações de uma família, coisas assim não são surpresa.
A cultura chinesa é incrível, mas tem seus problemas, ela também leva de forma extremamente séria a reputação, ainda mais do que outros países, com uma reputação ruim, uma pessoa não teria a “cara” para viver entre outras. Por isso, Duan Jia Xu pode ser considerado muito sortudo por ter sido aceito na empresa onde trabalha, mesmo com o erro do pai sendo de conhecimento público e Jiang Ying causando problemas, isso também explica o porque ele trabalha tanto e é tão grato a sua chefe.
Com tudo isso, não é uma surpresa que os pais de Sang Zhi não tenham concordado com o relacionamento ou que Duan Jia Xu tenha ficado tão receoso em revelar o seu “segredo” para Sang Zhi.
Para a gente, brasileiros, tudo isso não passou de um drama desnecessário, mas para o povo chinês pode ter sido de extrema relevância ao enredo.
Visto por esse ângulo, okay. Faz sentido, até a página 2. Na 3, eu lembro que se trata da mesmíssima família que o acolheu inicialmente, o que torna tudo ainda incoerente. Faria mais sentido, se fosse um romance entre ele e outra menina, cuja família se preocupasse com isso. Entende? Mas sendo a mesma… não, não dá. Não cola! O Jia Xu é bom para a sociedade, mas para a minha filha, não? Mesmo sendo empregado numa boa empresa?